7 de Agosto de 2022, às 19:00
Aespa, um dos grupos líderes da quarta geração do k-pop, está de volta ao cenário musical com o EP Girls, que foi lançado pela SM Entertainment em 08 de julho de 2022 e está dando o que falar nas paradas do mundo todo.
Mas se você ainda não está por dentro do novo trabalho do quarteto revolucionário da SM ou das conquistas do girl group nesta sua nova fase musical, vem com a gente que te contamos tudinho!
O grupo Aespa teve sua estreia em novembro de 2020 com o single Black Mamba. Usando e abusando do conceito de Kwangya, o multiverso da SM, o quarteto já lançou outros hits ao longo de sua curta carreira, como Next Level e Savage.
Antes do anúncio oficial de seu novo comeback, o Aespa presenteou os fãs com a música Life’s Too Short, performada ao vivo durante o debut do grupo no Coachella, no dia 23 de abril.
A versão em inglês da faixa foi posteriormente lançada online no dia 24 de junho e também integrou o novo EP do quarteto, Girls.
O comeback do grupo com Girls foi anunciado oficialmente no dia 01 de junho de 2022, com o lançamento de um teaser que incluía a imagem de uma cordilheira digital, referência à Kwangya, e uma música de sintetizador.
No mesmo dia, o grupo também divulgava em seus canais oficiais o single Illusion, pré-lançamento para o EP iminente. No YouTube, a faixa ganhou um vídeo com a letra da música.
O novo EP do Aespa, Girls, é o primeiro álbum do grupo desde Savage, embora neste período as meninas não tenham ficado inativas, já que lançaram o remake de Dreams Come True, música original do S.E.S, em dezembro de 2021.
Em uma semana, as pré-vendas já alcançaram a casa do milhão de cópias, superando o recorde anterior do Aespa, que era de 401 mil cópias vendidas antes mesmo do lançamento, com Savage.

Um dia antes da estreia do novo EP, o número chegou a 1.610.000 unidades vendidas, sendo a maior pré-venda da história para um grupo feminino de k-pop.
Mais 1 milhão de cópias foram vendidas após o lançamento do EP, e os números tiveram efeitos nos charts. Girls estreou em terceiro lugar na Billboard 200 dos Estados Unidos, sendo o disco mais vendido da semana e o primeiro do Aespa a chegar ao TOP 10 do país.
A faixa Girls foi promovida nos programas musicais semanais da televisão coreana, conquistando vitórias no Show Champion e no M!Countdown.

Para essa Era, as meninas também participaram de programas populares da televisão coreana e da internet, incluindo Studio Hook (com Heechul), Dall (com Shindong), The Mager, MTV Yearbook e muito mais, divulgando sua música enquanto brincam com os apresentadores, interagem com os fãs e mostram sua rotina ao público.
Após as coreografias marcantes de Black Mamba, Next Level e Savage, o público criou altas expectativas para Girls e, apesar de todo o sucesso da faixa nos charts e entre os fãs, a coreografia da nova música do grupo dividiu opiniões.
A dança para esta música foi criada por sete coreógrafos influentes do gênero, incluindo Rie Hata, Kyle Hanagami, Selene Haro, Lee Ba Da, Han Haeun, Kwaw Yoonyoung e Park Dasom.
Vídeos posteriormente divulgados pelo canal SMP Floor revelaram que cada coreógrafo fez sua versão da dança da música, e o resultado final entregue ao Aespa como a coreografia oficial da Aespa foi um compilado das melhores partes de cada trabalho.
Internautas reclamaram que esse formato fez a coreografia parecer bagunçada, além de acharem que o refrão só fica visualmente impactante com o devido trabalho de câmera. Haters do grupo se aproveitaram da controvérsia para criticar as integrantes do Aespa.
Além de Girls, faixa título do novo EP do Aespa, outras músicas estão no disco. Saiba mais sobre cada uma delas:
O eletro-pop, marca registrada do Aespa, segue firme e forte nesta nova faixa título das meninas, que traz ainda influências do hip-hop e do R&B.
O pré-lançamento dessa Era é uma das faixas mais hip da carreira do Aespa, apostando em vocais graves e muito rap para reforçar a imagem girl power do quarteto que dominou as playlists de k-pop.
Brincando com o conceito de Kwangya e o idioma próprio do multiverso da SM, a b-side Lingo entrega um lado mais divertido e good vibes do grupo.
A vida é curta demais para não ser fã do Aespa! A faixa emocional é um grande presente para os fãs, e mostrou com maior ênfase os vocais das talentosas integrantes do girl group em Life’s Too Short.
Falando em vocais, ICU também aposta em uma pegada mais tranquila, com letras de apoio para os fãs e uma harmonia de aquecer o coração.
Encerrando a versão física do disco, Life’s Too Short também entra para o disco com sua versão em inglês. A faixa também ganhou um clipe fofo com trechos dos bastidores do novo disco.
As já conhecidas faixas Black Mamba, Forever e Dreams Come True também entraram para a versão digital do EP.
Além do Aespa, a SM Entertainment é casa de alguns dos maiores artistas do k-pop, incluindo EXO, Red Velvet, NCT e grandes idols das gerações passadas do estilo, mas que continuam fazendo sucesso mesmo com mais de dez anos de carreira. Preparado para entrar para a SM Family?

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.