Pular para o conteúdo

O que é St. Patrick’s Day? Conheça a origem, tradições e curiosidades

Inglês · Por Mariana Bertolacini

17 de março de 2023, às 09:30

Você sabe o que é o St. Patrick’s Day? Esse feriado de origem irlandesa que pinta de verde diversas cidades pelo mundo tem ganhado cada vez mais popularidade e sendo comemorado até mesmo no Brasil!

Nesse post vamos te explicar a origem da festa e de alguns símbolos dessa data tão especial para vários falantes nativos da língua inglesa – afinal, aprender línguas também é aprender cultura, e nada melhor do fazer isso com muita música!

St. Patrick’s Day: origem

St. Patrick’s Day celebra o dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda. A data tem origem católica e é comemorada em 17 de março, dia em que se acredita ter acontecido o falecimento do santo. 

Apesar de não ter nascido na Irlanda, a figura do santo se tornou muito especial para a comunidade católica do país, já que Saint Patrick foi um grande catequizador da religião.

São Patrício
Representação de São Patrício / Créditos: Divulgação

Vale lembrar que “St.” é uma abreviação de Saint (santo), okay?

Com o passar dos anos a comemoração foi se desprendendo de sua origem e hoje é entendida como um dia para comemorar a cultura irlandesa e sua simbologia. Vamos conhecer alguns desses símbolos?

Tudo verde!

A maior tradição desse feriado é o uso da cor verde por toda a parte: roupas, cabelos, acessórios e até comidas e bebidas ficam green nessa data. O principal motivo para a cor ter sido escolhida é que verde é a cor da Irlanda, devido às suas paisagens.

Para aprender a pronunciar a cor direitinho, que tal escutar os versos de Wish You Were Here da inesquecível banda de rock clássico, Pink Floyd?

Can you tell a green field

Você consegue distinguir um campo verde

From a cold steel rail?

De um trilho de aço gelado?

Ouça a partir do minuto 1:48:

Cores em inglês: aprenda e pratique com música 

Trevos, trevos e trevos…

Os shamrocks são um tipo específico de trevos que são símbolos muito importantes para o St. Patrick’s Day. Segundo a história cristã, o santo usou de um desses trevos de três folhas para ensinar o povo irlandês sobre a Santíssima Trindade.

Por isso, antigamente, os cristãos irlandeses costumavam usar o shamrock como uma forma de se identificar, usando a plantinha na lapela das roupas. Essa prática era chamada de The Wearing of The Green. 

Inclusive, em uma música de Judy Garland que leva esse nome; Wearing Of The Green, podemos escutar a pronúncia de shamrock, a partir do minuto 0:19:

The shamrock is forbid by law

O trevo está proibido por lei

To grow on Irish ground

De crescer no solo irlandês

Eu acredito em fadas!

Como você já aprendeu nesse post, com o passar dos anos o St. Patrick’s Day se tornou uma celebração da cultura irlandesa no geral. E um personagem super tradicional dessa cultura é o leprechaun, um duende ruivo que usa verde dos pés à cabeça!

Segundo o folclore irlandês, leprechauns são sapateiros que arrumam os sapatos das outras fadas. É possível saber que o duende está por perto quando se escuta um barulhinho de martelo bem baixinho: é o leprechaun atrás de uma moita, consertando um sapato.

Na música Keys Under Palm Trees da rainha do rap Nicki Minaj podemos ouvir a palavra no refrão, a partir de 0:49: 

I’m in Jamaica with them keys under palm trees

Eu estou na Jamaica com a chave deles debaixo das palmeiras

The leprechaun sees what my palm reads

O duende lê o que minha mão diz

No fim do arco-íris…

Além de sapateiros, os leprechauns também têm outro dever importante segundo o folclore irlandês: proteger o pot of gold (pote de ouro) que fica at the end of the rainbow (no final do arco-íris).

A lenda conta que, ao capturar um leprechaun na floresta, devemos ser firmes e pedir para que ele nos leve até o fim do arco-íris, onde há um pote cheio de moedas de ouro. 

Entretanto, muitos acreditam que essa lenda é uma analogia, que a figura do duende são nossos talentos e as moedas são nossos sonhos, e que são as nossas habilidades que nos levam onde queremos ir.

Essa lenda já foi explorada por diversos filmes e desenhos, e também é citada na música Pot Of Gold, do Akon:

How can we work it out

Como podemos resolver isso

On that day when it’s time to share the gold at the end of the rainbow

Naquele dia em que é tempo de compartilhar o ouro no fim do arco-íris

Cheers!

Apesar de ser super comum vermos pessoas bebendo cerveja em festivais de St. Patrick’s Day, nem sempre as bebidas alcóolicas fizeram parte da data. Na verdade, por ser de origem cristã, o consumo foi proibido por muito tempo e os pubs nem abriam as portas no feriado!

Com o passar dos anos isso mudou e hoje sabemos que a bebida mais consumida na festividade é a beer (cerveja)! Que inclusive pode vir com um toque especial: algumas gotinhas de corante verde para entrar no clima. Teria coragem de experimentar?

Cerveja St. Patrick's Day
Cerveja do St. Patrick’s Day / Créditos: Divulgação

No hit da Queen B, If I Were A Boy, dá pra ouvir e treinar a pronúncia desse vocabulário super útil para os cervejeiros de plantão:

Drink beer with the guys

Beber cerveja com os caras

And chase after girls

E paquerar as garotas

Ouça a partir de 0:40:

Baixe nosso e-book gratuito sobre o St. Patrick’s Day!

St. Patrick era mesmo irlandês? É verdade que ele expulsou todas as cobras da Irlanda? Tem comemoração de St. Patrick’s Day no Brasil? Essas e outras perguntas são respondidas no nosso e-book gratuito sobre St. Patrick’s Day

Além disso, você também pode conferir mais músicas, receitas e dicas de filmes e séries para entrar no clima do feriado. Aprender inglês no St. Patrick’s Day nunca foi tão leve e divertido. 

e-book st. patrick's day

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts