Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas nórdicas: hits atuais com tradição viking

Saiba tudo sobre a cultura milenar das músicas dos países nórdicos e os seus principais artistas.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

8 de Abril de 2024, às 12:00

As músicas nórdicas ressoam pelo mundo inteiro desde a Idade Média, quando foram apresentadas a outros povos pelos lendários vikings. Mas não se engane: as canções típicas desses países seguem populares até hoje!

Especialmente após a popularização da internet e do consumo globalizado de música, as bandas e músicas nórdicas têm conquistado novos fãs por todo o globo, em uma rica diversidade de estilos e influências.

Quer saber mais sobre os artistas nórdicos e as tradições musicais da região? Continue lendo!

As melhores músicas nórdicas

A popularização das músicas nórdicas não é apenas um fenômeno recente, mas o resultado de décadas de talento e inovação. 

Em uma variedade surpreendente de ritmos, experimentações e riffs potentes, a música tradicional de países como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia tem ganhado mais apreciadores por todo o mundo.

Confira as melhores músicas nórdicas para conhecer e se encantar!

Trøllabundin – Eivør Pálsdóttir

Eivør Pálsdóttir, do sucesso Trøllabundin, combina elementos da música folk nórdica com uma atmosfera etérea e misteriosa, transportando o ouvinte para um mundo de magia e encantamento. 

A cantora é das Ilhas Faroe, um território da Dinamarca, famosa por sua voz poderosa e pelas músicas que misturam elementos folk nórdicos, pop contemporâneo e influências étnicas.

Norðlýsið – Byrta

Outra banda original das Ilhas Faroe é Byrta, cujas canções dançantes têm uma forte inspiração dos anos 1980. 

A discografia do grupo é baseada em elementos folk, eletrônicos e experimentais, com os vocais harmoniosos de Guðrið Hansdóttir. Não coincidentemente, a banda, formada em 2011, tem ganhado cada vez mais destaque nos charts mundiais.

The Wild Rover – Týr

O heavy metal da banda Týr carrega, além de acordes pesados, muitos elementos da cultura nórdica. O grupo faroês tem letras que frequentemente abordam temas relacionados a mitologia nórdica, história e folclore.

Bom exemplo é a faixa The Wild Rover, originalmente irlandesa, mas que ganhou o estilo característico do heavy metal nórdico para conquistar os ouvintes.

Nemo – Nightwish

Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico, que promove uma fusão de elementos de metal pesado com arranjos orquestrais e vocais líricos. O grupo, formado em 1996, rapidamente se tornou um dos líderes do gênero. 

Um dos maiores sucessos do Nightwish é Nemo, lançada em 2004 como parte do álbum Once. Mas a discografia é extensa, com nove álbuns de estúdio primorosos.

Lai Lai Hei – Ensiferum 

Outro expoente da música da Finlândia é a banda Ensiferum, de folk metal. Suas canções têm uma sonoridade bastante curiosa, mesclando heavy metal com influências folclóricas escandinavas. 

O grupo foi formado em 1995 e conquistou uma base de fãs dedicada ao longo dos anos com sua música energética e letras épicas, como o hit Lai Lai Hei.

Helvegen – Wardruna

Se você quer conhecer músicas nórdicas originais da Noruega, não deixe de ouvir Wardruna, uma banda dedicada ao folk nórdico e à cultura rúnica. 

A banda existe desde 2003 e ficou famosa pelo uso de instrumentos antigos e tradicionais, combinados com técnicas vocais evocativas e letras inspiradas na mitologia nórdica e nas antigas tradições, como na faixa Helvegen.

Gula Gula – Mari Boine

Mari Boine, da faixa Gula Gula, é uma cantora, compositora e ativista sami, nascida na Noruega. A artista ficou conhecida por sua música inspirada na tradição sami que utiliza jazz, rock e música eletrônica. 

Figura importante na cena musical do Ártico, a cantora é também uma defensora dos direitos dos povos indígenas e da cultura nórdica originária.

A história da música nórdica

As músicas nórdicas são aquelas originárias dos países nórdicos: Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Noruega, além de territórios como Groenlândia e Ilhas Faroé. 

Essa região, localizada no extremo norte da Europa, próxima ao Ártico, possui um clima rigoroso e frequentemente nevado, fatores que influenciaram a criação musical ao longo dos séculos.

Referências e influências

A música da região foi moldada por diversas influências, incluindo canções das tribos germânicas e celtas, além do modo de vida e do ambiente natural da região. Com a disseminação do Cristianismo, a música sacra também deixou sua marca.

Entre os temas comuns das canções nórdicas está a mitologia, por meio de figuras como gnomos e fadas, reforçando a conexão desses povos com a natureza. Há também melodias que simulam sons da natureza, como água, vento e fogo. 

Muitos dos instrumentos utilizados até hoje, como flautas, percussões, contrabaixo acústico e violão, remontam às origens da música na região, demonstrando um forte elo com o passado.

Até na música pop contemporânea, artistas como Abba, da Suécia, e Björk, da Islândia, se inspiraram nas fontes históricas da música nórdica, homenageando a natureza por meio de suas melodias. 

Músicas nórdicas: conheça o álbum Secret of the Runes, do Therion

Para se inspirar ainda mais com as melhores músicas nórdicas, confira o material exclusivo que preparamos sobre o álbum Secret Of The Runes, do Therion.

Você vai encontrar uma análise detalhada do disco de uma das mais conceituadas bandas suecas de metal sinfônico!

Análise: Secret Of The Runes, Therion