Pular para o conteúdo

Descubra 4 séries para aprender inglês e maratonar

Inglês · Por Raquel Hespanhol

5 de julho de 2021, às 12:00

Se tem uma coisa que todos nós amamos é o mundo das séries, né? Hoje em dia, com tantos serviços de streaming disponíveis, as séries são parte do nosso cotidiano.

Elas se tornaram assuntos recorrentes nas redes sociais e também entre amigos e família. Com uma infinidade de títulos a poucos cliques de distância, difícil mesmo é escolher qual assistir primeiro!

Além de terem presença confirmada nos nossos momentos de lazer, as séries também podem ser uma forma divertida e descontraída para aprender e aprimorar o inglês. Não é à toa que também falamos bastante sobre elas nos cursos do Letras Academy!

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a aprender bastante com as séries e, de quebra, listamos algumas sugestões para você não precisar passar horas pensando no que assistir (a gente sabe o quanto essa escolha é complicada!). 

Como usar séries para aprender inglês

Antes de qualquer coisa, precisamos listar alguns pontos que vão fazer toda a diferença nos seus estudos com séries. Tomando esses cuidados, você conseguirá otimizar a sua experiência e aprenderá muito mais!

Respeite suas limitações

Se você está iniciando sua jornada em direção à fluência, é importante se lembrar de que você não vai entender algumas coisas e está tudo bem. O que você não pode fazer é criar metas inalcançáveis ou já querer começar assistindo tramas complexas, com áudio em inglês e sem legenda. Isso só vai te desestimular e desencorajar a seguir em frente.

Assista séries que você já viu antes

Uma ótima dica para quem quer se libertar da dublagem e aproveitar as séries para aprender é assistir novamente aquelas séries que você ama, mas com áudio em inglês. Já ter uma noção da trama te ajudará a compreender melhor o que está sendo dito e aprender palavras e pronúncias que você não conhecia.

Você sabia que o Letras possui um dicionário de pronúncia? Conheça o novo dicionário com pronúncia do Letras acessando esse link!

treinar a pronúncia em inglês

Não ignore a legenda

A legenda pode ser uma aliada incrível nessa jornada mas, para isso, o ideal é que ela esteja em inglês. Dessa forma, você consegue acompanhar a leitura do que está sendo dito e isso poderá não só te ajudar a reconhecer certas palavras como também a aprender a pronunciá-las e escrevê-las corretamente.

Saia da zona de conforto

Se você perceber que está entendendo a grande maioria das coisas que está sendo dita nas séries que você já assistiu, arrisque assistir alguma que tenha um tema mais complexo ou específico para que você continue fazendo progresso. Não tenha medo de não entender alguma coisa, vá com medo mesmo! Você pode se surpreender. 

Sugestões de séries para aprender inglês

Agora que você já sabe como aproveitar as séries ao máximo, confira essas sugestões de séries para se divertir e aprender:

Friends

Um verdadeiro clássico entre os alunos e professores de inglês, Friends é uma excelente série para te ajudar a expandir seu vocabulário. A série é uma sitcom, uma comédia de situação, o que significa que ela tem uma abordagem humorística para situações do cotidiano.

Dessa forma,  tudo que acontece na série são situações do dia-a-dia, ou seja, situações que podem acontecer na vida real e que são apresentadas com um vocabulário simples e super útil. 

Modern Family

Assim como Friends, Modern Family também é uma sitcom. Um ponto interessante sobre essa série é a personagem Gloria Pritchett, interpretada por Sofía Vergara. A atriz, que é colombiana, fez questão de trazer à tona seu sotaque carregado ao interpretar Gloria. 

Ouvir pessoas que não falam inglês como seu idioma nativo é sempre muito positivo para treinar o listening. É muito comum encontrar pessoas de várias partes do mundo que falam inglês e cada uma delas pode ter um sotaque específico. Treinar seus ouvidos para entender diferentes sotaques faz bastante diferença!

Sherlock

Essa série foi produzida pela BBC, o que significa que o inglês falado nela é o britânico. Além disso, a temática da série (suspense, mistério e aventura) pode contribuir para o uso de palavras menos comuns no dia-a-dia, um prato cheio para expandir seu vocabulário.

A história é a do famoso detetive Sherlock Holmes, o que aumenta o grau de dificuldade do vocabulário usado na série. Além disso, os raciocínios velozes do detetive podem ser desafiadores para iniciantes, então deixe para assisti-la em inglês quando chegar ao nível intermediário, ok?

The Crown

Ainda falando sobre o inglês britânico, The Crown  está super em alta e pode ser um desafio à parte quando o assunto é vocabulário: é comum que usem palavras mais antigas, visto que é uma série histórica. 

A série fala sobre a vida da rainha Elizabeth II e tem um volume alto de diálogos, que são sempre ótimos para aprender e praticar o inglês. Se você gosta do sotaque britânico, essa série é um verdadeiro prato cheio para praticá-lo!

Aprenda inglês com o Letras Academy

Aprender inglês pode ser muito mais divertido e descomplicado do que você imagina! Quer saber mais? Então conheça o Letras Academy, nossa plataforma exclusiva e 100% online. Embarque nessa jornada!

Letras Academy

Confira mais conteúdos de inglês: 

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts