Por que as músicas de sucesso estão mais curtas?

Descubra os aspectos que estão por trás dessa tendência

Dados comprovam: as músicas estão mais curtas

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista norte-americana Billboard, a média de duração dos hits da Billboard Hot 100 caiu de 4:10 minutos para 3:07 desde 2000.

Os hits com menos de 3 minutos estão cada vez mais populares

Em 2022, quase 40% dos 10 maiores sucessos da Billboard tinham menos de 3 minutos, em comparação com apenas 4% em 2016.

A influência das redes sociais e do TikTok na música

Os usuários de hoje em dia estão cada vez mais interessados em conteúdos curtos e objetivos, e isso acabou afetando também a indústria musical.

A queda da capacidade de atenção das pessoas

Até o ano 2000, o tempo médio de atenção era de 12 segundos. Em 2013, caiu para apenas 8 segundos. Isso afetou diretamente a forma como consumimos música.

A busca por fazer aquele trechinho viralizar

Com o uso de redes como TikTok e Instagram, que usam vídeos curtos com músicas de sucesso, a busca por fazer aquele trechinho viralizar aumentou, influenciando a produção de compositores e músicos.

Redução do risco e fator decisivo

As introduções, letras e músicas cada vez mais curtas miram um projeto de sucesso.O refrão agora é fator decisivo. Os compositores e produtores estão mais atentos a essa parte da canção.

A estratégia por trás dos challenges

As gravadoras têm utilizado os desafios como estratégia para lançar e divulgar as produções, o que tem gerado polêmica. Por outro lado, alguns artistas aproveitam para lançar os challenges antes mesmo das músicas.Os produtores já pensam nas dancinhas e nas batidas que podem ser feitas, e até a letra é planejada para viralizar em plataformas específicas.

Gostou do conteúdo?

CONFIRA O ARTIGO COMPLETO

Leia mais