A história do hino dos Estados Unidos: o poema que virou canção
Conheça a história do hino dos Estados Unidos, que foi criado a partir de um poema sobre uma batalha.
Inglês · Por Felipe Oliveira
22 de janeiro de 2024, às 12:00
O hino estadunidense é bastante patriótico e contribui para o sentimento de pertencimento que muitos têm com o país. Mas o que pouca gente sabe é que, na verdade, a letra não foi composta para ser um hino e tudo foi uma espécie de acidente.
Ficou curioso? Então vem descobrir tudo sobre a história do hino dos Estados Unidos. Let’s go!
A história do hino dos Estados Unidos
A história do hino dos Estados Unidos é repleta de curiosidades e detalhes interessantes. A começar pela sua composição, que nasceu como um simples poema e acabou se tornando símbolo de uma das nações mais importantes dentre os países que falam inglês!
Confira essa e outras curiosidades sobre a história do hino dos Estados Unidos e não fique de fora!
Composição e inspiração
O hino dos Estados Unidos nasceu como um poema patriótico, sem nenhuma pretensão de representar toda a nação.
O autor do poema foi Francis Scott Key, um advogado e poeta amador que um dia escreveu versos heróicos sobre uma disputa entre as forças militares dos Estados Unidos e da Inglaterra, ocorrida em Fort McHenry, no estado de Maryland.
Francis estava na região quando a batalha aconteceu, em setembro de 1814. Ele havia sido levado ao local juntamente com o negociador de guerra John Stuart Skinner, para tratar da liberação de um refém estadunidense pelos ingleses.
Como os soldados ingleses já estavam preparando o ataque há um tempo, decidiram por não liberar Francis, John e o ex-refém antes de tudo acontecer, com medo que eles pudessem repassar informações que coletaram durante o tempo que passaram nas dependências do exército inglês.
De longe, observaram as 25 horas de conflito, que terminou com vitória dos Estados Unidos. No dia seguinte, Francis percebeu que a bandeira dos Estados Unidos se manteve de pé e flamejante, apesar dos bombardeios.
O advogado resolveu então narrar essa anedota de forma poética. Assim, nascia Defence of Fort McHenry (Defesa do Fort McHenry), poema de quatro estrofes que conta de maneira heróica o acontecimento e que foi publicado logo depois.
Transformar o poema em canção ficou a cargo de Joseph H. Nicholson, co-cunhado de Francis. Na verdade, Joseph notou que a letra se encaixava na melodia de outra canção, chamada The Anacreontic Song, e fez uma nova publicação com essa indicação.
A consolidação como o Hino dos Estados Unidos
Em pouco tempo após a primeira veiculação, diversas outras publicações também contribuíram para a popularização do poema, o replicando com ou sem a indicação musical. Uma dessas publicações trocou o nome da obra para The Star Spangled Banner (A Bandeira Estrelada), sendo esse o título mais famoso da canção até hoje.
Sua primeira apresentação pública unindo letra e música aconteceu em outubro daquele mesmo ano de 1814. A partir daí, a canção tornou-se cada vez mais popular. Passou então a ser entoada em diversos eventos artísticos e esportivos, além de ser adotada por serviços do governo, como a Marinha.
Um século depois, já haviam diversas versões e adaptações diferentes da música. Para estabelecer uma versão oficial, o departamento de educação dos Estados Unidos contou com a ajuda de alguns músicos para chegar à versão final, em 1917.
Mas somente em 1931 é que a canção foi instituída como hino oficial pelo Congresso estadunidense. Outras obras foram consideradas, mas o apelo popular de The Star Spangled Banner era inegável e difícil de ignorar.
Assim, a canção se oficializou como hino e se perpetuou em diversas tradições do país, como o Dia da Independência dos Estados Unidos, que também celebra fortemente a imagem da bandeira estadunidense.
Análise da letra do Hino dos Estados Unidos
O poema que originou o Hino dos Estados Unidos possui quatro estrofes. Porém, só a primeira é executada em eventos oficiais, e por isso é a mais reconhecida pelos estadunidenses.
Vamos analisar a letra dessa primeira estrofe do Hino dos Estados Unidos:
Oh, say, can you see by the dawn’s early light
Oh, dizei, podes ver na primeira luz do amanhecer
What so proudly we hailed at the twilight’s last gleaming?
O que tão orgulhosamente nós saudamos no último brilho do crepúsculo?
Whose broad stripes and bright stars through the perilous fight
Cujas faixas largas e estrelas brilhante durante a perigosa luta
O’er the ramparts we watched were so gallantly streaming?
Sobre as muralhas assistimos ondulando tão imponentemente?
A letra do hino dos Estados Unidos é bastante simples, mas consegue evocar com maestria o sentimento de patriotismo através do imaginário sobre as batalhas enfrentadas pelo país.
No início do hino, o poder imponente da bandeira estadunidense é reverenciado. Ao enfatizar que você pode observar a bandeira flamejante tanto pela manhã quanto à noite, evoca um sentimento de segurança e conforto.
And the rockets red glare the bombs bursting in air
E o clarão vermelho dos foguetes, as bombas explodindo no ar
Gave proof through the night that our flag was still there
Deu-nos prova, durante a noite de que a nossa bandeira ainda estava lá
Os ataques sofridos pelo país são representados pelos foguetes e bombas. Porém, a perseverança e resiliência estadunidense é evidenciada pela bandeira, que sobreviveu às investidas e continuou a balançar ao vento.
Oh, say, does that star-spangled banner yet wave
Oh, diga, a bandeira estrelada ainda acena
O’er the land of the free and the home of the brave?
Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes?
Para finalizar, a bandeira passa a representar e proteger todos os cidadãos dos Estados Unidos, que é tido como o país da liberdade, conquistada após a bravura de seus líderes e soldados.
Continue a aprender inglês com o Letras Academy
Agora que você já sabe tudo sobre a história do Hino dos Estados Unidos, que tal aprofundar seu conhecimento? Conheça o vocabulário de calendário em inglês e aprenda sobre outros eventos patrióticos que também utilizam o hino em suas celebrações!



