Something About Ysabel's Dance
In the new hotel on Fiesta Night, the staff are
bored;
Donna Ysabel dances zombie-like,
the guests applaud....
the color is local, the tourists are tanned,
the natives are restless
and everything's second-hand.
Places disappear, but the names endure
as alibis;
memory's hazy here, no-one's really sure
of how time flies....
Well drunk, the bass player
cries into his beer -
are Ysabel's mother or Ysabel dancing here?
After hours all the couriers are in the bar
round the corner
with the drivers in a game of cards...
In bursts Ysabel, her hair let loose,
her limbs set free;
on the tabletops she's dancing to a memory -
conversation stops and every eye
is turned to see...
something about Ysabel's dance.
It's a shrinking world, it's a fun-packed cruise,
a museum trip:
skirt the native girl, check the rabid dog,
rejoin the ship.
There's no Charlie Mingus,
his Tijuana's gone...
This smile for the camera is all just a tourist con.
But after hours all the couriers and drivers know
of a cantina where there's every chance
that she might show, and maybe Ysabel
will dance the dance for real again,
her mother's footsteps, vice and virtue,
lust and love and pain.
There's something here
the anthropologist dare not explain,
something about Ysabel's dance....
Algo Sobre a Dança de Ysabel
No novo hotel na Noite da Festa, a equipe está
entediada;
Donna Ysabel dança como um zumbi,
os hóspedes aplaudem....
a cor é local, os turistas estão bronzeados,
os nativos estão inquietos
e tudo é de segunda mão.
Lugares desaparecem, mas os nomes permanecem
como álibis;
a memória é turva aqui, ninguém tem certeza real
de como o tempo voa....
Bem bêbado, o baixista
chora na sua cerveja -
a mãe de Ysabel ou Ysabel está dançando aqui?
Depois das horas, todos os mensageiros estão no bar
na esquina
com os motoristas em um jogo de cartas...
Ysabel entra de repente, com o cabelo solto,
os membros livres;
nas mesas ela dança ao som de uma memória -
a conversa para e todos os olhares
se voltam para ver...
algo sobre a dança de Ysabel.
É um mundo encolhendo, é um cruzeiro cheio de diversão,
um passeio no museu:
contorne a garota nativa, cheque o cachorro raivoso,
reúna-se ao navio.
Não há Charlie Mingus,
seu Tijuana se foi...
Esse sorriso para a câmera é só uma armadilha para turistas.
Mas depois das horas, todos os mensageiros e motoristas sabem
de uma cantina onde há toda chance
de que ela apareça, e talvez Ysabel
dance a dança de verdade novamente,
os passos da mãe, vício e virtude,
desejo e amor e dor.
Há algo aqui
que o antropólogo não se atreve a explicar,
algo sobre a dança de Ysabel....
Composição: Peter Hammill