Pular para o conteúdo

Níveis de proficiência em inglês: confira um guia completo

Inglês · Por Raquel Hespanhol

29 de janeiro de 2021, às 12:00

Falar inglês tem se tornado cada vez mais relevante em todos os aspectos de nossas vidas. O inglês está em todos os cantos: no trabalho, em casa, nos estudos e até mesmo aqui no Letras, onde te ajudamos a aprender inglês com música.

Entretanto, tão importante quanto falar inglês, é saber o seu nível de conhecimento. Assim, é possível identificar o que você é capaz de realizar de acordo com o seu grau de compreensão e desenvolver a tão sonhada fluência.

Quer entender mais sobre o assunto? Então está no lugar certo! 

O que é proficiência?

Segundo a definição do dicionário, proficiência significa ter domínio em um determinado campo, estar apto a realizar uma tarefa. 

Quando o assunto é inglês, o nível de proficiência é a referência que se tem para avaliar o domínio que um falante tem sobre um idioma. 

Por meio do nível de proficiência é possível prever, por exemplo, se um falante tem conhecimento suficiente para realizar um curso no exterior ou assumir uma posição em uma empresa, evitando assim transtornos e prejuízos. 

Visando padronizar o sistema de classificação dos níveis de proficiência de idiomas, foi criado na Europa o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Quadro Comum Europeu

O Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas – QECR (em inglês: Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma.

Embora tenha sido desenvolvido na Europa, esse sistema é utilizado ao redor do mundo e serve como referência para determinar o nível de proficiência no inglês.

Níveis de proficiência em idiomas

Para saber o seu nível de proficiência em inglês, é preciso realizar testes de proficiência que possam avaliar seu conhecimento e classificá-lo de acordo com os níveis estabelecidos pelo QECR.

Se você está curioso para saber o seu nível de inglês, uma alternativa gratuita e online é o teste EF SET. Ele tem a duração de 50 minutos e avalia seu inglês por meio de exercícios de áudio e leitura. 

Caso seja necessário comprovar seu conhecimento da língua para fins acadêmicos ou até mesmo profissionais, testes mais elaborados (como o TOEFL e o IELTS) podem ser exigidos por analisarem, inclusive, todas as habilidades linguísticas.

Fique atento: esses testes são aplicados em instituições credenciadas, costumam ter datas pré-definidas e são pagos.

Agora que você já sabe o que é o QECR, é hora de aprender sobre os seus níveis e o que eles significam!

Níveis de proficiência em inglês

O Quadro Comum Europeu considera três níveis de referência, cada um com duas subdivisões, para classificar o nível de proficiência do idioma em seus falantes: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

De modo geral, os níveis A representam o nível básico, onde se encaixam alunos que acabaram de começar a estudar o idioma até o nível pré-intermediário.

Já os níveis B classificam aqueles que têm um domínio intermediário do idioma, ou seja, são capazes de se expressar de uma maneira mais espontânea e natural mesmo que ainda tenham limitações.

Por fim, os níveis C são dados a alunos avançados, que dominam o idioma e conseguem se expressar sem maiores dificuldades. 

Agora que você já aprendeu como funciona a lógica das classificações, é hora de entender mais a fundo o que cada nível representa!

Nível A1

Esse nível é o ponto de partida para todos que desejam aprender inglês. No nível A1, o aluno tem pouquíssimo ou nenhum conhecimento da língua.

O estudante tem dificuldade para se expressar, seja por meio da fala ou da escrita, e ele também não consegue assimilar diversas informações que chegam até ele.

Se você está nesse nível, pode ser que você consiga usar expressões do dia-a-dia, frases básicas e se apresentar. Embora limitadas, as interações com outras pessoas são possíveis.

Então, peça para a pessoa falar um pouquinho mais devagar (Could you speak slowly, please?), peça para repetir algo que não tenha entendido (Could you repeat, please?) ou peça ajuda para dizer algo em inglês (How can I say _ in English, please?) 

Nível A2

Embora ainda seja básico, uma pessoa com esse nível é capaz de identificar expressões e frases que sejam frequentemente utilizadas no dia-a-dia ou que sejam muito relevantes para ela, como informações pessoais básicas.

É possível também descrever situações de maneira geral e sem detalhes, ter conversas simples e compreender ideias sobre rotina e atividades corriqueiras, como dar e receber informações, por exemplo.

Nível B1

Falantes que se classificam como B1 conseguem entender a ideia principal do que é dito em contextos escolares, profissionais e familiares e são capazes de lidar com a maioria das situações que podem surgir caso viajem para um lugar onde a língua é falada.

Além disso, essas pessoas conseguem falar sobre tópicos que sejam familiares ou de seu interesse pessoal de maneira simples, mas mais elaborada. Podem descrever suas experiências e sonhos, falar sobre hobbies, dar explicações e expressar opiniões.

Nível B2

A comunicação começa a ficar mais natural nesse nível. O falante nível B2 é capaz de entender a ideia principal de tópicos complexos e temas concretos e abstratos, incluindo assuntos técnicos que sejam de sua área de conhecimento. 

Como conseguem falar com um certo nível de fluência, pessoas com esse nível se comunicam com nativos de forma mais espontânea.

Mesmo com algumas limitações, são capazes de falar sobre diversos assuntos de uma maneira mais detalhada, estabelecendo uma conversa sustentável por mais tempo e apresentando seu ponto de vista.

Nível C1

Chegar ao nível C1 é a meta de muitos dos estudantes da língua inglesa. O primeiro nível do avançado marca o momento no qual a comunicação acontece de maneira fluida, sem travas ou pausas constantes para encontrar palavras para se expressar. 

Isso significa que um falante do nível C1 é capaz de usar a linguagem de maneira efetiva em contextos sociais, acadêmicos e profissionais, mesmo em tópicos mais complexos.

É geralmente nesse estágio que os estudantes de inglês podem dizer adeus às legendas e compreender filmes e séries contando apenas com o áudio original. É possível também entender músicas e ler livros mais extensos e complexos.

Geralmente, esse é o nível mínimo exigido em universidades para receber alunos estrangeiros.

Nível C2

Esse é o estágio mais cobiçado: o nível mais avançado do Marco Europeu, que significa aquilo que o falante possui domínio pleno do idioma!

Isso significa que ele consegue entender facilmente tudo que ele lê ou ouve, se expressa com muita naturalidade e facilidade mesmo quando há sutilezas, como o uso de figuras de linguagem.

Essa pessoa consegue reunir informações obtidas de fontes diversas e apresentá-las em uma fala ou texto de maneira coerente.

Com esse nível de inglês, não há nenhuma dificuldade ou limitação para o falante. Viajar, estudar e trabalhar no exterior é completamente possível!

Músicas para cada nível 

Separamos algumas músicas que se identificam com cada nível para te ajudar a entender cada um:

Músicas do nível A

Músicas do nível B

Músicas do nível C

Conheça o Letras Academy

Você sabia que o Letras em breve terá o seu próprio teste de proficiência? Pois é! Com ele, você vai saber direitinho em qual desses níveis você se encaixa. 

Então, não deixe de conhecer o Letras Academy, nossa nova plataforma exclusiva para o ensino de inglês, e aprenda enquanto se diverte com música!

Confira também: 

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts