Pular para o conteúdo

Dias da semana em coreano: aprenda com músicas de k-pop

Além de todos os benefícios que a música pode oferecer, ela faz com que sua jornada de aprendizado seja muito mais divertida e descomplicada!

Coreano · Por Roberta Vicencia

13 de abril de 2022, às 15:00

Hoje em dia, uma das formas mais divertidas de se aprender um idioma novo  é através de músicas, e nesse post usaremos muita música para te ensinar um pouco mais sobre os dias da semana em coreano!

E pra aproveitar ainda mais esse conteúdo, não se esqueça de conferir nosso incrível dicionário de pronúncia, para você sair de lá craque em como pronunciar direitinhos várias palavras e expressões em coreano e inglês. 

E aí, bora aprender?

Os dias da semana em coreano

Os dias da semana em coreano têm origem nos caracteres chineses, o 한자 (/hanja/), e cada dia da semana é associado a um planeta e a um elemento da natureza.

A lógica é bem parecida com a do espanhol e de outros idiomas latinos, que também usam os planetas para falar os dias da semana, e é baseada na filosofia do leste asiático.

Para formar as palavras dos dias da semana em coreano, nós utilizamos o planeta e o elemento da natureza de cada dia junto com a palavra 요일 (yo.il), que significa dia da semana, como vemos a seguir:

월요일 (weol.yo.il) – Segunda (月 – Lua)
화요일 (hwa.yo.il) – Terça (火 fogo – Marte)
수요일 (su.yo.il) – Quarta (水 água – Mercúrio)
목요일 (mok.yo.il) – Quinta (木 madeira – Júpiter)
금요일 (keum.yo.il) – Sexta (金 ouro – Vênus)
토요일 (to.yo.il) – Sábado (土 terra – Saturno)
일요일 (il.yo.il) – Domingo (日 — Sol)

Os dias da semana em coreano

Agora que já vimos como são as palavras, observe a seguir nossa seleção de músicas de k-pop para aprendermos e memorizarmos as palavras dos dias da semana em coreano.

Week – ChungHa

Começamos com a nossa rainha ChungHa! Em Week, essa ballad (música lenta) linda, a artista usa todos os dias da semana logo no início para expor um sentimento de saudade e de solidão, simbolizando que vários dias passam e ela continua sentindo a ausência de alguém. 

Perceba que, neste caso, e no de alguns outros que veremos mais para frente, não utilizamos 요일 (yo.il) junto com a inicial das palavras. Isso acontece porque o 요일 dos dias da semana em coreano funciona de um jeito parecido  ao “feira” dos dias da semana em português.

Vamos ver como fica nesse verso de Week: 

월 화 수 목 금 토 일 난 어디쯤에 있을까

Weolhwasumokgeumtoil nan eodijjeume isseulkka

Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Onde eu estou?

Fri. Sat. Sun. – Dal Shabet

Já em Fri. Sat. Sun, música incrível do grupo Dal Shabet, as meninas utilizam a inicial das palavras de sexta, sábado e domingo para falar sobre curtir o final de semana como se não houvesse amanhã, após uma semana super desgastante e cansativa. O famoso #sextou 😎

이렇게 금토일 아무도 모르게 move

Ireohge geumtoil amudo moreuge move

Desse jeito, sexta, sábado, domingo, sem ninguém saber, mova

Monday Thru Sunday – IU (feat. SuHo)

Mais uma ballad incrível para a nossa lista, e dessa vez de uma das artistas solo mais amadas da Coreia: a IU. 

Em Monday Thru Sunday, os dias da semana também são brevemente listados com o objetivo de marcar a saudade de alguém, enfatizando a expectativa de reencontrar uma pessoa muito querida que deixou os seus dias melhores.

(금요일) 지금 이 비트 처럼 터질 듯한 심장 소리

jigeumi biteu cheoreom teojil deuthan simjang sori

(Sexta) O som do meu coração batendo parece estourar como essa batida

(토요일) 내일은 기다려온 너와 나의 홀리데이

nae ireun gidaryeo-on neowa naui holli dei

(Sábado) Amanhã é o nosso tão esperado feriado

(일요일) 호흡을 가다듬고 너에게로 향해 가는길

hoheupeul gadamdeumgo neoegero hyanghae ganeungil

(Domingo) Segurando o fôlego, indo em sua direção

Weeekly – Weeekly

Em Weeekly, música com mesmo nome do grupo rookie (novato na indústria), mas já queridinho, elas focam em descrever a si mesmas enquanto grupo com uma vibe bem animada. 

É uma música super divertida e usa todos os dias da semana para enfatizar e passar essa sensação de diversão que o grupo diz ter todos os dias da semana. Além de ser um trocadilho com o nome do grupo, que significa algo como semanalmente.

월 화 수 목 금 토 일 자꾸만 생각나

Wol hwa su mok geum to il jakkuman saenggangna

Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, eu não consigo parar de pensar

월 화 수 목 금 토 일 막 즐거워지고

Wol hwa su mok geum to il mak jeulgeowojigo

Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo se tornaram divertidos

Monday To Sunday – J. Rabbit

Para finalizarmos temos Monday To Sunday, uma música linda que foi OST (trilha sonora) do k-drama da emissora SBS Jealousy Incarnate

A música fala sobre o sentimento doido de estar apaixonado por alguém. Na letra, a cantora usa os dias da semana para expressar o efeito que a pessoa causa sobre ela todos os dias, de segunda a domingo. 

넌 나를 미치게 해

neon nareul michige hae

Você me deixa louca

월 화 수 목 금 토 일 Everyday

wol hwa su mok geum to il Everyday

Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e todos os dias

Quer aprender mais coreano?

Já tentou aprender coreano e achou muito difícil? Então o que acha de aprender coreano utilizando o k-pop? Com o Letras Academy queremos te ajudar a aprender um novo idioma de uma maneira leve e divertida, sempre conciliando o aprendizado com música.

E se você quer se aprofundar ainda mais no idioma, não deixe de conferir o nosso dicionário de k-pop com expressões utilizadas para que você se torne um fã de carteirinha 😉

Dicionário k-pop