Pular para o conteúdo

Pronomes e adjetivos possessivos no inglês: como diferenciar?

Inglês · Por Larissa Granato

9 de maio de 2022, às 15:00

Não é segredo que, ao aprender um novo idioma, vamos nos deparar com algumas “regras” que custam a fazer sentido pra nós.

Sejam os diferentes tempos verbais, a irregularidade do plural nos substantivos, ou a diferença entre os pronomes e adjetivos possessivos no inglês, sempre existe aquele tópico que nos deixa com a pulga atrás da orelha.

Por isso, no texto de hoje, vamos te ajudar a diferenciar os adjetivos e pronomes possessivos, além de  contar o que são e como usá-los. Bora?

Adjetivos possessivos X Pronomes possessivos

Apesar de parecidos na teoria, há uma diferença clara entre as funções dos pronomes e adjetivos possessivos no inglês.

Enquanto os adjetivos caracterizam ou qualificam os substantivos, os pronomes servem para os substituir. Isso quer dizer que, enquanto os adjetivos possessivos acompanham o nome ao qual se referem, os pronomes aparecem “sozinhos”.

Vamos ver como isso funciona na prática?

Quais são os adjetivos possessivos no inglês?

Como os outros tipos de adjetivos, os possessivos aparecem antes dos substantivos aos quais se referem. Eles indicam posse, caracterizando um substantivo como possuído por algo ou alguém.

Os adjetivos possessivos do inglês são:

  • Imy
  • youyour
  • hehis
  • sheher
  • itits
  • weour
  • youyour
  • theytheir

O adjetivo usado depende de quem possui o substantivo de que estamos falando e, diferente do que acontece no português, ele não possui flexão de número ou gênero.

Aqui vão alguns exemplos:

Don’t forget your tickets!Não esquece seus ingressos!
Cinderella left her shoe behind.A Cinderela deixou o sapato dela pra trás.
This song sounds weird. There’s something off about its melody.Essa música está estranha. Tem algo de errado com a melodia dela.
We’re celebrating our 10 year anniversary.Estamos comemorando nosso aniversário de 10 anos de casamento.

Músicas em inglês com adjetivos possessivos

Como no Letras Academy gostamos de te ajudar a expandir seu vocabulário com música, separamos algumas canções que exemplificam o uso dos adjetivos possessivos.

Shout Out To My Ex — Little Mix

Além de ser uma bela indireta, Shout Out To My Ex nos mostra como usar um adjetivo possessivo logo no seu título e primeiro verso.

This is a shout out to my ex

Esse é um salve pro meu ex

As meninas do Little Mix usam o adjetivo “my” por estarem falando na primeira pessoa do singular (I), e o usam para caracterizar o substantivo “ex”. Tranquilo, né?

Também temos dois versos que ilustram perfeitamente a ausência da flexão dos adjetivos possessivos. Olha só:

Oh, I deleted all your pics

Oh, eu deletei todas as suas fotos

Then blocked your number from my phone

E bloqueei seu número do meu celular

Percebe que em português nós precisamos fazer com que o possessivo concorde em número (plural ou singular) e gênero (feminino ou masculino) com o substantivo que ele acompanha?

Apesar de no nosso idioma diferenciarmos “seu” e “suas”, o “your” permanece igual em inglês.

Your Song —  Elton John

Com a clássica Your Song, do Sir Elton John, além de um exemplo de adjetivo possessivo, temos uma dica valiosa que vai te ajudar a evitar um erro gramatical que até nativos do inglês cometem! Olha só:

And you can tell everybody this is your song

E você pode contar pra todo mundo que esta é sua canção

How wonderful life is while you’re in the world

Como a vida é maravilhosa com você nesse mundo

Se escutar a música, você vai perceber que o adjetivo “your” e a contração “you’re” têm o mesmo som, ou seja, são homófonas. Isso faz com que muita gente confunda as duas na hora de escrever; tipo o nosso “mas” e “mais”, sabe?

This is your song. Essa é a sua música.
You’re so cool!Você é tão legal!

Agora que você entende melhor a função e grafia desse adjetivo possessivo, certeza que não vai cometer esse erro. 😉

Quais são os pronomes possessivos no inglês?

Já os pronomes possessivos aparecem “desacompanhados”, se referindo a substantivos mencionados anteriormente no discurso. Como os adjetivos, eles indicam a quem algo pertence.

Os pronomes possessivos do inglês são:

  • Imine
  • youyours
  • hehis
  • shehers 
  • weours
  • youyours
  • theytheirs

É importante nos atentarmos a duas coisas quanto à essa lista: (1) o pronome e o adjetivo possessivos referentes ao pronome pessoal “he” são iguais, “his”; e (2) o pronome pessoal “it” não tem um pronome possessivo correspondente.

Como mencionado antes, esses pronomes substituem nomes em vez de acompanhá-los, evitando repetição desnecessária. Por exemplo:

I bought this CD. It is my CD. (Eu comprei esse CD. Ele é meu CD.) → I bought this CD. It is mine. (Eu comprei esse CD. Ele é meu.)
My favorite music genre is pop, but her favorite music genre is jazz. (Meu gênero de música preferido é pop, mas o gênero de música preferido dela é jazz.) →My favorite music genre is pop, but hers is jazz. (Meu gênero de música preferido é pop, mas o dela é jazz.)
Our session starts at 10pm. What about your session? (Nossa sessão começa às 22h. E a sessão de vocês?) →Our session starts at 10pm. What about yours? (Nossa sessão começa às 22h. E a de vocês?)

Músicas em inglês com pronomes possessivos

Por fim, que tal fixar todo esse conteúdo conferindo algumas músicas que contém pronomes possessivos no título e na letra?

I’m Yours — The Script

Ela pode não ser a canção mais popular com o título I’m Yours, mas não deixa nada a desejar em questão de romantismo e oportunidades de aprendizado! Dá uma olhada no finalzinho desse refrão:

And though I may not look like much

E embora eu possa não parecer muito

I’m yours

Eu sou seu

Esse último verso destaca uma característica importante dos pronomes possessivos: como eles “tomam” o lugar dos substantivos, é super comum vê-los logo depois do verbo to be, como a última palavra na oração.

A música do The Script também exemplifica outro uso dos pronomes possessivos: of + pronome.

You touch these tired eyes of mine

Você toca esses meus olhos cansados

Não podemos usar os adjetivos possessivos depois de um artigo indefinido (a) ou pronomes demonstrativos (this, these, that, those). Nesse caso, eles são substituídos por of + pronome possessivo, mas essa construção é transferida para depois do substantivo que ela caracteriza. Por exemplo:

You touch these my tired eyes.

You touch these tired eyes of mine.

He is a her friend.

He is a friend of hers. ( Ele é um amigo dela.)

Where is that your red book?

Where is that red book of yours? ( Cadê aquele seu livro vermelho?)

Ours — Taylor Swift

Fechando nosso post com chave de ouro, Ours nos ajuda a contrastar o uso de vários dos pronomes e adjetivos possessivos em inglês. Olha esse trecho da primeira estrofe:

If you were here, we’d laugh about their vacant stares

Se você estivesse aqui, nós riríamos dos olhares vagos deles

But right now, my time is theirs

Mas agora, meu tempo é deles

Apesar da tradução ser a mesma, aposto que agora você consegue diferenciar o adjetivo possessivo “their”, já que ele antecede e qualifica os olhares vagos, do pronome possessivo “theirs”, que se refere ao substantivo “time”, mencionado anteriormente!

Temos também um exemplo dos dois tipos de possessivos sendo usados num único verso:

Your hands are tough, but they are where mine belong

Suas mãos são ásperas, mas são onde as minhas pertencem

Tanto o adjetivo “your” quanto o pronome “mine” se referem ao substantivo “hands”, mas cumprindo funções completamente diferentes. Legal, não é?

A música está recheada de outros exemplos dessas duas categorias de palavras, inclusive o pronome no título, então vale a pena conferi-la na íntegra e tentar diferenciar os pronomes dos adjetivos!

The stakes are high, the water’s rough

Os riscos são grandes, a água é agitada

But this love is ours

Mas esse amor é nosso

Quiz: hora de testar os seus conhecimentos!

Já pensou em decolar no inglês com aulas particulares?

Há uma infinidade de formas de aprender um novo idioma, e as aulas particulares são uma opção super interessante! Que tal conferir as vantagens dessa modalidade de ensino e finalmente colocar seu inglês pra jogo?

vantagens das aulas particulares

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts