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Samba-Enredo 2018 - Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)

G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ)

LetraSignificado

    Crítica social e resistência em “Samba-Enredo 2018 - Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar”

    O samba-enredo “Samba-Enredo 2018 - Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)”, da G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, utiliza a figura do monstro de “Frankenstein” para criar uma analogia poderosa entre o personagem rejeitado e o povo brasileiro abandonado pelos governantes. Ao se autodenominar “monstro carente de amor e de ternura”, a letra denuncia que o verdadeiro monstro é quem nega cuidado e afeto ao povo, e não quem sofre as consequências do abandono. O refrão “Oh, pátria amada, por onde andarás? / Seus filhos já não aguentam mais!” reforça o sentimento de orfandade e desamparo, conectando a crítica social à metáfora do monstro rejeitado por seu criador, assim como o povo é rejeitado por seus líderes.

    A música aborda temas como corrupção e desigualdade, exemplificados em versos como “Ganância veste terno e gravata / Onde a esperança sucumbiu” e “Vejo a liberdade aprisionada / Teu livro eu não sei ler, Brasil!”. Essas passagens fazem referência direta à elite política, à “farra dos guardanapos” e à exclusão social, temas centrais no desfile. A letra também critica a exploração da fé e a hipocrisia religiosa em “Pois não entendo tua fé / Se ofereces com amor / Me alimento de axé / Me chamas tanto de irmão / E me abandonas ao léu”, apontando para a contradição entre discurso e prática, especialmente em relação à intolerância religiosa e ao preconceito de gênero e raça, evidenciados no desfile com figuras como Pabllo Vittar e Jojo Todynho.

    Apesar do tom de denúncia, a música exalta a resistência e a esperança por meio do samba: “Mas o samba faz / Essa dor dentro do peito ir embora... Meu canto é resistência / No ecoar de um tambor”. O samba é apresentado como força coletiva de superação, capaz de transformar sofrimento em luta e alegria. Ao convidar a pátria a “aprender na Beija-Flor”, a letra sugere que o verdadeiro amor e solidariedade estão presentes no povo e na cultura popular, e não nas elites que os abandonaram.

    Composição: Bakaninha / Manolo / Kiraizinho / Júlio César Assis / JJ Santos / Diogo Rosa / Diego Oliveira / Di Menor / Rafael Prates. Essa informação está errada? Nos avise.

    O significado desta letra foi gerado automaticamente.

    Enviada por Felipe. Revisões por 2 pessoas. Viu algum erro? Envie uma revisão.

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