
Bankrobber
The Clash
A Rebeldia e a Crítica Social em 'Bankrobber' do The Clash
A música 'Bankrobber' da banda The Clash é uma narrativa que mistura rebeldia, crítica social e uma reflexão sobre a vida e as escolhas. A letra começa com a declaração de que o pai do narrador era um assaltante de bancos, mas que nunca machucou ninguém. Isso já estabelece um contraste entre a moralidade e a ilegalidade, sugerindo que o pai era uma espécie de Robin Hood moderno, que roubava não por maldade, mas por uma necessidade de viver de uma maneira que ele considerava mais autêntica.
A canção também aborda a desigualdade social, com a linha 'Some is rich, and some is poor, that's the way the world is'. Aqui, The Clash critica a aceitação passiva das injustiças sociais e incentiva uma atitude mais ativa e rebelde. A ideia de 'jazz it up' e a rejeição ao trabalho árduo e submisso ('Break your back to earn your pay, An' don't forget to grovel') reforçam essa mensagem de insatisfação com o status quo e a busca por uma vida mais livre e menos opressiva.
Outro ponto importante da música é a crítica ao sistema prisional e à sociedade de consumo. O verso 'A lifetime serving one machine is ten times worse than prison' sugere que a vida de trabalho incessante e conformidade é uma forma de prisão ainda pior do que a literal. A música termina com uma nota de esperança e fuga, incentivando a busca por liberdade e autenticidade, mesmo que isso signifique correr riscos. 'Run rabbit run, Strike out boys, for the hills' é um chamado à ação, à fuga das restrições da sociedade e à busca por uma vida mais verdadeira e menos controlada.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de The Clash e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: