Retina (part. Malu Gadelha)
Kikito
Reflexão existencial e cotidiano em “Retina (part. Malu Gadelha)”
“Retina (part. Malu Gadelha)”, de Kikito, destaca-se por transformar cenas do dia a dia em uma reflexão sobre percepção e memória. A música utiliza a expressão “registrar com a retina” para abordar como enxergamos e guardamos experiências, trazendo à tona a relação entre o que vivemos e o que permanece em nossa lembrança. O conceito de “Dark Tropical”, explorado por Kikito, aparece tanto na sonoridade quanto na letra, misturando elementos urbanos e naturais — como em “o vaso, o banco, o mar e a Lua” — para criar uma atmosfera que é ao mesmo tempo próxima e introspectiva. A participação de Malu Gadelha, com backing vocals espontâneos, reforça o tom contemplativo e experimental da faixa, resultado da conexão entre os artistas durante a gravação.
A letra sugere uma busca por sentido em meio à variedade de experiências e lugares, como nos versos: “Tanto está associado eu vi / Mas não sei qual é o ponto / Que se encontra tudo”. Essa incerteza sobre onde tudo se conecta reflete uma inquietação existencial, típica de quem observa o mundo com atenção, mas sente dificuldade em encontrar um significado definitivo. O trecho “Posso estar programado a vir / Para ser o que eu não gosto / Mas eu sou no fundo” revela um conflito entre expectativas externas e a verdadeira identidade, sugerindo que, apesar das influências sociais, existe uma essência que resiste. Ao insistir na ideia de registrar tudo com a retina, a música valoriza o olhar atento e a experiência sensorial como formas de dar sentido ao cotidiano.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Kikito e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: