
Samba-Enredo 2008 - Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas Ao Meio do Mundo
G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ)
Macapaba: celebração da cultura e história de Macapá no samba
O samba-enredo “Samba-Enredo 2008 - Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas Ao Meio do Mundo”, da G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, celebra a identidade única de Macapá, cidade localizada exatamente sobre a Linha do Equador. Nos versos “Vou viajar na linha do Equador / Emana ao meio do mundo a beleza”, a música destaca o orgulho de estar no centro do planeta, associando esse ponto geográfico à energia, renovação e à força do povo amapaense. O termo “Macapaba”, que faz referência à palmeira bacabeira, reforça a ligação com a natureza local e a ancestralidade da região.
A letra também valoriza a diversidade cultural e histórica de Macapá, homenageando povos indígenas como os Cunanis, Aristés e Maracás, e destacando manifestações afro-brasileiras, como o Marabaixo, presente em “O Marabaixo ao marco zero cai no samba / Soam tambores no tocar do tamborim”. O samba menciona ainda a fortaleza de São José de Macapá e a influência moura em Mazagão, mostrando o mosaico de culturas que formam a cidade. O refrão reforça o sentimento de união e orgulho da comunidade Beija-Flor, enquanto a imagem do “rio beijando o mar” simboliza o encontro de diferentes culturas e a riqueza do Amapá, conectando o ouvinte à história e à emoção do lugar.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: