
Samba-Enredo 2015 - A Grande Rio é do Baralho!
G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ)
Carnaval, destino e comunidade em “Samba-Enredo 2015 - A Grande Rio é do Baralho!”
"Samba-Enredo 2015 - A Grande Rio é do Baralho!", do G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ), utiliza o universo do baralho como uma metáfora para a vida, o amor e o próprio carnaval. A música mistura referências ao tarô, ao baralho cigano e aos quatro elementos da natureza, criando uma narrativa que conecta o misticismo das cartas ao espírito festivo do desfile. O verso “Sou eu quem dou as cartas na avenida” destaca o protagonismo da escola de samba e sugere que cada um pode controlar o próprio destino, reforçando a ideia de que, no jogo da vida, todos têm a chance de ser mestres da própria sorte.
A relação entre os naipes e figuras do baralho aparece de forma leve e afetiva, como em “Sou rei, venha ser a minha dama”, trazendo o jogo para o campo do romance e da cumplicidade. O enredo também explora o lado místico das cartas, com versos como “A resposta no tarô e encontrei o amor” e “Estrelas me guiam a luz do luar”, além de citar os elementos naturais: “A água da terra eu vejo brotar, o fogo ardendo envolto no ar”. Essas imagens reforçam a ideia de um futuro incerto, mas cheio de esperança e magia. O refrão “Canta Caxias, o meu coringa é você” valoriza a comunidade, colocando o público como peça-chave e carta surpresa do desfile. Expressões como “jeito malandreado” e “pode apostar!” reforçam o clima descontraído, celebrando a sorte, a ousadia e a alegria típicas do carnaval carioca.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: