Pular para o conteúdo

7 dicas simples para melhorar sua pronúncia em inglês

Inglês · Por Raquel Hespanhol

13 de dezembro de 2021, às 19:00

Para quem aprende um novo idioma, a parte da pronúncia pode parecer bem desafiadora, especialmente quando a língua estudada não se parece tanto com nossa língua nativa. Essa insegurança é natural no começo, mas a pronúncia não é um bicho de sete cabeças!

Uma das vantagens de aprender inglês com música é conseguir desenvolver nossas habilidades de escuta e fala enquanto cantamos nossos sucessos favoritos.

Porém, se você quer realmente levar sua pronúncia para um outro nível, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que você está realmente aprendendo.

Preparamos uma lista de 7 dicas bem simples que vão te ajudar a melhorar sua pronúncia em inglês. Inclua esses passos na sua rotina de estudos e aprenda se divertindo!

Dicas para treinar a pronúncia em inglês

Tudo pronto para dar aquela treinada na pronúncia? Anote essas dicas e comece a praticar!

1. Ouça e repita

Não teria como começar essa lista se não por esse tópico, já que esta é a parte mais instintiva quando se aprende um idioma. Embora possa parecer algo que não demanda esforço, ouvir só por ouvir ou repetir sem prestar atenção não será tão eficaz quanto fazer isso conscientemente.

Quando ouvir alguém falando inglês, tente prestar atenção em cada detalhe, inclusive fazendo leitura labial sempre que possível. Ao repetir, tente imitar os movimentos (caso você tenha feito leitura labial) e reproduzir os sons da maneira mais precisa possível. 

O videoclipe de You’re Beautiful, de James Blunt, é ótimo para fazer a leitura labial. Além disso, a letra da música é bem simples, ótima para cantar junto!

You’re beautiful, you’re beautiful
(Você é linda, você é linda)
You’re beautiful, it’s true
(Você é linda, é verdade)

2. Comece falando devagar 

Você sabia que falar rápido não é sinônimo de falar bem? Algumas pessoas têm a impressão de que quem fala rápido parece ser mais fluente naquele idioma, mas isso não é verdade. 

Especialmente se você estiver começando sua jornada de aprendizado, é importante ir devagar. Dessa forma você se acostuma com os sons e com os movimentos necessários para dizê-los da maneira certa. Quando você já estiver mais confiante, naturalmente vai começar a falar na velocidade em que fala normalmente.

Hey Jude, clássico dos Beatles, é uma música lenta e com vocabulário simples, perfeita para quem está começando a se acostumar com a pronúncia do inglês!

Músicas dos Beatles para aprender e fixar conteúdos de inglês 

3. Não coloque um “i” no final das palavras

Um hábito comum aos brasileiros que se aventuram a aprender inglês é acrescentar o som da letra i ao fim de algumas palavras que, no inglês, terminam com consoantes (como dizer worki ao invés de work ou sleepi ao invés de sleep).

Esse pequeno detalhe vai fazer toda a diferença quando estiver falando inglês. Por isso, fique bem atento à forma como a palavra termina. Se ela terminar em consoante, é o som dela que deve finalizar a palavra, ok?

Uma ótima música pra treinar isso é Work, da Rihanna. Na primeira estrofe, há várias palavras terminadas em consoantes. Escute com atenção e tente repetir da melhor maneira que conseguir.

Se estiver muito rápido, pratique em uma velocidade mais lenta antes de cantar junto com a RiRi. 

6 músicas pop em inglês para ficar craque no idioma 

4. Observe com atenção os sons de m e n

Falando sobre os sons finais das palavras, é importante destacar essas duas letras. No português, temos a tendência de pronunciar a letra m como se fosse n quando ela aparece no final das palavras, daquele jeito bem anasalado.

Porém, na língua inglesa, a letra m sempre terá som de m, seja no começo, meio ou fim das palavras. Você vai precisar encostar os lábios um no outro e fechar a boca completamente quando ela aparecer. 

Você pode treinar com essa frase cheia de sons de m, retirada de Comfortably Numb, do Pink Floyd:

I have become comfortably numb*
(Eu me tornei confortavelmente entorpecido)

*cuidado: na palavra numb, a letra b não é pronunciada 

Comfortably Numb: o significado da enigmática letra do Pink Floyd

5. Acolha seu sotaque

Sotaques existem em todos os idiomas e são parte importante da língua. Dentro do Brasil, temos vários sotaques diferentes e nenhum é mais ou menos correto do que os demais. Ter sotaque é algo natural para quem aprende um segundo idioma e não há nada de errado nisso.

Muitas vezes, o sotaque é visto como um vilão do aprendizado, mas isso não é verdade. Melhorar sua pronúncia não significa abrir mão do seu sotaque. É possível falar inglês muito bem e com sotaque, o importante é você conseguir se comunicar.

Olha só como o jeitinho baiano de Gilberto Gil deu um toque super especial para a canção Three Little Birds, de Bob Marley! 

6. Cante junto com as músicas

Tem coisa mais divertida do que ouvir sua música favorita e cantar junto? Além de dar um chega pra lá na tristeza e na preguiça, cantar pode ajudar – e muito! – a melhorar sua pronúncia no inglês.

Mas não vale cantar de qualquer jeito, hein? Acompanhe lendo a letra da música (é só digitar o nome no campo de busca ali em cima!) e tente falar tudo da maneira mais parecida possível a de quem está cantando.

Vale também diminuir a velocidade do vídeo sempre que possível, mesmo que seja só em um pedacinho mais desafiador da letra. 

Para cantar junto, você pode fazer uma playlist das suas músicas favoritas em inglês ou conferir nossa playlist com as melhores músicas internacionais para praticar com os sucessos do momento!

7. Use o dicionário de pronúncia do Letras

É claro que essa dica não poderia ficar de fora! Nosso dicionário de pronúncia é uma ferramenta incrível e gratuita, feita especialmente para te ajudar a fazer seu inglês decolar!

Com nosso dicionário, você poderá buscar por palavras específicas e encontrar diversos trechos de músicas nos quais elas são faladas. Além de lindo e simples de usar, ele torna o estudo de inglês muito mais divertido!

Dicionário com pronúncia

Conheça o novo dicionário de pronúncia do Letras

Aprenda inglês com o Letras Academy

Você já percebeu que dá pra aprender muita coisa com a música, né? Por isso, o Letras desenvolveu o Letras Academy, uma plataforma incrível para te ajudar a aprender inglês com música! 

Você terá acesso a um curso exclusivo e poderá contar com professores particulares para fazer seu inglês decolar! Você não vai querer ficar de fora desse lançamento, vai?

Letras Academy