Desarmando o Peito
Música dos Orixás
Superação e espiritualidade em "Desarmando o Peito"
"Desarmando o Peito", da banda Música dos Orixás, aborda o desafio de controlar a raiva e buscar equilíbrio emocional, usando referências claras ao candomblé para ilustrar esse processo. Logo no início, a letra expõe o conflito interno: “A mão coçou pra bater a boca, pra xingar / Tá difícil ser calmo, difícil segurar”, mostrando a sinceridade de quem reconhece a dificuldade de manter a calma diante de provocações. O verso “o veneno que eu lanço / Eu bebo também” reforça a ideia de que a agressividade prejudica tanto quem a expressa quanto quem a recebe, trazendo uma reflexão sobre responsabilidade emocional.
A música se aprofunda ao pedir auxílio aos orixás, figuras centrais das religiões afro-brasileiras. Ogum é chamado para “guardar a espada”, simbolizando o esforço de conter impulsos agressivos. Iemanjá é invocada para “lavar a cabeça” e levar embora o ódio, enquanto Xangô é solicitado para julgar o ego e Oxalá para trazer paz. Essas referências mostram que o caminho para a serenidade envolve não só o autodomínio, mas também uma dimensão espiritual. No final, a mensagem é de superação e aprendizado: “Eu sou maior que o meu momento / Acalma / Axé”, indicando que é possível transformar sentimentos negativos em crescimento pessoal e paz interior.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Música dos Orixás e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: