Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 7.161

Mana mamayuq

Porfirio Ayvar

A Saudade e a Esperança em 'Mana mamayuq'

A música 'Mana mamayuq', interpretada por Porfirio Ayvar, é uma expressão profunda das emoções que envolvem a saudade e a esperança. A letra, cantada em quechua, uma língua indígena do Peru, questiona repetidamente sobre o paradeiro de uma figura materna e paterna, sugerindo uma busca ou uma espera por um retorno que parece incerto.

As perguntas '¿Maytataq qawanki wakllay urquta?' e '¿Maytataq qawanki wakllay qasanta?' traduzem-se como 'Onde você vê essa montanha distante?' e 'Onde você vê esse vale distante?', respectivamente. Essas questões podem simbolizar a distância emocional e física entre o narrador e seus pais, evocando uma sensação de perda e separação. A repetição dessas perguntas ao longo da música intensifica a sensação de anseio e busca incessante.

A referência a 'Mamayllakitaqa taytallaykitaqa' que significa 'Sua mãe, seu pai' em conjunto com a descrição de rituais ou cerimônias, como 'qarwarazu sikillapi ritilla panparun', que pode ser interpretada como 'eles dançam suavemente com pequenas pedras', sugere práticas culturais de lembrança e honra aos antepassados. Isso reflete a importância da família e das tradições na cultura quechua, onde mesmo na ausência, os laços familiares continuam a ser celebrados e reverenciados.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Porfirio Ayvar e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500


Opções de seleção