Caminhão do Lixo
A Kombi Que Pega Crianças
Crítica social e ironia em “Caminhão do Lixo”
“Caminhão do Lixo”, da banda A Kombi Que Pega Crianças, utiliza o cotidiano da coleta de lixo como ponto de partida para discutir problemas sociais mais amplos. Logo no início, a música brinca com a ideia de dependência emocional ao dizer “sinto sua falta, não consigo viver assim”, mas, na verdade, faz referência à dependência real dos moradores pelo serviço público de coleta. A ausência desse serviço básico é apresentada como algo que afeta diretamente a vida das pessoas, mostrando como a negligência do poder público pode gerar consequências graves.
A letra faz uso de humor e ironia para criticar a precariedade da infraestrutura urbana. Trechos como “Corre que lá vem a chuva” e “o valão transborda / Invadindo as nossas casas sem bater na porta” ilustram como a demora do caminhão do lixo pode contribuir para enchentes e outros problemas urbanos. Já a frase “o lixo que joguei fora, voltou para minha casa” reforça a ideia de que problemas ignorados ou mal resolvidos acabam retornando, além de criticar o descarte inadequado de resíduos e a falta de políticas públicas eficientes. O tom satírico, marcado por trocadilhos e repetições, é característico da banda e serve para chamar atenção, de forma leve, para questões sérias do cotidiano brasileiro.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de A Kombi Que Pega Crianças e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: