Otimismo e pertencimento em “Aqui No Mar” de A Pequena Sereia
“Aqui No Mar”, interpretada pelo caranguejo Sebastião em A Pequena Sereia, usa humor e leveza para tratar de temas sérios, como a exploração animal e os perigos do mundo humano. A música faz uma comparação direta entre a vida marinha e a vida na superfície, mostrando que, apesar da curiosidade de Ariel pelo desconhecido, o oceano oferece liberdade, segurança e alegria que o mundo dos humanos não pode garantir.
A letra destaca a satisfação das criaturas marinhas com seu ambiente, como em “Um peixe vive contente / Aqui debaixo do mar”, e alerta para os riscos de sair desse habitat: “E o peixe que vai pra terra / Não sabe onde vai parar... quando o homem tem fome / O peixe vai para o prato”. Esse trecho reforça a crítica à exploração dos animais pelos humanos, mostrando que, no mar, os peixes vivem em harmonia, sem serem caçados. A música também celebra a musicalidade e a alegria da vida submarina, com versos como “Tritão sopra a flauta e a carpa na harpa”, criando um clima festivo inspirado pelo calipso caribenho. O refrão “Aqui no mar” e as descrições dos animais participando da música reforçam a ideia de comunidade e pertencimento, transmitindo uma mensagem de valorização do próprio lar e das pequenas alegrias do cotidiano, em contraste com a busca por algo externo e incerto.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.




Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de A Pequena Sereia / The Little Mermaid / La Sirenita e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: