Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música nordestina: raízes e tesouros culturais da região

Descubra a seguir todos os ritmos que compõem a musicalidade nordestina e as melhores músicas do Nordeste brasileiro.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

16 de Março de 2023, às 12:00

A música nordestina é tão diversa e rica em cultura que é capaz de montar um retrato histórico impressionante do Brasil.

Música nordestina
Créditos: Divulgação

As raízes das tradições musicais do Nordeste brasileiro misturam influências africanas, indígenas e europeias, ou seja, dos muitos povos que ajudaram a formar a riqueza cultural do Brasil atual.

O resultado dessa mistura é um caldeirão de estilos musicais, como o baião, o forró, o xaxado, o coco e o frevo, que apresentaram ao país e ao mundo grandes ícones, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença e muitos outros. 

Quer conhecer um pouco mais sobre essa importante manifestação da cultura brasileira, que tem conquistado fãs em todo o mundo com autenticidade, ritmo contagiante e letras cheias de poesia? Você chegou ao artigo certo. Confira!

Música nordestina: conheça a história e os diversos ritmos

O Nordeste brasileiro é uma região rica em cultura e diversidade e isso se reflete também na sua música: com uma multiplicidade de ritmos, melodias e instrumentos, a música nordestina é uma verdadeira expressão da identidade cultural da região. 

Entre os diferentes estilos musicais que surgiram no Nordeste, destacam-se o baião, o forró, o maracatu, o mangue beat, o coco e o frevo, entre outros. Veja só!

Baião

O baião é um dos mais conhecidos e emblemáticos estilos musicais da música do Nordeste, que se popularizou especialmente por meio do trabalho do icônico Luiz Gonzaga. 

Luiz Gonzaga, rei do baião, um dos ritmos da música nordestina
Luiz Gonzaga, o rei do baião. Créditos: Divulgação

O ritmo nasceu no sertão nordestino e reflete as raízes culturais da região, com fortes influências da música indígena, africana e europeia com o uso de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba. 

Xote

Quase sinônimo de música nordestina, o xote é um estilo musical de ritmo cadenciado e melodia alegre e envolvente, com raízes que datam do século XIX e influências de outros ritmos tradicionalmente nordestinos, como o forró e o baião.

A partir de instrumentos típicos, como a sanfona, a viola, o agogô, o pandeiro, o triângulo e a zabumba, o xote convida as pessoas a dançarem juntas, em uma celebração de alegria e união, especialmente durante as festas de São João.

Leia mais: As melhores do piseiro: 13 músicas para conhecer o estilo

Maracatu

O Maracatu é um ritmo de origem afro-brasileira que surgiu em Pernambuco, misturando elementos africanos, indígenas e europeus, com forte presença ritualística e simbólica.

Maracatu, um dos ritmos da música nordestina
Apresentação de maracatu. Créditos: Divulgação

Manifestação de dança e música que acontece principalmente durante o Carnaval, o ritmo envolve muita percussão, com tambores, ganzás, agogôs e outros instrumentos de origem africana.

Mangue beat

Mangue beat é um estilo musical brasileiro que surgiu em meados da década de 1990 em Recife, capital de Pernambuco, combinando elementos de rock, punk, música eletrônica e música regional nordestina, como maracatu, frevo e baião.

Influenciado pelas manifestações artísticas e políticas da época, o mangue beat faz referência à região do mangue de Recife, que era frequentada por jovens artistas e intelectuais que se inspiravam na natureza e na cultura popular local. 

Forró pé-de-serra

O forró pé-de-serra é um estilo que surgiu na década de 1940 com a utilização de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba, que dão ao ritmo uma sonoridade alegre e dançante.

Forró pé-de-serra é um dos ritmos da música nordestina
A sanfona no forró pé-de-serra. Créditos: Divulgação

O termo “pé-de-serra” faz referência às serras da região Nordeste, onde se originou o estilo musical, que fala sobre temas como o amor, a vida no campo, as festas populares e a religiosidade.

Leia mais: Conheça o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval 2023

O melhor da música nordestina

Um dos gêneros musicais mais ricos e influentes do Brasil, a música nordestina se destaca pela sua diversidade sonora, suas letras cheias de poesia e a autenticidade dos seus artistas. 

Com um legado cultural que remonta ao século XIX, a música do Nordeste tem sido fonte de inspiração para inúmeros compositores e músicos, que têm produzido algumas das mais belas e icônicas canções da música brasileira. 

Confira algumas das melhores músicas do Nordeste, verdadeiros tesouros da cultura popular brasileira — e que, mesmo décadas depois de terem sido criadas, ainda encantam e emocionam ouvintes de todas as idades!

Asa Branca – Luiz Gonzaga

Asa Branca é uma música icônica do forró pé-de-serra, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira em 1947. A faixa é considerada um hino do Nordeste e é reconhecida como uma das músicas mais importantes da cultura popular brasileira. 

Maracatu Atômico – Chico Science e Nação Zumbi

Maior sucesso do movimento Mangue Beat, Maracatu Atômico representa uma mistura inovadora de ritmos tradicionais nordestinos com rock, hip-hop e música eletrônica, além de trazer uma mensagem política e social. 

Eu Só Quero Um Xodó – Dominguinhos

Composta por Dominguinhos e Anastácia em 1973, Eu Só Quero Um Xodó é uma música nordestina que fala sobre o desejo de amor e companhia. A faixa já foi regravada por vários artistas, incluindo Gilberto Gil e Elba Ramalho.

Ai Que Saudade D’Ocê – Elba Ramalho

Escrita por Vital Farias e interpretada por Elba Ramalho, Ai Que Saudade D’Ocê fala sobre a saudade de alguém que está longe.  

A voz potente e emocionada de Elba torna a música ainda mais especial e comovente.

Frevo Mulher – Zé Ramalho

Frevo Mulher é uma homenagem de Zé Ramalho ao ritmo do frevo, um dos mais tradicionais e animados da música brasileira, originário de Pernambuco.

A canção foi lançada em 1979 e faz parte do álbum A Peleja do Diabo com o Dono do Céu.

Festa do Interior – Gal Costa

Um dos maiores sucessos da saudosa Gal Costa, Festa do Interior canta a alegria e a beleza da vida no interior do Brasil: uma homenagem às tradições e às raízes do país

A interpretação emocionada de Gal Costa torna a música ainda mais especial. 

Música nordestina: o melhor do forró

Um dos ritmos mais conhecidos e apreciados da música nordestina é o forró, que arrasta multidões com sua alegria, energia e capacidade de fazer as pessoas dançarem.

Se você é apaixonado por forró ou simplesmente deseja conhecer mais sobre o estilo, não deixe de conferir a lista de playlists com músicas de forró que preparamos para você!

Playlist: músicas de forró