Pular para o conteúdo

Descubra os países que falam inglês e conheça algumas curiosidades

Inglês · Por Rita de Cássia Moraes

11 de agosto de 2022, às 09:00

Você sabia que o inglês é falado em mais de 50 países? É evidente, portanto, que há muitas variedades e dialetos pois a língua está totalmente conectada com os aspectos culturais dos lugares nos quais é usada.

Quando pensamos na língua inglesa, rapidamente lembramos dos Estados Unidos ou Reino Unido, devido a grande influência das variantes americana e britânica. Mas o fato é que há uma diversidade de estilos que são, em grande parte, determinados por aspectos regionais e socioculturais.

Sem dúvida, o inglês é a língua global, denominada lingua franca, sendo o mais escolhido na hora de aprender um segundo idioma.

Então, vamos nos juntar a essa comunidade internacional de falantes e aprender inglês com muita música!

Países que falam inglês

Apesar de relacionarmos o inglês aos países considerados mainstream, como EUA e Inglaterra, vários outros países têm a língua como idioma oficial.

Aliás, uma curiosidade: apesar do inglês ser amplamente falado nos Estados Unidos e Austrália, como língua nativa e de facto, ele não tem o status de “oficial”.

Isso acontece porque, no modelo de Estado adotado pelos Estados Unidos, por exemplo, os estados têm autonomia para definir seus próprios idiomas oficiais. Porém, na prática, são mais de 215 milhões de falantes de inglês nos estados americanos. Interessante, né?

Agora vamos apresentar os países que falam inglês:

14 países têm o inglês como língua nativa oficial11 países têm o inglês como língua oficial, apesar de não ser a língua nativa14 países utilizam o inglês como segunda língua oficial.
Estados Unidos
Canadá
Inglaterra
Escócia
Gales
Irlanda
Jamaica
Austrália
Nova Zelândia
Bahamas
Porto Rico
Granada
Guiana
Trinidad
Gâmbia
Gana
Zâmbia
Uganda
Rodésia
Serra Leoa
Botsuana
Fiji
Maurício
Nigéria
Libéria
Filipinas
Samoa Ocidental
Nauru
Singapura
Camarões
Malauí
India
Tanzânia
Lesoto
África do Sul
Namíbia
Malta
Suazilândia
Tonga

Estados Unidos e Inglaterra

As variações mais conhecidas em língua inglesa são a americana (AmE) e a britânica (BrE). O inglês falado nos Estados Unidos, o General American English, apresenta muitas contrações (como em outta = out of), slangs (gírias) e expressões idiomáticas.

Uma característica marcante na pronúncia é o som de “d” rápido, parecido com um r, em palavras com “tt”, como em butter e pretty. No inglês britânico, esse mesmo som é mais próximo de t mesmo.

A pronúncia padrão britânica, aliás, é chamada de Received Pronunciation (RP) ou Queen’s English (inglês da rainha). Outra característica marcante desse sotaque é a ausência do som do r ao final das palavras, como em car (cah). E há, também, as diferenças de vocabulário entre essas variantes.

EUAInglaterra
Cookie (biscoito)
Parking lot (estacionamento)
Sidewalk (calçada)
Garbage bin (lixeira)
Soccer (futebol)
Biscuit (biscoito)
Car Park (estacionamento)
Pavement (calçada)
Rubbish bin (lixeira)
Football (Futebol)

Alguns cantores britânicos famosos são: Ed Sheeran, Jessie J, Amy Winehouse, David Bowie, Harry Styles, Elton John, Adele.

Já o inglês americano pode ser ouvido nas músicas de Elvis Presley, Eminem, Michael Jackson, Beyoncé, Katy Perry, Ariana Grande, Selena Gomez, Madonna.

Canadá

O Canadá possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Porém, o inglês é o idioma mais falado no país e difere, em alguns aspectos, do inglês americano, por exemplo. Uma marca dessa variante é o uso da expressão eh, como se fosse o nosso “né”.

Beautiful, eh?Bonito, né?

Em relação à ortografia, palavras terminadas em er no inglês americano, são escritas com re no inglês canadense (assim como no britânico).

  • Theater (americano)
  • Theatre (canadense)

Quanto à pronúncia, uma característica do sotaque é o som fechado em ditongos com ou, como em about, out e shout.

Esse som pronunciado com a boca mais fechada e com a língua erguida mais perto do céu da boca é chamado de Canadian Raising, porém, não é uma marca consistente em todas as regiões, sendo usado mais amplamente em Toronto.

Conheça alguns dos representantes musicais canadenses: Justin Bieber, Drake, The Weeknd, Shawn Mendes e Alanis Morrissette.

Nova Zelândia

Como a maioria das nações falantes de língua inglesa, a Nova Zelândia também foi dominada pela Inglaterra no passado. O inglês e o maori (língua da população nativa), portanto, são as duas línguas oficiais do país.

O inglês neozelandês, também chamado de Kiwi ou Kiwinglish, é fortemente influenciado pela variedade australiana, além do inglês britânico, especialmente em relação ao sotaque londrino chamado “cockney”, e dialeto maori.

Algumas expressões usadas no Kiwinglish:

  • Kia ora → Olá! (origem maori)
  • Bugger → usado quando dá errado e você quer expressar sua frustração. Por exemplo, quando você fica sem gasolina no meio do nada: Bugger!
  • Tomato sauce or T-Sauce → Ketchup. Exemplo: Can I have some T-Sauce for my hamburger, please? 
  • Sweet as → incrível, muito bom. Você encontra uma oferta incrível de um curso de inglês com música no Letras Academy e diz: Sweet as, I’ll take this opportunity to learn English!

E a cena musical na Nova Zelândia? Well, Lorde é neozelandesa! A cantora, inclusive, lançou 5 músicas na língua maori em 2021, em seu álbum Solar Power.

Austrália

A Austrália e a Nova Zelândia são dois países que estão localizados na região da Oceania, o menor continente do mundo.

A variedade linguística do inglês falado na Austrália ficou bastante conhecida nos anos 80 com o lançamento do filme Crocodile Dundee, que se passava nos famosos outbacks (desertos) australianos. O Australian accent (sotaque) é muito peculiar, pois o som do A é pronunciado como “aye” como, por exemplo, na palavra mate (mayte).

O cumprimento “G’day, mate!” é super característico dessa variedade do inglês. Além da frequência de uso, ela deixa bem claras algumas características do sotaque dos australianos.

Agora, responda: o que Iggy Azalea, Kylie Minogue, Sia, Keith Urban e Natalie Imbruglia têm em comum? Sim! Eles são australianos!

E tem muito mais! A banda 5 Seconds of Summer também é australiana! Que tal observar o sotaque nas entrevistas do grupo?

África do Sul

Há diversos países da África falantes de língua inglesa como, por exemplo, a  África do Sul. Nesse país, há 11 línguas oficiais: Inglês, Afrikaans, Ndebele, Pedi, Swati, Sotho, Tsonga, Tswana, Venda, Xhosa e Zulu.

A variante sul-africana do inglês é muito próxima da britânica, devido ao processo de colonização da região pela Inglaterra, mas conserva uma proximidade com as línguas locais e, portanto, mistura inglês com termos dos outros idiomas nativos. Um exemplo é a palavra babbelas, que significa hangover (ressaca).

Na música, quem não se lembra da famosa Waka Waka (This Time for Africa), hino da Copa do Mundo de 2010, do grupo Freshlyground, que dividiu o palco com Shakira? Um clássico cultural, sem dúvida.

Nigéria

Quando pensamos em inglês nigeriano, Chimamanda Ngozi Adichie nos vem à mente. A escritora nigeriana ficou tão famosa por seus livros que exaltam suas raízes e a cultura africana, que palavras nigerianas foram recentemente incorporadas ao Dicionário Oxford de Língua Inglesa como reconhecimento da contribuição única e exclusiva ao inglês como língua global.

A autora disse em uma entrevista:

My English-speaking is rooted in a Nigerian experience and not in a British or American or Australian one. I have taken ownership of English.

Minha língua inglesa está enraizada em uma experiência nigeriana e não em uma britânica, americana ou australiana. Eu tomei posse do inglês.

A variantenigeriana é chamada de Nigerian Pidgin, que carrega traços do igbo, a língua falada pelos nativos.

  • How you dey?/ How na?How are you? (Como vai você?)
  • I deyI am fine (Estou bem)
  • I wan ChopI want to eat (Eu quero comer)
  • To eat money → Ganhar dinheiro desonestamente

O rap nigeriano está em plena ascensão. WizKid ficou famoso em 2016 depois de cantar com Drake na faixa One Dance e o rapper continua chamando a atenção no mundo da música.

Na letra de Mood, podemos ver muitas palavras do inglês nigeriano com WizKid, como o uso de dey para designar o verbo to be.

I’m in the big mood

Estou de bom humor

Girl, I dey feel you

Menina eu sinto você

Something wey come cooli my body

Algo bem legal no meu corpo

Tell me will you do

Me diga o que você vai fazer

Irlanda

Vale lembrar que há uma divisão entre Irlanda e Irlanda do Norte (Northern Ireland), pois os dois territórios foram separados em 1921, quando este último passa a integrar o território do Reino Unido.

Sunday Bloody Sunday, do U2,  fala exatamente sobre os conflitos que envolveram esses países, o episódio conhecido como Domingo Sangrento.

Broken bottles under children’s feet

Garrafas quebradas sob os pés das crianças

Bodies strewn across the dead end street

Corpos espalhados num beco sem saída

But I won’t heed the battle call

Mas eu não vou atender ao chamado da batalha

It puts my back up

Isso coloca as minhas costas

Puts my back up against the wall

Coloca as minhas costas contra a parede

Sunday Bloody Sunday

Domingo, sangrento domingo

Outros grandes artistas irlandeses são: Van Morrison, Sinead O`Connor, The Script, Hozier e, é claro, Niall Horan, do One Direction.

Em relação ao inglês irlandês, algumas expressões típicas da região são:

  • Wee → pequeno ou diminutivo.
I like that wee house.Eu gosto daquela casa pequenininha.
  • Grand → ótimo
There`s a new One Direction album coming up. Grand!Tem um novo álbum do One Direction saindo. Ótimo!
  • What’s the craic?What’s up? (O que está rolando?)

Vale mencionar que, diferente do sotaque padrão britânico, uma característica do sotaque irlandês é que todos os r’s são pronunciados e bem marcados!

Quiz: países que falam inglês

Você já percebeu que são muitos os países falantes de língua inglesa, cada um com suas variações e diferenças culturais e isso é muito legal porque há o respeito pelas tradições, pela diversidade e pela individualidade. Por isso é hora de descobrir o quanto aprendeu sobre os países que falam inglês!

Aprenda mais sobre língua e cultura

Quer saber mais sobre a cultura irlandesa? Existe uma festa típica da Irlanda que ganhou o mundo todo e a marca dessa celebração é a cor verde e o trevo de três folhas. Sim, estamos falando do famoso St. Patrick’s Day!

O que é St. Patrick’s Day

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts