
Samba-Enredo 1998 - Brilha No Céu a Estrela Que Me Faz Sonhar
G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel (RJ)
“Samba-Enredo 1998 - Brilha No Céu a Estrela Que Me Faz Sonhar” como guia do desfile
A “estrela” do título é astro celeste e também a Mocidade brilhando na avenida. A letra usa a astronomia como mapa de desfile, recuperando o costume de ler o céu para traçar caminhos e destinos. Quando canta “Uma luz riscou / O espaço sideral / Fiz um pedido / Pra brilhar no carnaval”, transforma o desejo de vitória em súplica à estrela cadente; já “na paz da estrela guia” mostra a escola se deixando conduzir por esse brilho. Isso dialoga com o enredo de 1998, assinado por Renato Lage, que levou a G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel (RJ) a explorar a magia e o mistério do universo, fazendo da Passarela do Samba um firmamento aberto de sonhos, como em “um livro aberto, cheio de fascinação”.
As imagens celestes conectam mitologia, história e folia. “Reluz no mapa celeste / A sorte e o destino dos grandes impérios” remete às leituras astrológicas que orientaram reinos e navegadores; “entre heróis, mitos animais” alude às constelações exibidas em alas e alegorias. “Cruzeiro do Sul, não me perco jamais” aciona o símbolo de orientação do hemisfério sul para afirmar que a escola sabe o rumo na avenida. E “Se o mundo gira, o sol se põe / A lua vem e anuncia / Uma chuva de estrelas / Vai cair nessa folia” mistura o ciclo astronômico ao ritmo do desfile, sugerindo tanto meteoros quanto o brilho de confete, purpurina e fantasias. Mesmo com o 6º lugar em 22 de fevereiro de 1998, o samba cumpre seu papel: faz sonhar e ilumina a cultura popular com o fascínio humano pelo cosmos, como propunha “Brilha No Céu a Estrela Que Me Faz Sonhar”.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: