Pular para o conteúdo

Como aprender inglês sozinho: veja 10 super dicas

Inglês · Por Felipe Oliveira

22 de agosto de 2022, às 09:00

Aprender inglês é o sonho de muita gente, e hoje em dia existem muito mais possibilidades para que isso aconteça. Desde cursos online e presenciais a métodos autodidatas, há uma infinidade de formas de se estudar o idioma. Dentre as opções, há quem queira aprender inglês sozinho. A boa notícia é que isso é possível!

Claro que aprender a se comunicar em uma nova língua sem interagir com ninguém pode ser mais complicado, e por isso aulas particulares podem ser uma opção interessante também.

Porém, com dedicação e esforço é possível sim avançar nos estudos por conta própria. É por isso que separamos as melhores dicas para você descobrir como aprender inglês sozinho. Vamos lá?

Como aprender inglês sozinho?

Se você tem vontade de estudar por conta própria mas não sabe por onde começar, fique com a gente que vamos te dar as melhores dicas para aprender inglês sozinho.

Tenha constância

De nada adianta estudar por várias horas num mesmo dia e depois passar dias ou semanas sem estudar nada. Quanto mais exposição ao idioma você tiver, mais fácil será o seu processo de familiarização com ele. Por isso, é preciso de um contato constante para que você não esqueça das coisas e precise sempre ficar retomando.

Lembre-se: qualidade é melhor do que quantidade. É melhor ter um aprendizado significativo em doses menores do que estudar uma enorme quantidade de conteúdo de uma vez e depois ficar muito tempo sem estudar nada.

Faça dos seus estudos um hábito, não uma exceção. Dessa forma, seu progresso vai ser mais natural e, quando menos perceber, já vai ter avançado bastante!

Estabeleça um cronograma

Para ajudar na questão da constância, é muito importante que você defina quando e como você vai estudar inglês sozinho. Ficar esperando o melhor momento pode ser uma utopia, então o melhor é ser realista e detectar brechas na sua agenda onde você possa aproveitar para estudar.

Assim, além de separar horários para um estudo mais formal, você pode aproveitar momentos como o trajeto para a escola ou para o trabalho e pausas para almoço ou lanche. Nesses momentos, onde você talvez fosse ficar com tempo ocioso, estabeleça pequenas metas, como uma leitura rápida.

Alterne entre as quatro habilidades do inglês

As quatro habilidades inglês (fala, escuta, leitura e escrita) geralmente são distribuídas pelas lições dos materiais didáticos ou das aulas particulares. Como você é o responsável pelo seu próprio estudo, caberá a você fazer essa divisão.

Ao estudar inglês sozinho, é comum focar mais nas habilidades de escuta e leitura enquanto se acaba negligenciando a fala e a escrita. Não cometa esse erro! Para atingir a proficiência em inglês é preciso dominar as quatro habilidades, e por isso você deve sempre mesclar o seu estudo.

Coloque em prática o que aprendeu

A melhor forma de fixar o conteúdo aprendido é usando-o. Por isso, não basta apenas ler uma explicação ou assistir a um vídeo e achar que assim você já terá aprendido aquele tópico.

É muito importante fazer exercícios, repetir as frases, falar em voz alta, pensar em novos exemplos e escrevê-los, etc. Somente com prática haverá evolução nos seus estudos e já que não terá ninguém para te cobrar, você precisa fazer isso.

Invista na relevância do conteúdo estudado

Estudar é muito mais divertido quando usamos temas de nosso interesse. Já que você terá um bom caminho pela frente, que tal deixar esse caminho mais agradável ao estudar sobre temas como arte, esporte ou turismo, por exemplo?

Ficamos mais abertos a conteúdos que nos interessam. Além disso, nossa memória tende a gravar melhor as coisas que aprendemos quando estamos envolvidos.

Então já sabe, né? Escolha um tópico de sua preferência e procure por livros, vídeos, podcasts, filmes e séries que abordam esses temas. Vai ser sucesso!

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia veio para ajudar nossas vidas, e para estudar não é diferente. Atualmente, há uma infinidade de aplicativos para aprender inglês sozinho e você deve aproveitar isso ao máximo.

Dos simples aos mais complexos, e de tarefas rápidas às mais demoradas, você deve usar as ferramentas tecnológicas para te auxiliar nos estudos.

No ônibus, na rua ou em casa, a tecnologia está cada vez mais acessível e disponível para nós. Por isso, aproveite essa facilidade e dedique um pouco do seu tempo para explorar os aplicativos!

Aprenda inglês com música

Se você já nos acompanha sabe o quanto amamos aprender inglês com música, né? Existem várias vantagens para isso, como por exemplo:

  • Aprendizado do idioma em contextos reais de uso
  • Auxilia no desenvolvimento da pronúncia e listening
  • Aprendizado de forma divertida e fácil de memorizar
  • Possibilidade de escolher seus estilos, cantores e bandas favoritos

Se até agora você ainda não se rendeu, confira nossas dicas para aprender com música e com certeza seu inglês vai dar um super salto!

Aprenda inglês com séries e filmes

Além da música, aprender inglês com séries e filmes também é muito eficaz. Dizer adeus aos filmes dublados é mais do que necessário, e aos poucos você pode também ir trocando a legenda em português por legendas em inglês. Com o passar do tempo, pode até se aventurar a tirar as legendas!

Caso você tenha tempo e paciência, pode assistir diversas vezes o mesmo episódio de alguma série. Da primeira vez que assistir, deixe as legendas em português. Já na segunda, veja o episódio com as legendas em inglês. Por fim, assista sem legenda!

Com séries e filmes podemos começar a reconhecer diferentes sotaques e entonações, o que é fundamental para a comunicação em inglês.

Saia da sua zona de conforto

Se você perceber que algo está ficando muito fácil, ou que você tem evitado certos tipos de exercícios e atividades, está na hora de fazer mudanças!

O estudo deve ser familiar o suficiente para que consigamos acompanhar tudo, mas também desafiador o suficiente para não ficarmos entediados e desmotivados.

Quando não se sentir mais desafiado, avance um pouco no conteúdo para continuar aprendendo de forma dinâmica e motivadora.

Não faça comparações

É comum a gente querer comparar o inglês com o português, principalmente quando estamos começando. Embora as comparações possam ser úteis, nem sempre é possível relacionar as regras gramaticais das duas línguas.

Por exemplo, não temos o tempo verbal present perfect em português. Por isso, é mais fácil tentarmos entender sua estrutura, explicação e uso do que ficar tentando encontrar alguma comparação.

Aprenda inglês com o Letras Academy

Se além de aprender inglês com qualidade, você procura por um método simples e divertido, você precisa conhecer o Letras Academy. Nossa plataforma é 100% online e possui diversos recursos para turbinar o seu aprendizado!

Aprender idiomas

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts