Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Programas de TV coreanos: shows de variedades para conhecer

#kpoppers · Por Karoline Póss

12 de Dezembro de 2021, às 19:00

Você já ouviu falar dos programas de TV de variedades coreanos? Além de conquistar seus espectadores locais, essas produções televisivas são tão populares que tem ganhado adaptações em vários lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil, como o The Masked Singer.

E é claro que muito dessa audiência dos programas de TV coreanos está ligada ao sucesso do k-pop: além dos reality shows de sobrevivência que deram origens a vários grupos famosos, como o Twice e o Monsta X, os idols costumam ser convidados frequentes destes programas de TV coreanos que assistimos online — já que, infelizmente, a TV coreana no Brasil ainda é muito escassa.

Exemplos de programas de variedades coreanos

Separamos alguns dos programas de TV coreanos que fazem sucesso e você vai adorar conhecer:

Running Man

Running Man é, sem dúvida, o programa mais popular de todos. No ar desde 2010 pela SBS, seus apresentadores e convidados (geralmente idols de k-pop ou outras celebridades coreanas) realizam missões divertidas: os perdedores são punidos e os vencedores premiados.  

King of Masked Singer

Adaptado para o Brasil, o King of Masked Singer é um programa originalmente coreano no qual cantores conhecidos do público competem mascarados. O propósito é que eles sejam julgados apenas por suas vozes, e não por sua popularidade. 

A grande graça do programa é tentar descobrir quem são os artistas mascarados, já que eles só revelam seus rostos quando são eliminados ou vencem a competição.

O vídeo abaixo mostra uma apresentação de Jungkook, do BTS, que participou do programa em 2016:  

Weekly Idol 

Como o nome já sugere, este programa recebe semanalmente idols de k-pop. Originalmente apresentado por Doni e Coni, o show passou por uma reformulação e hoje é comandado por Kwanghee (ex-membro do ZE:A) e Eunhyuk (do Super Junior). 

No Weekly Idol, artistas que lançaram músicas novas recentemente são convidados a irem promover seu trabalho e participar das brincadeiras do programa. Aliás, o jogo Random Play Dance se tornou popular graças ao Weekly Idol! Veja o Stray Kids brincando:

Knowing Bros

Apresentado por vários comediantes da televisão coreana, incluindo o idol Heechul, do Super Junior, o Knowing Bros (também chamado de Ask Us Anything ou Homens com Missão) leva os participantes de volta ao ensino médio, onde celebridades são alunos transferidos que passam por situações inusitadas.

Olha a Karina do aespa dançando funk no programa: 

I Live Alone

Com uma pegada mais intimista que os demais programas de TV coreanos, I Live Alone visita a casa de artistas em uma espécie de documentário, mostrando a vida sem filtro de idols, atores e outros famosos que moram sozinhos. 

A participação da Hwasa, do MAMAMOO, foi muito elogiada por sua sinceridade: nas cenas, a artista aparece completamente sem maquiagem, descabelada e super confortável, mostrando o quão “gente como a gente” ela é. 

Programas de variedades coreanos com idols

Além de serem convidados frequentes de vários programas da televisão coreana, muitos grupos de k-pop acabam criando seus próprios shows. Confira alguns:

Run BTS!

Com mais de 150 episódios lançados, o Run BTS está no ar desde 2015. A cada episódio, os meninos participam de jogos e mostram seus lados espontâneos enquanto se divertem em brincadeiras que, geralmente, tem comida como prêmio. 

Girls’ Generation Goes to School

Se você não conhece o Girls’ Generation, esse é o programa perfeito para se aprofundar na história do grupo: lançado em 2007, acompanha o grupo se preparando para sua estreia e suas primeiras aventuras como idols. 

ATEEZ Treasure Film

Filmado na Austrália e em Los Angeles, o reality promovido pela Mnet deu aos membros do ATEEZ 16 desafios (8 em grupos e 8 individuais) para testar suas habilidades e amizades, vencer medos e mostrar melhor suas personalidades ao público. 

Blackpink House

Mostra um lado mais real do BLACKPINK enquanto as quatro integrantes vivem na Pink Princess House, construída e decorada em Seul exclusivamente para acompanhar como elas se divertem em meio às tarefas domésticas. 

Super TV

Se você gosta de k-pop, já deve ter percebido que os integrantes do Super Junior estão em TUDO, né? Além de serem idols de sucesso, os membros dominam o cenário da Hallyu como apresentadores de programas de variedades, e até mesmo criaram o seu próprio!

No Super TV, convidam outros grupos para participarem de jogos com eles e as interações sempre são hilárias, com destaque para o divertido episódio com o KARD que teve até o Heechul e o BM dançando coladinhos! Você precisa ver isso: 

Programas de sobrevivência de k-pop

Os programas de sobrevivência são muito queridos por darem origem a grupos de k-pop que amamos, mas há também alguns programas de competição entre grupos já existentes ou entre artistas famosos que estão em busca de novos desafios. 

Separamos essas sugestões: 

Produce

A franquia Produce é a mais popular do ramo, pois deu origem aos sucessos I.O.I, Wanna One, IZ*ONE e X1. No programa, trainees competiam entre si em missões de covers e músicas autorais, e os mais votados e pontuados ao longo do programa tinham a chance de debutar no final.

No entanto, após a descoberta de que os programas tiveram seus resultados manipulados e o contrato do grupo X1 acabou prejudicado em meio às controvérsias, não é esperado que novas temporadas sejam lançadas.

Girls Planet 999

Com o fim da franquia Produce, a Mnet não perdeu tempo e já lançou o seu novo survival show, Girls Planet 999, que deu origem ao grupo Kep1er. O formato é bastante parecido, com 99 meninas disputando pelas 9 vagas para um debut, mas neste o diferencial foi que coreanas, japonesas e chinesas integraram a competição.

Kingdom/Queendom

Essa outra franquia também está fazendo muito sucesso: no Queendom, grupos femininos de grande sucesso competiram pela coroa do k-pop, que acabou com o quarteto MAMAMOO. 

Já a temporada masculina teve, antes, o Road to Kingdom, com artistas menos populares. O seu vencedor, The Boyz, ganhou a oportunidade de se juntar ao Kingdom, a competição maior com alguns dos principais boy groups de k-pop, cujo vencedor foi o Stray Kids.

The Unit

Este aqui já é o extremo oposto do anterior: no The Unit, idols que debutaram mas não tiveram êxito em suas carreiras participaram deste programa em busca de uma nova oportunidade de fazerem sucesso. 

Good Girl 

Já no Good Girl, artistas de k-pop e do underground coreano se juntaram para competir contra outros nomes da indústria em performances cheias de swag. As vencedoras de cada missão ganhavam um prêmio em dinheiro para gastar como bem entendessem, aumentando a competitividade. 

O que passa na TV coreana?

Além dos shows de variedades, há ainda os programas de k-pop, chamados de music shows: nesses programas semanais, como Music Bank, Music Core e Inkigayo, os artistas que lançaram músicas recentemente apresentam seus trabalhos ao público. 

Os artistas mais pontuados (vendas + streams + votos de fãs) são premiados com um troféu, que chamamos de win. Essas vitórias são sempre muito emocionantes, pois são uma prova do sucesso dos grupos de k-pop. 

A do Brave Girls foi uma das mais lindas, pois o grupo estava prestes a dar disband quando foi salvo pelo sucesso de Rollin’.

No entanto, a televisão coreana é principalmente lembrada mundialmente por seus dramas, como são chamadas as novelas/séries do país. 

Filmes, tanto locais quanto estrangeiros, também são exibidos a depender da programação de cada emissora. Canais “mundiais”, como Cartoon Network e Disney, também estão disponíveis por lá. Fora do ramo do entretenimento, os canais coreanos também exibem noticiários e documentários. 

As principais emissoras coreanas

As três principais emissoras coreanas são a KBS, MBC e SBS, canais abertos e com programação diversificada. os canais fechado, o destaque fica com a Mnet e JTBC, conhecidas principalmente por seus programas de variedades, enquanto os canais OCN e tvN se destacam pelos dramas. 

Há ainda a Arirang TV, uma emissora em língua inglesa que se tornou muito querida entre os k-poppers internacionais. Sua programação também é transmitida on-line, tornando o canal acessível a fãs ao redor do mundo.

Onde encontrar programas coreanos?

Se você se interessou pela programação coreana e ficou com vontade de assistir, saiba que não é impossível: embora nós não tenhamos esses programas passando na TV brasileira, é possível assistir a vários deles de forma legal, pela internet.

Todos os episódios do After School Club, por exemplo, ficam disponíveis no canal Arirang K-POP, no YouTube.

Já parte da programação das emissoras KBS, SBS e MBC pode ser encontrada pela plataforma de streaming KOCOWA, criada pelas três emissoras para unir forças e exportar seu conteúdo para o mundo, com dramas e programas de variedades coreanos legendados.

A plataforma digital Viki é muito utilizada para assistir aos k-dramas legendados, que também podem ser encontrados nos streamings iQIYI e WeTV.

Também há vários programas coreanos na Netflix: a plataforma, além de importar séries e programas de variedades já existentes, tem investido na criação de seu próprio conteúdo. A Netflix também se destaca por, no momento, ser a única plataforma que oferece dublagem de k-dramas, embora nem todos os títulos tenham essa opção. 

E o Disney+ está chegando para competir: além de transmitir mundialmente o drama Snowdrop, com a Jisoo do BLACKPINK e o ator Jung Haein, a plataforma da Disney já anunciou que vai começar a produzir seus próprios k-dramas e programas de variedades, inclusive um spin-off do sucesso Running Man.

Por que o mundo adapta programas de TV sul-coreanos?

Importar programas não é novidade e nem raridade: o The Voice, por exemplo, é da Holanda, enquanto o Iron Chef nasceu no Japão, mas vários países criaram suas próprias versões dos sucessos, e a tv coreana não passou despercebida nesse meio.

Como há várias opções criativas e com ótimos índices de audiência por lá, os demais países acabam se interessando por seus programas e compram os direitos para transmitir suas próprias edições adaptadas.

Nos Estados Unidos, o programa I Can See Your Voice, da Mnet, ganhou uma versão pela Fox, enquanto aqui no Brasil a Rede Globo deu vida ao The Masked Singer, nossa versão do King of Masked Singer, do canal coreano MBC para a TV aberta brasileira.

Quais são os seus programas de TV coreanos preferidos? Conta pra gente! 

K-POP: um mundo maior!

Agora que você já sabe tudo o que passa na televisão coreana e o porquê dessa programação estar conquistando o mundo, que tal se aprofundar também nos bastidores do que rola na indústria do k-pop?

Industria do k-pop