
Check the Rhime
A Tribe Called Quest
Autenticidade e raízes em "Check the Rhime" de A Tribe Called Quest
Em "Check the Rhime", A Tribe Called Quest destaca a forte parceria entre Q-Tip e Phife Dawg, usando a troca de versos para celebrar suas origens em St. Albans, Queens, e a importância de manter a autenticidade no hip hop. O refrão repetido, “Check the rhyme y'all” (Confiram a rima, pessoal), convida o público a valorizar a habilidade lírica e a originalidade dos MCs, reforçando a necessidade de criatividade e integridade artística em um cenário musical cada vez mais comercial.
A letra traz referências diretas à infância e à cena local, como em “Back in the days on the boulevard of Linden” (Nos velhos tempos, no boulevard de Linden), situando a narrativa no bairro onde o grupo cresceu. O verso “Industry rule number four thousand and eighty / Record company people are shady” (Regra da indústria número quatro mil e oitenta / Pessoas de gravadora são desonestas) tornou-se marcante por expor a desconfiança em relação à indústria fonográfica, alertando novos artistas sobre os riscos de perder a autenticidade. A música também mistura orgulho, humor e crítica social, como quando Phife se descreve: “just a fly MC who's five foot three and very brave” (apenas um MC estiloso, com 1,60m e muito corajoso), mostrando que talento e confiança não dependem de estereótipos. A fusão de samples de jazz, funk e soul reforça a vibe positiva e inovadora do grupo, tornando "Check the Rhime" um manifesto sobre respeito às origens, amizade e a essência do rap clássico.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de A Tribe Called Quest e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: