
O Astronauta
2ois
Reflexão sobre saudade e pertencimento em “O Astronauta”
A música “O Astronauta”, da dupla 2ois, usa a figura do astronauta como símbolo da busca pessoal e do sentimento de não pertencimento. Logo no início, a letra apresenta o personagem como alguém que parte em busca de algo maior, mas que, ao longo da jornada, percebe que a verdadeira conquista está em entender a própria saudade e o desejo de voltar para casa. O verso “me senti um herói, um herói que precisava encontrar um motivo pra crer” mostra esse impulso inicial de aventura, mas também revela a necessidade de encontrar sentido naquilo que se busca.
O contexto da composição reforça essa ideia: a viagem pelo espaço representa o afastamento das origens e a tentativa de encontrar um novo propósito. No entanto, a saudade de casa é constante, como no trecho “a saudade de casa é pra sempre”. O desejo de “voltar no tempo” não se limita ao retorno físico, mas também à vontade de reviver sentimentos e momentos importantes. Quando a letra fala em “procurar nas estrelas coordenadas pra voltar”, fica claro que, mesmo diante de novas experiências, o sentimento de pertencimento e o valor das raízes continuam fundamentais. Assim, “O Astronauta” aborda o amadurecimento, os erros cometidos ao longo do caminho e, principalmente, a importância de reconhecer de onde se veio.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de 2ois e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: