
Samba-Enredo 2026 - A Nação do Mangue
G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ)
Ressignificação da lama em “Samba-Enredo 2026 - A Nação do Mangue”
"Samba-Enredo 2026 - A Nação do Mangue", do G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ), transforma a lama dos manguezais, tradicionalmente vista como símbolo de exclusão, em fonte de orgulho, criatividade e resistência. A letra destaca a origem periférica dos artistas ao afirmar: “Eu sou do mangue, filho da periferia / Sobre uma palafita, Grande Rio anunciou”, mostrando como a adversidade pode ser convertida em arte e identidade. O samba-enredo faz referência direta ao movimento Manguebeat, que misturou maracatu, rock e hip-hop para denunciar desigualdades sociais e ambientais, e valoriza elementos culturais como a “casa de gueto”, o “carangueiro da beira do igarapé” e instrumentos típicos como alfaias, ganzá e gonguê, criando uma atmosfera sonora e visual ligada ao mangue.
A música também reforça a luta e a consciência social ao citar figuras como Zumbi, símbolo da resistência negra, e Chico Science, um dos criadores do Manguebeat. O verso “Freire, ensine um país analfabeto / Que não entendeu o manifesto / Da consciência social” faz referência ao educador Paulo Freire, sugerindo que a transformação social depende da educação e da valorização da cultura popular. Ao unir referências do Rio de Janeiro (Gramacho) e de Recife (Capibaribe), a letra propõe um encontro simbólico entre diferentes periferias e culturas, celebrando a força coletiva que nasce da lama e se transforma em festa e resistência no carnaval.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: