Justo Spinetta (part. La Bandada de Colibríes)
La dama del retrato se llama Purita Espinoza, profesión docente
Hace 50 años quedamos pa' casarno'
En la estación Lima, del subterráneo de la Ciudad de Buenos Aires
¿Me queré' creer que no vino?
Junámela a esta historia
Ahorita que el alma se cae
Como una fila de naipes
Con un soplo bandido
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
Y la angustia le hace a mis huesos
Lo que el tiempo a mi memoria
Pero yo sé que eras linda
Y tras cartón mina fiel
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
Batime que no
Que Homero sigue en el bar
Que ese bar no cerró
Que la quiero encontrar
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
(Notas de Justo Spinetta en su recorrido por el subterráneo de la Ciudad de Buenos Aires)
(En búsqueda de su amada Purita Espinoza)
Una vez, me encontré el ojo de un hombre llorando en el espejito de una dama
Que escondía la belleza de su mirada casta en un oscuro rímel
Otra vez, el silbato del guarda penetrando el pensamiento de dos enamoradas
Exiliándoles los tres besos que iban a prodigarse
Un alfajor a medio comer, un niño comiéndose la infancia
Una rubia pechugona preparada para ser la cena de un déspota
La olla vacía de ternura de esta ciudad
Toda la soledad a la carta sin postre
Una imitadora de Tita Merelo
Dos enfermeras regalando curitas con poemas de Lorca
El premio Nobel de la Paz girando en el molinete sin poder pasar
Luca Prodan huyendo del fantasma de Luca Prodan que le inventaron
A vos, a vos nunca te encontré
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
Si se ríen, ¿qué?
Si lloro, ¡bah!
La gente pasa
Y vos no
(¡Volvé!)
Justo Spinetta (part. A Bandada de Colibríes)
A dama do retrato se chama Purita Espinoza, profissão docente
Faz 50 anos que combinamos de nos casar
Na estação Lima, do metrô da Cidade de Buenos Aires
Você acredita que ela não veio?
Me conta essa história
Agora que a alma tá caindo
Como uma pilha de cartas
Com um sopro traiçoeiro
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
E a angústia faz com meus ossos
O que o tempo faz com minha memória
Mas eu sei que você era linda
E por trás da fachada, uma mina fiel
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
Me diz que não
Que Homero ainda tá no bar
Que esse bar não fechou
Que eu quero te encontrar
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
(Notas de Justo Spinetta em seu percurso pelo metrô da Cidade de Buenos Aires)
(Em busca de sua amada Purita Espinoza)
Uma vez, encontrei o olhar de um homem chorando no espelho de uma dama
Que escondia a beleza de seu olhar puro em um rímel escuro
Outra vez, o apito do guarda penetrando o pensamento de duas apaixonadas
Exilando os três beijos que iam se dar
Um alfajor pela metade, uma criança vivendo a infância
Uma loira peituda pronta pra ser o jantar de um déspota
A panela vazia de ternura dessa cidade
Toda a solidão à la carte sem sobremesa
Uma imitadora da Tita Merelo
Duas enfermeiras distribuindo curativos com poemas de Lorca
O prêmio Nobel da Paz girando na catraca sem poder passar
Luca Prodan fugindo do fantasma de Luca Prodan que inventaram pra ele
A você, a você eu nunca encontrei
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
Se riem, e daí?
Se eu choro, dane-se!
A galera passa
E você não
(Volta!)