
Would?
Alice In Chains
Reflexão sobre vício e empatia em "Would?" do Alice In Chains
A música "Would?" do Alice In Chains aborda de forma direta o tema do vício e a perda, mas também faz uma crítica ao julgamento social que recai sobre quem enfrenta esses problemas. O verso “So I made a big mistake / Try to see it once my way” (“Então eu cometi um grande erro / Tente ver do meu jeito uma vez”) mostra não só o reconhecimento de falhas pessoais, mas também um pedido para que o ouvinte tente entender a perspectiva de quem sofre com o vício, em vez de apenas condenar. Essa abordagem reflete a intenção de Jerry Cantrell ao compor a música: homenagear Andrew Wood, músico que morreu de overdose, e questionar a falta de empatia de quem julga de fora, como o próprio Cantrell explicou em entrevistas.
A repetição de “Into the flood again / Same old trip it was back then” (“De novo na enxurrada / A mesma viagem que era antes”) sugere o ciclo de recaídas e a dificuldade de escapar do passado, reforçando o tom sombrio e introspectivo da faixa. A alternância dos vocais de Cantrell e Layne Staley intensifica o sentimento de conflito interno, mostrando a luta entre resignação e esperança. Já o trecho “Am I wrong? / Have I run too far to get home?” (“Estou errado? / Fui longe demais para voltar para casa?”) revela dúvidas profundas sobre redenção e pertencimento, ampliando o sentimento de isolamento que acompanha o vício. Assim, "Would?" vai além de uma homenagem, tornando-se um retrato honesto das consequências do vício e da importância da compreensão diante da dor alheia.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Alice In Chains e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: