Pular para o conteúdo

Motivos para aprender inglês com música: saiba estudar com eficiência

A música pode ser uma ótima aliada no aprendizado de idiomas. Descubra agora como aprender inglês com música pode alavancar seus estudos!

Inglês · Por Mariana Bertolacini

27 de outubro de 2022, às 15:00

São inúmeras as pesquisas e estudos científicos que mostram que a música é uma ferramenta bastante eficaz para o ensino de línguas. Sabendo como e quais músicas usar, os resultados são ainda melhores! 

Nesse post, elencamos alguns motivos para aprender inglês com música. Vamos lá?

Motivos para aprender inglês com música: saiba como otimizar seus estudos

Desmotivação, materiais ultrapassados e métodos complicados – esses são os principais vilões no caminho da fluência em um novo idioma. A boa notícia é que existe uma parceira para seus estudos, capaz de te ajudar com todos esses problemas: a música.

Veja como ela pode te ajudar nos estudos do idioma!

Memorizar com música é mais fácil

Quem nunca teve um professor que inventava musiquinhas com a matéria? Essa técnica pode até ser antiga, mas sua eficácia é cientificamente comprovada!

O neurocientista e músico Daniel Levitin é autor de diversos estudos que mostram que a mente humana consegue absorver conhecimento mais rapidamente quando está em forma de música.

Pensa só: é muito mais fácil lembrarmos de uma música que ouvimos a primeira vez no rádio do que alguma propaganda ou narração. Sendo assim, estudar inglês com música pode ser a solução para decorar estruturas e vocabulários do idioma!

Contato com a língua viva

A música está presente em todas as culturas do mundo, e por isso podemos ver produções feitas em diferentes variedades do inglês: estadunidense, britânico, australiano, canadense, indiano, nigeriano… a lista é imensa, e estudando inglês com música, você tem a chance de entrar em contato com cada uma dessas variantes!

Além disso, por ser um gênero textual presente no dia-a-dia, as músicas mostram situações reais da língua inglesa. Chega de “the book is on the table”; é hora de aprender a se comunicar de verdade com seus artistas favoritos – desde Hello, com a Adele, até Goodbye, com John Lennon.

Integrar as quatro habilidades

No meio acadêmico, a importância de se integrar as quatro habilidades da língua é reconhecida pela maioria massiva dos estudiosos. Afinal, o inglês falado e o inglês escrito não são duas línguas diferentes – e sim formas diferentes de um mesmo idioma. Por isso, é imprescindível que essas formas sejam exercitadas juntas sempre que possível.

E se engana quem pensa que a música só vai te ajudar a escutar o inglês. A leitura da letra, exercícios de escrita com ela e até mesmo um karaokê podem impulsionar o seu inglês (só preste atenção para não cantar errado!).

Além disso, clipes musicais, entrevistas e outras inúmeras produções acerca do mundo da música possuem um grande potencial para alavancar seus estudos!

Aprender de forma crítica

É notável que a maioria das músicas abordam situações cotidianas, com as quais o público se identifica de alguma forma. Essas situações podem ser, por muitas vezes, negativas e causadas por aspectos da sociedade que desejamos mudar.

Um dos motivos para aprender inglês com música e que isso pode exercitar a sua capacidade de argumentação e crítica no idioma. Ao refletir sobre os mais diversos temas, formular suas próprias opiniões e até engajar em debates em inglês, sua educação será ativa, focada em não reproduzir o que escuta, mas sim criar suas próprias produções na língua.

Fonte inesgotável de vocabulário

Gírias, termos regionais ou específicos de um grupo social – a música pode te introduzir tudo isso e muito mais! Sabe aquela história de que a gente nunca vai conseguir escutar todas as músicas do mundo? Bem, aqui enxergamos o copo meio cheio: assim como as canções, o vocabulário para estudar inglês com música é infinito!

E um bônus: pela maioria das músicas serem escritas em uma linguagem informal, é possível ter contato com vocabulários que não aparecem nos livros didáticos. É o caso das gírias do rap ou da comunidade LGBT, por exemplo.

Motivação personalizada

Difícil encontrar alguém que não goste de música, não é? Existem estilos e gêneros musicais para todos os gostos, e é por causa dessa variedade que estudar inglês com música é tão fácil!

Seja rock clássico, pop, country… você decide! Estudando inglês com música, você escolhe seus artistas favoritos para participarem dos seus estudos, o que com certeza vai te dar um gás para aprender ainda mais. Se você estuda sozinho, nada melhor que a companhia da sua ou do seu ídolo, não é?

Aulas entediantes? Nunca mais!

A gente é suspeito pra falar que a música vai deixar os seus estudos mais divertidos. Mas não precisa acreditar em nós: estudiosos renomados, como Tim Murphey, Karen Ludke, Diane Larsen-Freeman e Yukiko Jolly apontam que a música consegue efetivamente criar um ambiente positivo de aprendizagem.

Os mesmos autores também afirmam que tal ambiente consegue diminuir a ansiedade dos alunos e, consequentemente, aumentar a motivação para aprender. Esses benefícios foram observados em diversos testes e estudos.

Curtiu? Vem pro Letras Academy!

Foi recebendo inúmeras mensagens de agradecimento por ajudar as pessoas a aprenderem inglês que o Letras criou o Letras Academy: uma plataforma de ensino de idiomas com música, 100% online!

Queremos ir além da tradução e te levar em uma imersão dentro da cultura dos idiomas, usando a música como nossa maior companheira de viagem. Dá uma olhada em alguns depoimentos de quem já embarcou nessa aventura com a gente:

“É como se eu estivesse um nível acima de quem está aprendendo inglês sem música!” – Juliano Rodrigues

“Parabéns pelas aulas de tão boa qualidade, nunca assisti aulas de línguas tão didáticas.” Arthur Santana

“Estou amando o curso e as aulas são super maravilhosas!” – Jane Moreira

E o melhor de tudo isso é que aprender inglês com música não faz bem só pra você, mas pro seu bolso! Venha conferir com a gente como aprender inglês gastando pouco!

Aprender inglês gastando pouco

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts