24 de Agosto de 2026, às 13:35
O pianista Tomás Improta faleceu no domingo (23), aos 77 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações de um câncer na garganta.
O velório ocorre nesta segunda-feira (24), no Crematório da Penitência, no Caju, a partir das 11h.

Tomás integrou os teclados da banda A Outra Banda da Terra a partir de 1977, participando de álbuns como Muito (1978) e Cinema Transcendental (1979).
Em homenagem, Caetano Veloso destacou que o piano de Tomás era “totalmente solto mas misteriosamente ligado” ao que se passava em cada show.
Tomás Improta, pessoa importante na minha vida. Seu piano totalmente solto mas misteriosamente ligado com o que me vinha à cabeça em cada momento de show, no tempo da Outra Banda da Terra, era a música em seu brilho espontâneo. Cheguei a tentar estudar piano com ele, mas não tive… pic.twitter.com/wiLUh7P9BY
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 23, 2026
Filho de pianistas, Tomás venceu um concurso de música aos cinco anos, sem nunca ter feito aulas formais. Ao longo de 56 anos de carreira, acompanhou artistas como Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Eleito melhor tecladista do país em 1980, Tomás se apresentou duas vezes no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Fundou a Escola de Música Cenário, em 1986, e publicou mais de dez livros didáticos, além de lançar álbuns solo como Tear (1992) e Bartok Jazz (1995).
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.