
Pela Marginal
MC IG
Juventude, ostentação e vivências urbanas em “Pela Marginal”
Em “Pela Marginal”, MC IG utiliza a famosa via de São Paulo como símbolo da busca por liberdade, adrenalina e afirmação dos jovens da periferia. Logo no início, ao mencionar acelerar “a X2 da BM” a 200 km/h, o artista transmite o desejo de viver intensamente e desafiar limites, algo comum no cotidiano de muitos jovens paulistanos. O verso “Os bico racista acha surreal” destaca o preconceito enfrentado por quem, vindo de áreas periféricas, conquista bens de luxo, como carros importados, e passa a ser visto com desconfiança ou até hostilidade por setores mais conservadores da sociedade.
A música também faz referência a marcas de prestígio, como “Gold Label” (uísque de alto padrão) e “Adidão 20 20” (provavelmente um modelo de tênis Adidas), reforçando a importância do consumo e da ostentação como formas de pertencimento e valorização dentro do grupo. O ambiente noturno é marcado pelo uso de drogas sintéticas, como “MD rosa”, e festas clandestinas, elementos que MC IG retrata sem romantizar, mas mostrando como fazem parte da experiência urbana. As relações interpessoais aparecem carregadas de insinuações sexuais e jogos de poder, como em “Querendo dá e não vai vir sozinha” e “Que eu te chame de branca de neve”, que trazem duplos sentidos ligados tanto à cor da pele quanto a possíveis referências a drogas. Ao citar bairros como Vila Ede e Vila Medeiros, MC IG ancora a narrativa em sua própria vivência, tornando “Pela Marginal” um retrato autêntico da juventude urbana de São Paulo, marcada por ostentação, desafios e o desejo de se afirmar.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de MC IG e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: