Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 70.110

A Marreca e o Humor na Música Regional

A música "Marreca" da Banda Cavalinho é um exemplo clássico de como o humor e a simplicidade podem ser elementos centrais em canções do gênero regional, especialmente no Sul do Brasil, onde a banda é originária. A letra conta a história de Olavo, um fazendeiro que presenteia sua esposa Suzete com uma marreca, que aqui pode ser interpretada tanto como o animal quanto como uma metáfora para algo de valor sentimental ou íntimo. A repetição do refrão "Cuida bem, cuida bem / Da tua marreca" sugere um tom de advertência jocoso, como se houvesse uma preocupação exagerada com a marreca, que se torna um elemento cômico na narrativa.

A música segue contando sobre a rotina do casal e os cuidados especiais que Suzete deve ter com o presente, especialmente em dias de festa no interior, onde a aparência e a limpeza são importantes. A preocupação de Olavo para que Suzete não dê a marreca para ninguém pode ser vista como uma forma humorística de expressar ciúmes ou apego aos bens materiais ou sentimentais. A repetição do refrão "Lava bem, lava bem, / A tua marreca..." reforça essa ideia de zelo e cuidado, mas sempre com um tom leve e divertido.

No desfecho da canção, após a separação do casal, Olavo fica sem dinheiro, mas ainda resta a marreca, que Suzete se recusa a devolver. A música termina com Olavo chorando pela marreca, o que pode ser interpretado como uma crítica bem-humorada à forma como as pessoas se apegam a objetos ou relações, mesmo quando outras coisas mais importantes se perdem. A Banda Cavalinho, conhecida por suas músicas festivas e dançantes, utiliza a marreca como um símbolo de afeto e humor, criando uma narrativa que, apesar de simples, é rica em significados e capaz de provocar risos e reflexões sobre o cotidiano e as relações humanas.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Marco Antônio Cornetet Mac. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por FABIO. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Banda Cavalinho e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção