Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas longas mais famosas do mundo: saiba quais são

Listas musicais · Por Érika Freire

30 de Dezembro de 2021, às 12:00

Para fazer sucesso e conquistar as primeiras posições nas paradas, os artistas sabem que precisam evitar as músicas longas. Geralmente, o mercado é pautado por hits que duram no máximo três minutos.

Porém, alguns artistas ainda preferem respeitar sua essência e lançar músicas longas que fazem muito sucesso, como é o caso da Adele, por exemplo. 

Ao longo da história, grandes músicos decidiram ousar e criar composições brutais, algumas até com mais de 20 minutos! 😱

Entre as músicas com maior tempo de duração, encontramos diversos estilos: rock, MPB, pop, blues, indie… Ficou curioso? Vem conhecer as músicas longas mais famosas do mundo!

As músicas longas mais famosas do mundo

Bandas como Pink Floyd, The Doors e Legião Urbana são exemplos de músicos que decidiram romper com o tradicional. Veja a seguir as bandas e artistas que criaram músicas longas e fizeram muito sucesso!

Bohemian Rhapsody — Queen 

Entre as músicas com mais de 5 minutos, destacamos o clássico do Queen, Bohemian Rhapsody. Composta em 1975 por Freddie Mercury, a canção já é inusitada por não ter refrão.

Com misturas de elementos, a música tem som de piano, solo de guitarra, ópera, balada… É uma viagem!

Revolution #9 — The Beatles

É claro que a maior banda de rock da história criou a sua música longa: Revolution #9, presente no White Album, de 1968.

Composta por John Lennon, a letra reflete os sentimentos pessoais do cantor à época, e tem pouco mais de 8 minutos. 

Suicide & Redemption — Metallica

O que não falta são estilos diversos entre as canções mais longas do mundo. Com 9:57 minutos, Suicide & Redemption, do Metallica, é uma faixa instrumental presente no disco Death Magnetic.

A banda de metal não economiza no som e tem outra música longa muito importante: One, do disco …And Justice for All, com mais de 7 minutos alucinantes.

Megalomania — Black Sabbath

A galera do rock curte fazer músicas bem longas e o Black Sabbath contribui com a nossa lista com Megalomania, que tem quase 10 minutos! 

Lançada em 1975 no álbum Sabotage, é uma das canções do disco em que a banda mostra a sua influência do rock progressivo.

Hotel California — Eagles

Lançada em 1976, Hotel California, do Eagles, foi composta por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey. Se tornou uma das canções mais populares da banda californiana e conta com 6 minutos e 30 segundos.

A letra da música tem algo misterioso, que deu pano para diferentes interpretações. Porém, Don Henley comentou, certa vez, que Hotel California fala sobre o lado sombrio do sonho americano

Construção — Chico Buarque

Composta em um dos períodos mais turbulentos da ditadura militar, Construção, de Chico Buarque, tem mais de 6 minutos e foi lançada em 1971, no disco homônimo.

A letra, de forma poética, apresenta um relato triste do período, sendo considerada uma das músicas mais emblemáticas de Chico.

Músicas com 10 minutos ou mais

Conheça agora músicas longas que passam dos 10 minutos de duração!

Underture — The Who

Com um pouco mais de 10 minutos, Underture, do The Who, é uma música instrumental presente no álbum Tommy. Foi composta por Pete Townshend, em 1970.

Considerados os pais da ópera rock, os britânicos do The Who contam com outras músicas longas, como A Quick One, While He’s Away e Doctor Jimmy.

The End — The Doors

Com uma letra complexa e que pode gerar significados distintos, The End, do The Doors, foi composta pelo vocalista Jim Morrison e tem mais de 11 minutos.

Foi eleita pela Rolling Stone uma das 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos. É um épico psicodélico pra ninguém botar defeito. Apenas se entregue! 

The Czar — Mastodon

10 minutos e 54 segundos. Esse é o tempo de duração da música The Czar, da banda de metal Mastodon. Com letra e sonoridade sombrias, The Czar faz parte do álbum Crack the Skye, de 2009.

Metal Contra as Nuvens — Legião Urbana

Não poderia faltar a nossa lendária banda Legião Urbana entre as músicas mais longas da história da música. 

Uma das canções mais bonitas e especiais do Legião é também a mais longa: Metal Contra as Nuvens, com mais de 11 minutos.

A canção faz parte do disco V, lançado em 1991. Outro sucesso da banda com tempo de duração grande é Faroeste Caboclo, com 9 minutos.

In My Time Of Dying — Led Zeppelin

Além de In My Time Of Dying, que tem pouco mais de 11 minutos, o Led Zeppelin tem a clássica Stairway to Heaven, com 8 minutos, uma das canções mais famosas da banda.

A letra de In My Time Of Dying fala sobre a morte através de um ponto de vista mais otimista, ao pedir para as pessoas não ficarem tristes.

Echoes — Pink Floyd 

Se tem uma banda que não brinca em serviço quando o assunto é fazer músicas longas é o Pink Floyd. Eles têm várias, mas Echoes chega a assustar com seus 23 minutos!

A canção faz parte do álbum Meddle, de 1971. Outra que merece ser lembrada é Shine On You Crazy Diamond, com pouco mais de 13 minutos. 

Coma — Guns N’ Roses

Outro destaque entre as músicas com 10 minutos ou mais é Coma, do Guns N’ Roses. Composta por Slash e Axl Rose, é a música mais longa da banda, com 10 minutos e 13 segundos de duração.

A letra fala sobre o uso de drogas, o cansaço com o mundo e o desejo de continuar num estado alterado de consciência.

Outras canções longas do Guns são November Rain e Civil War, dois grandes clássicos pra gente relembrar.

Lucille — B.B. King

Saindo do rock e entrando um pouco no blues, temos B.B. King com a sua especial Lucille, com pouco mais de 10 minutos.

Lucille foi o nome que B.B. King, um dos maiores guitarristas da história, chamava suas guitarras. 

Ao ler a letra de Lucille, você consegue compreender melhor toda a história e o motivo do guitarrista ter escolhido esse nome.

Músicas longas: cantoras do pop 

Nem só de rock se faz a lista de músicas longas: conheça algumas canções de pop também!

Dear John — Taylor Swift

Conhecida por criticar ex-namorados em suas composições, Taylor Swift parece mesmo que tinha muito o que falar em Dear John.

A música tem mais de 6 minutos e fala sobre John Mayer, com quem a cantora namorou em 2009.

Dear John é a música mais longa que Taylor já fez, e está presente no álbum Speak Now.

Drunk in Love Remix — Beyoncé

Com as participações de Jay Z e Kanye West, a versão remix de Drunk in Love integra o quinto álbum de estúdio de Beyoncé.

A música possui 6:35 de duração e segue sendo a mais longa da cantora.

Scheibe — Lady Gaga 

A rainha Lady Gaga tem uma música beem longa, com mais de 9 minutos, remixada pelo DJ White Shadow Mugler: Scheibe

A canção faz parte do icônico trabalho de Gaga, Born This Way, e se tornou a faixa mais longa da discografia da cantora

I Miss You — Adele

A rainha da sofrência versão gringa chega em nossa lista com I Miss You, presente no disco 25. A música tem 5 minutos e 48 segundos. Adele tem ainda One And Only, com a mesma duração de I Miss You.

Venice Bitch — Lana Del Rey 

Venice Bitch, de Lana Del Rey, é um folk rock com misturas do pop psicodélico e tem quase 10 minutos de duração

Lançada em 2018, no disco Norman Fucking Rockwell, a música foi composta por Del Rey e Jack Antonoff.

Oceanic Feeling — Lorde

As mulheres da música pop estão com tudo e não economizam ao criar grandes composições. 

A cantora neozelandesa Lorde lançou o seu mais recente trabalho em 2021, Solar Power, e nele há uma música com mais de 6 minutos: a bela Oceanic Feeling

Curiosidade: a música mais longa do mundo

Você certamente nunca imaginou que no mundo poderia haver uma música com 639 anos de duração, correto? As Slow as Possible, do compositor John Cage, é a música mais longa do mundo e foi composta em 1987. 

No momento em que você lê este artigo, a música mais longa do mundo está sendo executada na Alemanha, em uma igreja da cidade de Halberstadt.

A previsão é que a música termine de ser executada em 639 anos, sendo que o play inicial foi dado no dia 5 de setembro de 2001.

Desde então, a música vem chamando a atenção de turistas — o que é ótimo, porque As Slow as Possible é tocada a partir de um órgão que funciona através de ventilação mecânica que, para operar, precisa da presença humana.

Músicas clássicas famosas que você conhece e não sabe o nome

A música clássica pode parecer algo distante, principalmente por ser considerada elegante e de nível superior. 

Porém, certamente você deve conhecer diversos clássicos famosos, apenas não faz ideia quem canta ou qual é o nome da canção.

Pensando nisso, fizemos uma seleção de músicas clássicas famosas que você conhece e não sabe o nome. Vem conferir!

Músicas clássicas famosas

Aproveite e leia também: