Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Curiosidades sobre My Way, do Frank Sinatra

Confira a história sobre My Way, do Frank Sinatra, e curiosidades super interessantes sobre esse grande sucesso.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

11 de Abril de 2024, às 12:00

Basta conhecer algumas curiosidades sobre My Way, de Frank Sinatra, para entender porque a música está marcada como um dos maiores sucessos do astro conhecido como A Voz.

Afinal, trata-se de uma das músicas mais icônicas do cantor, conhecida mundialmente por sua poderosa mensagem de individualidade e resiliência.

Entre as melodias imortalizadas pela voz inconfundível do cantor norte-americano, poucas se equiparam em identidade e impacto a My Way, cuja influência duradoura na cultura popular é indiscutível.

No entanto, o caminho que levou à criação dessa obra-prima é repleto de peculiaridades e reviravoltas, a começar pela origem: a música é uma versão de Comme D’Habitude, dos compositores Jacques Revaux e Gilles Thibault.

Continue lendo para saber mais sobre a faixa!

My Way, de Frank Sinatra: 7 curiosidades que você não sabia sobre o clássico

Famosa como um dos maiores clássicos de Frank Sinatra, My Way tem curiosidades que a tornam uma obra ainda mais interessante.

A música ganhou vida primeiro na voz do francês Claude François, contando a história de um homem consumido pelo tédio da rotina. 

No entanto, foi Paul Anka quem, ao descobrir a melodia durante uma visita à França, reescreveu suas letras para criar My Way quando retornou a Nova York. 

Conheça um pouco mais sobre as curiosidades de My Way, de Frank Sinatra! 

A origem de uma obra-prima

My Way surgiu a partir de uma canção francesa, Comme D’Habitude (em tradução livre: “Como de Costume”), composta por Claude François e Jacques Revaux. 

Foi quando o compositor e cantor canadense Paul Anka ouviu essa música durante uma estadia na França que o curso da história musical mudou.

Inspirado pela melodia envolvente e pelo potencial lírico da composição, Anka teve uma visão de adaptar Comme D’Habitude para um contexto mais americano. Ele imediatamente viu o potencial de transformá-la em um sucesso para Frank Sinatra. 

O processo de adaptação da letra foi meticuloso, com Anka trabalhando para capturar a essência da música original, ao mesmo tempo em que incluía novos elementos que refletiam a personalidade e as experiências de Frank Sinatra

Ele se inspirou na própria vida e carreira do cantor, criando versos que celebravam a individualidade, a determinação e a coragem de seguir o próprio caminho, mesmo diante das adversidades.

Amada por todos, menos por Sinatra

Gravada em 30 de dezembro de 1968, a canção se tornou um hino atemporal da música popular e segue apreciada até a atualidade, com mais de 2,1 milhões de cópias vendidas após o lançamento.

Uma das principais curiosidades de My Way, de Frank Sinatra, é que o sucesso estrondoso da canção não ressoou com o próprio Sinatra, que admitiu várias vezes ao longo da carreira que não gostava da faixa. 

Em diversas biografias, aponta-se que ele teria dito “Não quero cantar isto. É uma merda” ao ouvir a música pela primeira vez. Ele frequentemente afirmava que a obra não era autobiográfica e rejeitava a ideia de que ela o representava.

Alguns críticos, aliás, inicialmente interpretaram My Way como um exercício de arrogância por parte de Sinatra. 

A recepção do público e da crítica

My Way rapidamente conquistou as paradas e se tornou uma das canções mais reconhecidas e amadas de Frank Sinatra. A música foi o ato de encerramento dos shows do cantor por mais de uma década, até o lançamento de New York, New York (1977). 

Comercialmente, My Way também não decepcionou. A faixa alcançou altas posições nas paradas de diversos países, incluindo o topo nos charts da Billboard no ano seguinte ao lançamento.

A música que marcou a despedida de Sinatra

À medida que o cantor envelhecia e sua carreira entrava em uma nova fase, My Way se tornou cada vez mais associada a ele, servindo como uma espécie de declaração final sobre seu legado e impacto no mundo da música. 

Embora possa ter inicialmente subestimado a importância da obra, ele reconheceu eventualmente seu poder e papel na definição de sua imagem pública.

Não coincidentemente, My Way foi uma das mais tocadas nos meios de comunicação em maio de 1998, quando o mundo se despediu de Frank Sinatra.  

Como a composição traça um balanço da vida, enaltecendo as escolhas feitas, minimizando os erros e, em última análise, declarando que o caminho escolhido valeu a pena, tornou-se o tema não-oficial de despedida do cantor.

O significado de My Way

A letra de My Way é uma declaração de autoafirmação e individualidade, que descreve uma vida vivida com determinação e sem arrependimentos. A mensagem central é um lembrete para seguir seus próprios caminhos, apesar dos desafios. 

O protagonista da canção admite ter enfrentado grandes dificuldades, mas o que ficou é sua insistência em seguir de pé até o fechar das cortinas.

But through it all 

Mas apesar das dificuldades

When there was doubt 

Quando havia dúvida

I ate it up and spit it out 

Eu acabava com ela

I faced it all and I stood tall 

Enfrentei tudo isso e continuei de pé

And did it my way 

E fiz isso do meu jeito

A essência da música é uma reflexão sobre o valor de uma pessoa que não se mantém autêntica, reforçando a importância da integridade pessoal. 

De Sid Vicious a Elvis: quem regravou My Way

Uma das curiosidades sobre My Way, de Frank Sinatra, é que a faixa fez tanto sucesso que ganhou novas versões em diversos gêneros e estilos musicais. 

Entre essas versões, destacam-se as de Elvis Presley, os Três Tenores (Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti), Simon & Garfunkel, Aretha Franklin, Sid Vicious, Julio Iglesias e Nina Simone, dona da versão preferida por Sinatra. 

Essas interpretações apontam a universalidade da mensagem de autenticidade, coragem e resiliência de My Way, assegurando seu lugar como um dos clássicos mais duradouros da música no século XX.

Leia Mais: Confira as melhores músicas de Nina Simone, ícone do jazz.

Mais curiosidades sobre My Way, de Frank Sinatra

Uma das músicas mais famosas de Frank Sinatra, My Way é cheia de curiosidades que a tornam ainda mais interessante.

Além de ser uma das mais cantadas em karaokês pelo mundo, ela carrega consigo uma estranha “maldição” nos bares de karaokê das Filipinas. Há relatos de casos de violência e até mais de uma dezena de assassinatos durante performances da canção no país.

Há quem diga que essa suposta maldição se estendeu: a faixa tocou no sistema de som do Hotel Sands, em Las Vegas, durante o casamento de Frank Sinatra com Mia Farrow. Alguns especulam que isso poderia ter sido uma premonição do futuro conturbado do casal.

Apesar das associações peculiares, a música continua sendo uma das mais populares e gravadas da história. Em 2019, My Way foi a música mais tocada em funerais no Reino Unido. 

Conheça os melhores hits do karaokê

Uma das principais curiosidades sobre My Way, de Frank Sinatra, é que o clássico está entre as músicas “queridinhas” de quem gosta de karaokê.

Desse modo, aproveite para conhecer a lista que montamos com as melhores músicas de karaokê para se divertir. Você vai conhecer outros hits incríveis para soltar a voz e se sentir um verdadeiro ícone da música!

Músicas karaokê