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Por que as músicas de sucesso estão mais curtas? Entenda

Descubra quais são os motivos para as músicas de sucesso estarem cada vez mais curtas!

Curiosidades · Por Érika Freire

16 de Fevereiro de 2023, às 12:00

O que seria de Metal Contra as Nuvens, do Legião Urbana, e Hotel California, do Eagles, se tivessem sido lançadas nesses tempos de ansiedade? Afinal, por que as músicas de sucesso estão mais curtas? 

Com refrões que começam mais cedo, algumas vezes até na introdução, pesquisas provam que o pop está com pressa. Os hits de sucesso ficaram mais curtos nos últimos 20 anos, e quem divide a parcela dessa culpa são as plataformas de streaming e as redes sociais.

Trata-se uma tendência global o lançamento de canções mais enxutas, e que de preferência sejam performáticas para se dançar no TikTok. Por isso, Metal Contra as Nuvens — com seus quase 12 minutos — embora nos presenteie com versos poéticos e arranjos emocionantes, teria sido um tremendo tiro no pé.

Ao longo dos anos, houve uma mudança de formato no consumo da música. Os discos de vinil, apesar de estarem voltando como item de colecionadores, tiveram o seu auge na década de 1980 até perderem espaço para os CDs, que até o início dos anos 2000 dominavam 72% do mercado mundial.

Depois, por volta de 2010, os streaming mudaram para sempre a maneira como a gente consome música. Vamos entender melhor por que os sucessos atuais estão mais curtos? Vem com a gente! 

Dados comprovam: as músicas estão mais curtas

As músicas de sucesso estão mais curtas e um levantamento realizado pela revista norte-americana Billboard comprova a tendência do mercado em privilegiar canções com menor tempo. De acordo com o relatório, desde 2000, a média de duração dos hits da Billboard Hot 100 caiu de 4:10 minutos para 3:07.

Dos 10 maiores sucessos de 2022, quase 40% têm menos de três minutos, em comparação com 4% em 2016. Os hits com menos de três minutos foram ficando cada vez mais populares, e em 2022, músicas com essa duração ocupavam 38% do ranking.

Quem também foi entender melhor esse fenômeno foi o Spotify. Ao fazer a sua análise, a plataforma de streaming identificou a mesma queda no tempo de duração das faixas de grande sucesso.

O que está por trás do fenômeno? 

Alguns fatores se relacionam, como o próprio comportamento das pessoas, que mudou por conta das redes sociais. Os usuários estão cada vez mais interessados em textos e vídeos curtos, e essa tendência acabou atingindo a música.

Por conta da tecnologia, a nossa capacidade de atenção sofreu forte impacto, tanto que até 2000, o tempo médio de atenção era de 12 segundos. Em 2013, a capacidade de atenção caiu para 8. Os dados foram apresentados pela Microsoft, que realizou uma pesquisa no Canadá, com 2 mil participantes.

Ou seja, esse é o tempo necessário para que algo nos fascine de alguma forma, e faça a gente permanecer na tela. 

O aumento de usuários em plataformas de streaming e nas redes sociais colabora para a criação de novas tendências de consumo no ramo do entretenimento, com o foco em conteúdos cada vez mais curtos e objetivos.

Com o uso de redes como TikTok e Instagram, que usam vídeos curtos com músicas de sucesso, a busca por fazer aquele trechinho viralizar aumentou, influenciando a produção de compositores e músicos.

Outro ponto a ser observado do por que as músicas curtas ficam no topo das paradas de sucesso dos streamings é que, exatamente por ser curtinha, os fãs acabam ouvindo várias vezes, fazendo a canção crescer mais rápido, conquistando cada vez mais plays.

O sucesso de Evoque Prata

Criadores de conteúdo e produtores musicais, atentos a essa nova tendência, já começaram a mudar a maneira de pensar as composições e montagens das músicas.

Um exemplo recente de música curta que explodiu e foi parar no nº 1 no Spotify Brasil é Evoque Prata, de MC Menor HR e MC Menor SG. A montagem do hit foi feita pelo DJ Escobar, de 22 anos, que sugeriu abrir a música direto no refrão para fazer a letra e o ritmo já grudarem na cabeça dos ouvintes.

A estratégia deu super certo, e a música — com apenas 01:47não só chegou ao nº1 do Spotify, como se tornou a música mais curta entre as 138 que conquistaram o topo do Spotify Brasil.

Músicas com menos de três minutos que também conquistaram o top 10 do Spotify 

  • Batom de Cereja — Israel & Rodolffo – 02:20
  • Cachorrinhas — Luísa Sonza – 02:14
  • Ai Preto — L7NNON, Biel do Furduncinho e Bianca – 02:11
  • Braba — Luísa Sonza – 02:09
  • Dançarina — Pedro Sampaio e MC Pedrinho – 01:50
  • Bandido — Zé Felipe e MC Mari – 02:12
  • Hit contagiante — Felipe Original, Kevin o Chris e JS Mão de Ouro – 02:17

A ideia é reduzir o risco 

De acordo com Mark Mulligan, pesquisador da Midia Research, empresa de Londres que examina tendências no consumo da música, o que está por trás dessas mudanças na maneira de produzir hits é a redução do risco.

Segundo ele, atualmente é preciso mais pessoas envolvidas na criação de um sucesso, fora as colaborações. As introduções, letras e músicas cada vez mais curtas miram um projeto de sucesso, que deve permanecer assim até que ocorra uma nova mudança no formato e novas regras de sucesso surjam.

O refrão, que sempre teve a sua importância para o sucesso de uma música, agora é fator decisivo. É só você reparar qual é o trecho que geralmente viraliza nas redes sociais. Por isso, os compositores e produtores estão mais atentos a essa parte da canção.

Com a popularização das canções de no máximo 2 minutos e 30 segundos, até grandes artistas entraram na onda. O rapper Kendrick Lamar foi um que encurtou suas músicas para dois minutos em média.

TikTok e challenges 

Para entender por que as músicas de sucesso estão mais curtas, é preciso olhar para a influência de peso que o TikTok tem atualmente. Diante do sucesso comercial da plataforma, as gravadoras adotaram os famosos challenges.

Elas têm utilizado os desafios como estratégia para lançar e divulgar as produções dos artistas. Muitas até pedem aos artistas que criem vídeos com o objetivo de viralizar no TikTok.

Isso já gerou polêmica entre alguns artistas que se sentem indignados pelo fato do marketing nas redes sociais ter atualmente um peso maior do que a própria produção musical em si. Ed Sheeran, Charli XCX e Florence estão entre os cantores que criticaram esses pedidos de virais para o TikTok.

Por outro lado, alguns artistas aproveitam a plataforma para lançar os challenges antes mesmo das músicas, como fez a cantora Luisa Sonza, com o hit Cachorrinhas. A hashtag do desafio, na época, passou dos 144.9 milhões de visualizações no TikTok.

O produtor de grandes hits de bregafunk do Brasil, JS o Mão de Ouro (que produziu canções de sucesso como Tudo OK e Surtada), durante entrevista ao blog do Kondzilla, ressaltou a influência que plataformas como TikTok e Instagram têm na hora da produção musical.

Segundo ele, os produtores já pensam nas dancinhas e nas batidas que podem ser feitas, e até a letra é planejada para viralizar em plataformas específicas.

Estratégia com base em dados 

De acordo com o head da Amazon Music no Brasil, Bruno Vieira, produtores e artistas que lançam suas músicas na plataforma contam com uma ferramenta que faz o mapeamento. É uma espécie de analise em tempo real, e dá para entender o que deu certo e o que não deu.

Com isso, os artistas contam com informações importantes para criar suas próprias estratégias, fazer testes, lançar singles e acompanhar como o público está aderindo, ou não, às canções.

Os malefícios da audição ansiosa

Estamos mais acelerados, e as redes sociais têm contribuído para esse comportamento. A impaciência para ouvir as canções maiores ganhou nome: audição ansiosa.

Esse fenômeno sócio-cultural é reflexo do atual padrão de comportamento, a forma como consumimos os conteúdos, tanto em vídeos, textos e áudios. Tudo isso tem prejudicado a nossa capacidade de concentração, além de gerar dependência tecnológica.

Apesar de não ser uma doença, a audição ansiosa pode prejudicar nossas funções sensoriais e dificultar a capacidade de assimilar informações. Além disso, o tempo de exposição às telas dos smartphones, cada vez maior, tem gerado distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade.

Muito provavelmente, a tendência das músicas mais curtas só vai aumentar, mas a nossa relação com a tecnologia e a maneira como consumimos conteúdo precisa ser repensada com urgência.

Músicas longas mais famosas do mundo

Agora que você entendeu melhor por que as músicas de sucesso estão mais curtas, o que acha de relaxar e curtir umas mais longas? Separamos algumas das músicas longas mais famosas do mundo. Nada de pressa, hein!

Músicas longas mais famosas do mundo

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