Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música 1406, do Mamonas Assassinas

Analisando letras · Por Érika Freire

6 de Agosto de 2020, às 12:00

Nos anos 90, Dinho, Bento, Samuel, Júlio e Sérgio levaram alegria para o Brasil inteiro com o Mamonas Assassinas.

Era só ligar a televisão aos domingos que a banda estava lá para alegrar as tardes com muito rock cômico, sátiras e fantasias que chamavam a atenção. 

Mamonas Assassinas
Créditos: Divulgação

Mesmo com o intuito de criar canções cômicas, o Mamonas Assassinas não perdeu a oportunidade de fazer críticas sociais em suas letras, como é o caso da música 1406.

Se você viveu nos anos 90 deve lembrar do refrão Money que é good nóis num have. Vem com a gente saber mais sobre o significado da música 1406!

Significado da música 1406

A letra de 1406 foi escrita pelo vocalista Dinho e pelo tecladista Júlio Rasec que, de forma bastante irônica, fizeram uma crítica ao consumismo desenfreado por coisas absolutamente banais. 

1406 brinca com os costumes e propagandas da década de 90 que incentivavam o consumo através da televisão.

O próprio título, 1406, é uma referência ao número de telefone 011 1406, famoso na época por aparecer nos comerciais de TV, oferecendo facas, óculos e produtos diversos. 

Na letra, dá pra notar que a banda não deixou ninguém de fora e menciona diversas personas para ilustrar que a necessidade de consumir produtos supérfluos acomete a todos, em maior ou menor grau. 

Aquela velha ilusão imposta pelo capitalismo sobre ter mais para se sentir melhor; comprar para suprir angústias. Essa é a mensagem principal por trás de 1406.

Análise da música 1406    

Atenção, creuzebeck
Ao toque de quatro já vai
Já, já, já, já vai

Atenção, creuzebeck se refere a Rick Bonadio, o produtor musical responsável pelo primeiro disco da banda. Eles se conheceram em 1992 e os integrantes do Mamonas o apelidaram de Creuzebek.    

Eu queria um apartamento no Guarujá
Mas o melhor que eu consegui foi um barraco em Itaquá
Você não sabe como parte um coração
Ver seu filhinho chorando querendo ter um avião
Você não sabe como é frustrante
Ver sua filhinha chorando por um colar de diamantes
Você não sabe como eu fico chateado
Ver meu cachorro babando por um carro importado

A letra de 1406 começa falando dos desejos da classe baixa e média, ironizando aquilo que se quer com aquilo que se consegue. Dinho, o vocalista, canta que queria um apartamento no Guarujá, mas o que conseguiu foi um barraco em Itaquá.

1406 usa a ironia, uma das características principais do estilo dos Mamonas, para fazer uma boa reflexão sobre o consumismo.

Estamos sempre almejando algo além, muitas vezes fora de nossas possibilidades. O resultado disso é uma sociedade cada vez mais deprimida por não conseguir satisfazer os desejos impostos pelo capitalismo.

Nesta estrofe, a música fala de uma família: o pai triste por ver o filho querendo um avião, a filha desejando um colar de diamantes… 

Money
Que é good nóis num have
Se nóis havasse nóis num tava aqui playando
Mas nóis precisa de worká
Money
Que é good nóis num have
Se nóis havasse nóis num tava aqui workando
O nosso work é playá

Nesta parte, a crítica da música se deve a mania de usar o inglês nas propagandas e anúncios de promoções. A banda brinca misturando o português e o inglês, aproveitando ainda a musicalidade para criar palavras entre os dois idiomas. 

Dinheiro é bom, mas a gente não tem, por isso, precisamos trabalhar. Essa frase resume a vida da classe menos favorecida: mesmo com pequenas conquistas, não se pode dar ao luxo de ficar curtindo a vida. 

O trabalho ainda é dominante e o lazer é secundário, sendo que para muitos brasileiros, essa possibilidade nem existe.

Mas a pior de todas é minha mulher
Tudo o que ela olha a desgraçada quer
Televisão, microondas, micro system
Microscópio, limpa-vidro, limpa-chifre, e
Facas Ginsu
Eu sou cagado, veja só como é que é
Se der uma chuva de Xuxa no meu colo cai Pelé
É como aquele ditado que já dizia
Pau que nasce torto mija fora da bacia

Neste trecho, a letra fala sobre os itens banais que costumavam ser vendidos no televendas, como as facas Ginsu, que prometiam cortar tudo com facilidade. As propagandas eram bastante exageradas nas promessas e passavam a ideia de que era impossível ele viver sem aquilo.

A seguir, a música fala sobre o azar do pobre, quando Dinho canta que se cair uma chuva de Xuxa no meu colo cai Pelé.

Algumas pessoas interpretam esse trecho como racista, mas a ideia era apenas mencionar o azar da classe baixa. Ou seja, mesmo se chovesse mulheres bonitas, no colo do personagem da música, cairia um homem. 

Vale lembrar que a banda usou Xuxa e Pelé por conta do relacionamento que eles tiveram nos anos 80. Eles namoraram por seis anos e foram um casal muito falado pela mídia.

Pelé e Xuxa
Pelé e Xuxa / Créditos: Divulgação

E, para finalizar o verso, a letra diz que pau que nasce torto mija fora da bacia, se apropriando do ditado para concluir que assim são as coisas e assim vão permanecer: poder de compra na mãos dos mais ricos, e os menos desfavorecidos sonhando com novos voos. 

Um pouco sobre o Mamonas Assassinas 

O Mamonas Assassinas surgiu em Guarulhos, em 1989. Seu primeiro álbum, lançado em 1995, se tornou o disco de estreia mais vendido da história da música brasileira, e a banda alcançou sucesso imediato com o hit Vira-Vira

Capa do álbum Mamonas Assassinas
Capa do álbum Mamonas Assassinas / Créditos: Divulgação

A banda fazia sátiras e brincava com outros gêneros musicais. Canções como Pelados Em Santos, Uma Arlinda Mulher, Chopis Centis e Robocop Gay conquistaram crianças e adultos. 

Infelizmente, a trajetória da banda foi muito curta, menos de um ano. O jatinho que levava os integrantes da banda sofreu um acidente em março de 1996, na Serra da Cantareira e todos que estavam a bordo faleceram.     

Conheça outras músicas com críticas sociais

Muito bom relembrar esse sucesso dos Mamonas, né? As artes em geral costumam carregar críticas e reflexões profundas, e com a música esse poder é ainda maior. 

Vem com a gente relembrar outras músicas com críticas sociais. Tem Apesar de Você, Cidadão, Diário de Um Detento e muito mais! 

músicas com críticas sociais

Mais conteúdo pra você