Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

NewJeans x HYBE: o que esperar para o futuro do grupo?

Entenda a polêmica envolvendo a HYBE e o NewJeans e como isso afeta o grupo.

#kpoppers · Por Karoline Póss

24 de Maio de 2024, às 12:00

NewJeans está no centro de uma grande disputa após Min Hee Jin, CEO da ADOR, levantar denúncias de plágio ao alegar que a HYBE está se apropriando do conceito criado por ela para o grupo.

NewJeans
Créditos: Divulgação

Após a HYBE rebater as acusações e alegar que Min Hee Jin estaria tentando tomar o controle da empresa, o caso ficou ainda mais grave com supostas cartas dos pais das integrantes do NewJeans, mensagens comprometedoras vazadas e o envolvimento de outros grupos em conversas privadas.

Entenda as polêmicas e disputas entre a ADOR, subsidiária do NewJeans, e a HYBE, e saiba o que esperar do futuro do grupo!

NewJeans x HYBE: entenda os conflitos entre o grupo e a empresa

Entenda como começou a briga entre a ADOR e a HYBE, as acusações feitas por ambas as partes e o que esperar do futuro do NewJeans em meio às disputas.

Como tudo começou?

O conflito entre a HYBE e a Min Hee Jin começou no segundo semestre de 2023, quando o presidente Bang Si Hyuk deu início ao pedido de demissão contra Min, acusando-a de tentar assumir o controle da empresa e vazar informações privadas.

Segundo a BBC, Min Hee Jin tem 18% das ações da ADOR, enquanto a HYBE administra 80%. Os 2% restantes pertencem a executivos de alto nível da ADOR.

A informação a respeito da auditoria veio a público em 22 de abril e, em comunicado, a ADOR rebateu com mais acusações, alegando que a HYBE tentou expulsá-la após ela tentar proteger as “conquistas culturais” do NewJeans que, segundo ela, estaria sendo vítima de plágio.

Acusações de plágio

Internautas notaram muitas semelhanças entre o NewJeans e o ILLIT, novo grupo da BE:LIFT, outra subsidiária da HYBE, formado pelas vencedoras do programa de sobrevivência R U Next? que teve sua estreia em 2024.

ILLIT
ILLIT. Créditos: Divulgação

A ADOR emitiu um comunicado dizendo que ILLIT copia NewJeans em todas as áreas, incluindo cabelo, maquiagem, figurinos, coreografia, fotografia, vídeos e aparições em eventos, e que a HYBE foi cegada pelos lucros e está copiando conteúdos culturais de sucesso sem qualquer hesitação.

Conferência de imprensa

Min Hee Jin participou de uma conferência onde reforça que se vê como a mãe das integrantes do NewJeans e mostra prints de conversas com o produtor Bang Si Hyuk.

Segundo Min Hee Jin, a ideia ao ser contratada por Bang era que ela lançasse seu próprio grupo feminino, mas a HYBE acabou adquirindo a Source Music e lançou o LE SSERAFIM. Eles descumpriram a promessa e debutaram a Sakura antes, disse Min.

Park Ji Won, CEO da HYBE, teria pedido a ela para não promover o NewJeans nesse período.

HYBE se defende

Em novo comunicado, a HYBE refutou as acusações. A empresa teria fornecido 16 bilhões de won para que a Min Hee Jin pudesse realizar seus planos de estrear o NewJeans em sua própria gravadora após a transferências das trainees da Source Music, processo que atrasou o debut.

Quanto ao LE SSERAFIM, a HYBE defende a escalação de Sakura para o grupo. A ex-integrante do AKB48 e IZ*ONE foi peça chave para a promoção do LE SSERAFIM, mas artigos sobre sua transferência para a HYBE foram publicados antes da artista assinar de fato com a empresa.

LE SSERAFIM
LE SSERAFIM. Créditos: Divulgação

Carta dos pais das integrantes do NewJeans

No dia 13 de maio o portal Ilgan Sports publicou uma carta supostamente escrita pelos pais das integrantes do NewJeans em 31 de março, falando sobre plágio e outras acusações contra a HYBE.

No texto, os responsáveis legais pelas artistas tomam o partido de Min Hee Jin contra a HYBE e BE:LIFT LAB. Além das alegações de plágio, comentam na carta que Bang Si Hyuk supostamente ignorava as artistas na empresa, fingindo que não as havia visto ao ser cumprimentado por elas.

Ao fim da carta, pedem para a ADOR tomar as melhores medidas possíveis para erradicar as disputas de plágio em curso causadas pela HYBE.

Em resposta, a HYBE acusa Min Hee Jin de usar seus artistas e familiares para resolver seus problemas pessoais e diz que o texto teria sido escrito pela própria Min com a ajuda do vice-presidente da ADOR. As cartas foram submetidas a uma investigação.

Outros grupos foram citados na disputa

Segundo o portal Yonhap News, a auditoria da HYBE descobriu que Min Hee Jin disse que Bang Si Hyuk a copiou para criar o BTS, o que ela negou durante a coletiva de imprensa.

Min também teria conversado com uma xamã a respeito do alistamento militar do BTS para saber como se planejar para quando o time principal da empresa não estivesse por perto.

BTS
BTS. Créditos: Divulgação

Min também teria acusado os grupos TWS e RIIZE de copiarem o conceito do NewJeans. O grupo GFRIEND também aparece nas conversas com Min Hee Jin negando seu envolvimento no disband do grupo após a compra da Source Music pela HYBE.

Aespa também aparece em uma mensagem onde Bang Si Hyuk pede a Min Hee Jin para “esmagar” o grupo, uma expressão dura para superar o sucesso delas. Quanto às alegações de se separar da HYBE, o caso do Fifty Fifty é trazido à tona por Min: Eu vi o que aconteceu com o Fifty Fifty, não sou burra

A HYBE também trouxe outros grupos à tona para rebater as alegações de sub-promoções do NewJeans, alegando que elas tiveram 273 artigos publicados em 2023, comparado com 365 divididos entre quatro grupos da Pledis Entertainment, incluindo o sucesso Seventeen

Novas mensagens comprometedoras

Em 17 de maio o repórter Lee Jin Ho divulgou em seu canal no YouTube supostas mensagens de Min Hee Jin em uma conversa com o vice-CEO da ADOR em janeiro de 2024.

Na época, uma funcionária da HYBE estava denunciando um caso de assédio sexual na empresa. Nas mensagens, Min Hee Jin diz: É por isso que odeio trabalhar com meninas. Eles não podem fazer nada além de sempre reclamar, me irritar e parecerem cansadas.

Outras mensagens mostram Min Hee Jin fazendo comentários depreciativos sobre as integrantes do NewJeans, chamando-as de “crianças estúpidas” e “gorda”. Os nomes das integrantes foram censurados nos prints para a privacidade das artistas.

Em comunicado, Min Hee Jin admite que as mensagens são verdadeiras, mas diz que estão fora de contexto.

NewJeans x HYBE: o que esperar para o futuro do grupo?

Em meio às intrigas entre a Min Hee Jin e a HYBE, os fãs ficaram preocupados sobre o que esperar sobre o futuro do NewJeans. O grupo lançou em 26 de abril o clipe oficial de Bubble Gum, uma b-side do seu novo álbum How Sweet, que deve ser lançado no dia 24 de maio.

Até o momento desta publicação, os planos para o comeback do NewJeans seguem inalterados.

Em comunicado, a HYBE afirma que fará o possível para apoiar as artistas, incluindo cuidados emocionais. Em entrevista, Min Hee Jin também disse que há cronogramas muito importantes pela frente para o NewJeans, dando a entender que a agenda do grupo não deve ser afetada pelo caso.

Origem da HYBE

Em meio a toda essa intriga entre a HYBE e sua subsidiária ADOR, vale a pena entender como a empresa começou como uma pequena gravadora e é hoje um grande conglomerado responsável por alguns dos principais nomes do k-pop. Conheça a história e os artistas da HYBE!

Artistas da HYBE Labels