
Samba-Enredo 2026 - Chico Xavier – Nas Entrelinhas da Alma, As Raízes do Céu Em Uberaba
G.R.E.S. Tom Maior
Espiritualidade e raízes culturais em “Samba-Enredo 2026 - Chico Xavier – Nas Entrelinhas da Alma, As Raízes do Céu Em Uberaba”
“Samba-Enredo 2026 - Chico Xavier – Nas Entrelinhas da Alma, As Raízes do Céu Em Uberaba”, do G.R.E.S. Tom Maior, explora a profunda ligação entre espiritualidade, cultura e identidade de Uberaba, tendo Chico Xavier como figura central. Inspirada em uma carta psicografada por Chico Xavier, a letra adota um tom de mensagem espiritual, destacando a escrita como um canal de esperança, como nos versos “pensamento é a voz que não se cansa”. Ao citar “Terra sagrada que eu tanto amei” e mencionar os povos originários Tupi, Caiapós e Araxás, o samba valoriza as raízes históricas e culturais da cidade, apresentando Uberaba como um espaço onde o divino e o humano se encontram, um verdadeiro “palco de luz”.
A imagem do trem em “É nesse trem que eu vou / Tem boi pra lá e pra cá, o futuro chegou” faz referência tanto ao desenvolvimento econômico e social de Uberaba, marcado pela agropecuária e pela ferrovia, quanto à ideia de jornada espiritual e progresso. O samba ressalta ainda a importância da fé e da esperança como “acalanto dos teus”, e celebra o folclore e a religiosidade popular na formação da identidade local. Ao afirmar “A dor do adeus é ponte pra recomeçar / Não é o fim da jornada aos olhos do pai”, a letra transmite uma mensagem de consolo e renovação, alinhada ao pensamento espírita de Chico Xavier, onde a despedida é parte de um ciclo maior. O encerramento, com “Termino essa carta em versos de amor”, reforça o tom afetivo e a homenagem à missão de Chico Xavier, celebrando a vida e a cultura de Uberaba.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Tom Maior e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: