
Portela - Samba-Enredo 2013
Samba-Enredo
Madureira e a celebração cultural em “Portela - Samba-Enredo 2013”
“Portela - Samba-Enredo 2013” destaca Madureira como um símbolo de resistência, tradição e celebração da cultura popular carioca. A letra faz um passeio pela história do bairro, conectando diferentes épocas e manifestações culturais. Desde referências ao passado, como “os cantos de canaviá”, que remetem aos engenhos de cana-de-açúcar, até elementos modernos como “o suingue do black” e “o malandro do charme”, a música mostra como Madureira mantém vivas suas raízes afro-brasileiras, valorizando o jongo, o batuque e as festas de santo, como nos versos “Bate o sino da capela / Que é dia de santo, sinhá / Tem mironga de jongueiro / O tambor me chamou pra dançar”.
O samba também homenageia figuras e instituições marcantes do bairro, como o Madureira Esporte Clube (“O Madura pisou no gramado”), o Mercadão de Madureira (“versou no mercadão”) e a atriz Zaquia Jorge, lembrada pelo seu brilho “no tablado”. A citação à “coroa imperial” faz referência à escola de samba Império Serrano, evidenciando o respeito e a irmandade entre as agremiações locais. Ao afirmar “Madureira é muito mais do que um lugar / É a capital do samba que me faz sonhar”, a letra reforça o orgulho suburbano da Portela e celebra a diversidade cultural do bairro, onde samba, pagode, charme e black se misturam. O convite à folia e à fantasia, presente em versos como “Cai na folia comigo / Meu bem vem na fé / Na ilusão da fantasia”, transmite o espírito acolhedor e festivo que define tanto a Portela quanto Madureira.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Samba-Enredo e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: