
Dirty Deeds Done Dirt Cheap
AC/DC
Humor negro e irreverência em “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”
“Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, do AC/DC, apresenta um narrador que se coloca como um "profissional do crime" oferecendo serviços ilícitos a preços baixos. A letra é direta e recheada de humor negro, com o personagem resolvendo problemas pessoais de forma extrema, como eliminar rivais amorosos ou chefes abusivos. Os métodos citados, como "sapatos de concreto", "cianeto", "TNT" e "alta voltagem", além de exagerados, trazem referências internas a álbuns anteriores da banda, reforçando o tom irreverente e autorreferencial da música.
A inspiração para o título e o conceito veio do personagem Dishonest John, do desenho “Beany and Cecil”, famoso por oferecer "serviços sujos por um preço camarada". Isso explica o tom quase cartunesco da canção, em que o narrador é um anti-herói disponível por telefone para "fazer o trabalho sujo" de quem não tem coragem. A sequência “3-6, 2-4, 3-6, hey” na letra, que chegou a causar confusão com um número de telefone real nos EUA, reforça a ideia de um serviço sempre disponível, como um anúncio publicitário. Expressões como "back-door man" trazem duplo sentido, podendo indicar tanto um cúmplice quanto um amante secreto, ampliando o clima de malícia e transgressão.
No fim, “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” satiriza a tentação de resolver problemas de forma fácil e antiética, misturando crítica social, humor e referências pop. O resultado é uma música provocativa e divertida, que mostra o lado "fora da lei" com leveza e deboche, marca registrada do AC/DC.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de AC/DC e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: