Pular para o conteúdo

7 benefícios de aprender inglês na infância

Inglês · Por Felipe Oliveira

24 de abril de 2024, às 08:43

Descubra como aprender inglês na infância abre portas globais e estimula o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para um futuro promissor.

No mundo globalizado em que vivemos, saber falar inglês é uma habilidade cada vez mais necessária. Desde o ambiente acadêmico até o mercado de trabalho, a proficiência nesse idioma abre portas para oportunidades ilimitadas.

É nesse contexto que a infância se revela como um período propício para o aprendizado de uma segunda língua, aproveitando a capacidade natural das crianças de absorver e assimilar novos conhecimentos com facilidade.

aprender inglês na infãncia
Foto: Reprodução

Continue a leitura e descubra os benefícios que aprender inglês na infância pode trazer para a trajetória de aprendizado e vida de crianças.

1. Desenvolvimento cognitivo da criança

Uma das principais vantagens de se aprender inglês na infância é que o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento. Por isso, o estímulo de uma segunda língua pode trazer diversos benefícios para ela.

Sabe-se que a aquisição da linguagem é um processo quase inconsciente para bebês e crianças pequenas. Ao passo em que são expostas à língua, elas aprendem a identificar e reproduzir sons, além de irem gradativamente aprendendo e experimentando suas regras gramaticais.

Expor a criança a mais de um idioma nessa fase faz com que a sua percepção auditiva aumente e aos poucos consiga diferenciar as duas línguas. Além disso, ao iniciar a fase da fala, a criança bilíngue tem mais consciência fonológica e capacidade fisiológica de reproduzir os sons dela. Por esse motivo que a pronúncia de crianças parece mais fluida e natural mesmo num segundo idioma. 

Os estímulos que um cérebro bilíngue recebe também influenciam na capacidade de memorização e retenção de informações, o que pode ser muito importante para o nosso próximo tópico.

2. Vantagens acadêmicas

Se engana quem pensa que os benefícios do inglês para crianças paramna primeira infância. Pesquisas já indicaram que ao atingir a idade escolar, estudantes bilíngues apresentam melhores desempenho em habilidades como: concentração, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

O processamento neural de pessoas que falam duas línguas desde a infância tende a ser diferenciado, o que contribui infinitamente para o rendimento escolar. A capacidade de memorização e a tendência a lidar bem em multitarefas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades técnicas, as chamadas hard skills.

Além disso, o fato de a maioria dos estudos e conteúdos educacionais estarem em inglês amplia o repertório de estudo das pessoas que dominam o idioma. Tendo acesso a conteúdos mais diversificados e completos ajuda na formação do estudante, o colocando em vantagem em relação a pessoas que falam apenas um idioma. 

3. Vantagens profissionais

Já falamos das hard skills e como elas são importantes na vida escolar dos estudantes, e elas também ajudam na hora de procurar um emprego.

Assim, além de ter vantagens na absorção de conteúdo, o próprio domínio da língua inglesa é algo valorizado no mercado de trabalho. Por isso, profissionais que chegam à vida adulta já sabendo o idioma se destacam em relação aos demais. Isso sem falar que o salário de pessoas fluentes em inglês tende a ser maior também.

No dia a dia de trabalho, ser uma referência da língua pode te colocar em evidência, ao receber e atender visitantes estrangeiros e ajudar na elaboração de e-mails. Isso pode ser levado em conta na hora de receber promoções e ser considerado para posições em filiais estrangeiras, por exemplo.

4. Vantagens culturais

Pensando nas crianças como cidadãos globais, introduzir o inglês na infância auxilia na compreensão das diferenças culturais e estimula o respeito pelas tradições e costumes dos diferentes povos e etnias.

Aprender sobre como a língua é usada e tendo contato com os diferentes países que falam inglês amplia o repertório cultural das crianças, as deixando mais atentas e tolerantes à diversidade. Assim, desde cedo elas conseguem refletir e comparar hábitos e crenças distintas.

Isso desenvolve nas crianças a empatia e a receptividade, ao passo que inibe o pensamento enviesado e estereotipado sobre outros países, povos e culturas.

Caso faça um intercâmbio ou viaje para outro país, a criança terá muito mais possibilidade de entender as diferentes realidades locais a quais terá contato, enriquecendo ainda mais o seu repertório cultural.

5. Melhoras comunicativas e socioemocionais

Sabemos que as crianças são mais desinibidas e dispostas a aprenderem. Um dos benefícios de aprender inglês na infância é aproveitar esse momento para deixar aflorar a sua criatividade e forma de se comunicar.

Ainda sem tanta preocupação sobre as noções de certo e errado, a criança se sente mais livre para explorar e brincar com a língua, aprendendo a se expressar sem se sentir pressionada.

Isso pode ajudar na hora de falar sobre suas emoções, resolver conflitos e expor suas próprias ideias, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional da criança também.

As habilidades socioemocionais são chamadas de soft skills. Ou seja, tanto as hard skills quanto as soft skills podem ser melhoradas com o ensino de inglês na infância, contribuindo para o desenvolvimento global e holístico das crianças. 

6. Melhoria da autoestima e confiança

Ainda pensando no desenvolvimento socioemocional das crianças, aprender inglês desde a infância faz com a língua seja usada de forma mais natural e espontânea. Assim, ao passo em que vão crescendo, as crianças se mostram confiantes e seguras para utilizar o idioma de diversas formas.

Essa capacidade, além de trazer vários benefícios, ajuda no autoconhecimento. Ao perceber ser capaz de manipular mais de uma língua em diferentes contextos e cenários, a criança se torna consciente de suas habilidades, o que tem um efeito positivo na sua autoestima.

Isso pode ser muito benéfico no combate à timidez das crianças e adolescentes, que irão se acostumar a um ambiente onde a troca comunicativa acontece de forma divertida e lúdica.

7. Ludicidade

A ludicidade é, inclusive, um outro grande benefício de aprender inglês na infância. Não que adultos não possam ter um aprendizado simples e divertido, como ao aprender inglês com música e outros recursos que tornam aulas mais dinâmicas. 

Porém, na infância não há aquela cobrança que temos como adultos, e nem uma preocupação excessiva em acompanhar o desenvolvimento e proficiência no idioma.

Esse aprendizado mais leve deixa as crianças mais propensas e abertas para o novo, aceitando desafios e entendendo o inglês como algo agradável. Essa base na infância pode ser extremamente positiva nos anos seguintes, quando o estudo for feito de forma mais estruturada.

Conheça músicas infantis em inglês para apresentar aos pequenos

Agora que você já sabe que existem vários benefícios de aprender inglês na infância, que tal começar imediatamente? Confira 11 músicas infantis em inglês e saiba por onde começar!

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts