Pular para o conteúdo

6 dicas para quem quer aprender inglês gastando pouco

Se você procura uma forma de aprender inglês gastando pouco, então não perca essas dicas.

Inglês · Por Larissa Granato

10 de outubro de 2022, às 09:00

Com o avanço dos meios de comunicação e a democratização do ensino de idiomas, os recursos disponíveis para quem quer aprender uma nova língua sozinho são muitos. Ainda assim, muita gente não sabe por onde começar e continua em busca de uma forma eficaz de aprender inglês gastando pouco.

Para te ajudar nessa busca, reunimos algumas maneiras de organizar seus estudos e finalmente evoluir no inglês sem investir muito dinheiro. Bora conferir?

Como aprender inglês sem gastar muito?

Não existe fórmula mágica para aprender um novo idioma. Por isso, vale lembrar que é possível aprender inglês gastando pouco, mas não sem investir tempo e esforço.

Isso não quer dizer que o processo vai ser chato ou doloroso! O importante é ter em mente que, mesmo para quem aprende se divertindo, a proatividade, a persistência e muita prática ainda são necessárias. 

Dito isso, é hora de colocar a mão na massa!

Conheça seus recursos

Existe MUITO material de ensino gratuito na internet. Dicionários, sites de gramática, blogs, newsletters, softwares com reconhecimento de voz ou de revisão gramatical. 

O próprio Letras Academy oferece várias opções para quem quer aprender inglês de graça, sendo autoridade na produção de recursos para aprender idiomas, e você sempre pode contar com instituições renomadas como Cambridge e o British Council. Selecione fontes e ferramentas confiáveis e se prepare para explorar tudo que elas têm a oferecer.

Conhecer seu estilo de aprendizagem também é importante na hora de escolher os conteúdos que vão te ajudar nessa jornada. Você absorve melhor a informação fazendo exercícios? Assistindo a videoaulas? Lendo textos explicativos?

Aprenda com suas músicas, filmes e séries favoritos

Encare seus momentos de lazer como oportunidades de aprendizado. Músicas, filmes, séries, livros, podcasts e outras formas de entretenimento são ótimos exemplos de linguagem autêntica e contextualizada.

Você vai se familiarizar com o idioma no seu “habitat natural”, tendo acesso a uma versão menos engessada do inglês do que aquela encontrada nos livros didáticos. Isso vai te preparar para lidar melhor com diferenças culturais e compreender falantes nativos.

Estudar enquanto se diverte também pode ser um fator decisivo para sua motivação. Você tem um objetivo muito claro, a compreensão daquilo que está consumindo, e suas chances de perder o interesse diminuem muito. Você nunca vai precisar se perguntar “E daí? Pra quê eu preciso saber disso?”.

Use as redes sociais ao seu favor

Buscar por fontes e criadores confiáveis nas redes sociais também é uma ótima estratégia, mas conteúdo educacional não é a única coisa que elas têm a oferecer quando se trata de aprender um novo idioma. 

Busque palavras-chave em inglês relacionadas aos seus interesses nas redes onde você passa mais tempo. Siga as contas mais relevantes para você, interaja nos comentários e considere criar seu próprio conteúdo no idioma, por mais simples que ele seja. 

Ter domínio de ou interesse por um certo assunto provavelmente vai te deixar mais confortável para se arriscar no inglês, além de te motivar a encontrar a melhor maneira de participar de discussões com as quais você acredita poder contribuir.

Faça o inglês parte da sua rotina

Estar imerso no inglês vai acelerar muito sua evolução, então permita que o seu contato com a língua vá além do momento de estudo.

“Pensar em inglês” pode parecer uma ideia abstrata demais, mas é algo que qualquer aprendiz, do iniciante ao proficiente, pode fazer. Ao se deparar com objetos, ações e situações do seu cotidiano, pense em palavras, frases e até estruturas gramaticais que podem ser relacionadas a suas experiências.

Isso pode significar desde tomar seu café da manhã e lembrar que o nome da refeição em inglês é breakfast até listar os pontos principais de um trabalho escolar ou reunião de negócios em inglês.

Estude com o Letras Academy

Com o valor até 95% abaixo de produtos similares no mercado, o Letras Academy é a opção perfeita para quem quer gastar pouco sem abrir mão da qualidade no ensino de idiomas.

Todo o conteúdo da plataforma é planejado para que você consiga se comprometer com seu objetivo e inserir o estudo na sua rotina de forma leve. Você vai encontrar vários recursos reunidos que vão te ajudar a dominar novos idiomas: de newsletters até materiais em PDF. E o melhor: você também pode praticar uma nova língua todos os dias em nossas redes sociais.

O conteúdo do Letras Academy foi pensado para otimizar sua rotina de estudos com a ajuda da música. Através das aulas, cursos, materiais para baixar, exercícios você pode evoluir sua proficiência e alcançar melhores resultados. Uma única assinatura te dá acesso a um curso completo de inglês, além de vantagens na contratação de professores particulares.

Anote, pratique, questione

Essa é a principal dica para aprender inglês gastando pouco, mas também para quem estuda idiomas em geral. Todo o conhecimento adquirido precisa ser organizado e utilizado de forma que se torne um instrumento para te aproximar da fluência.

Para expandir seu vocabulário, anote todas as novas palavras e expressões em inglês que você aprender, incluindo suas observações sobre seu significado e contexto de uso. Suas impressões sobre tópicos gramaticais, pronúncia e aspectos culturais do idioma também podem fazer parte das suas anotações.

Quer garantir que tudo que você aprendeu continua na ponta da língua? Pratique. Faça exercícios online, coloque seu vocabulário para jogo, repita aquele som com que você tem dificuldade quantas vezes forem necessárias.

Por fim, por mais seguro que você esteja no idioma, sempre consulte seus recursos de confiança quando tiver dúvidas, busque novas fontes de informação e esteja disposto a aprender com seus erros. Sua disposição para aprender deve ser seu maior investimento.

Conheça os planos disponíveis no Letras Academy

Chegou a hora de tirar seus planos do papel e aprender inglês gastando pouco com o Letras Academy. É só escolher o plano ideal para você e decolar nos estudos com ajuda das nossas videoaulas, exercícios e materiais complementares disponíveis nessa plataforma 100% online. E tudo isso, é claro, com muita música!

Aprender idiomas

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts