
Samba-Enredo 2019 - Quem Nunca? Que Atire a Primeira Pedra
G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ)
Autocrítica e empatia em “Samba-Enredo 2019 - Quem Nunca? Que Atire a Primeira Pedra”
“Samba-Enredo 2019 - Quem Nunca? Que Atire a Primeira Pedra”, da G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, faz uma reflexão bem-humorada e autocrítica sobre comportamentos comuns no Brasil, mostrando como pequenas falhas éticas e sociais fazem parte do cotidiano de todos. A letra vai além da crítica à sociedade e inclui uma autocrítica à própria escola de samba, especialmente após a polêmica do ano anterior, quando a Grande Rio permaneceu no Grupo Especial devido a uma mudança no regulamento. O trecho “Tá errado, não importa quem errou / O pecado e o pecador / Sempre estão do mesmo lado” destaca que todos cometem erros e que o julgamento dos outros muitas vezes é hipócrita.
A música traz exemplos claros de atitudes problemáticas, como “Cardume de garrafas pelo mar”, que denuncia o descarte de lixo no mar, e “a cisma de atender o celular / Pra curtir, compartilhar / Zombar do perigo, largar o amigo, perder o pudor”, criticando tanto a falta de consciência ambiental quanto o individualismo e a superficialidade das relações atuais. O refrão “Atire a primeira pedra aquele que não erra / Quem nunca se arrependeu do que fez” reforça a ideia de que errar é humano e convida à empatia e à reflexão coletiva. No final, ao afirmar “Eu sou Caxias de tantos carnavais / Falam de mim, eu falo de paz”, a escola conecta sua identidade à busca por superação e reconciliação, transformando a autocrítica em um chamado à mudança e à tolerância.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: