Análise da música Primeiros Erros, do Capital Inicial

Analisando letras · Por Érika Freire

22 de Setembro de 2020, às 12:00


Mas só chove, chove… Um dos maiores sucessos do Capital Inicial, Primeiros Erros foi gravada pela banda para o Acústico MTV, em 2000. Porém, esse hit incrível é uma composição de Kiko Zambianchi. 

O cantor lançou a canção em 1985, no seu disco de estreia chamado Choque. Na ocasião, mesmo com pouco recursos por parte da gravadora para investir na divulgação, a música conseguiu destaque nas rádios e chegou até a ficar em primeiro lugar nas paradas.  

Capa do álbum Choque
Capa do álbum Choque / Créditos: Divulgação

Mas foi com a gravação do Capital Inicial que Primeiros Erros se tornou um fenômeno nos anos 2000, fazendo parte do setlist da banda até nos shows atuais.

A letra fala sobre um personagem arrependido dos erros do passado e também sobre a escolha de se viver um dia de cada vez. 

Vem com a gente conferir a análise de Primeiros Erros e entender melhor a letra deste sucesso do Capital!

Análise da música Primeiros Erros

Primeiros Erros traz uma temática triste ao abordar os erros do passado através de um personagem arrependido que gostaria de ter a chance de retroceder. 

Ele se coloca em uma posição bastante centrada ao demonstrar uma aceitação a respeito do seu estilo de vida e do seu jeito de ser. 

Ele errou, tem essa consciência, mas se nota diferente da maioria, sem uma rotina definida e escolhe um novo caminho a cada manhã. Vamos nos aprofundar um pouco mais na análise, verso a verso:

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende não vê
Se não me vê, não entende

A música começa com o personagem mandando um recado ao dizer que o seu caminho é traçado a cada amanhecer, sem ter um plano certo. Ele mostra ser uma pessoa livre, com destino que pertence somente a ele mesmo e mais ninguém. 

Não adianta tentar acompanhá-lo, pois ele não deixa rastros. A estrofe é finalizada com uma ideia bastante interessante, sugerindo que é impossível compreender alguém que não conseguimos enxergar, perceber.

Talvez ele tenha sido repreendido por alguém que tenha tentado lhe dizer como deveria viver sua vida, mas ele parece decidido que o seu destino é ser livre, sem firmar compromissos com ninguém. 

Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse Sol
Se a minha mente virasse Sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

A ideia de que ele está passando um recado se reforça nesta estrofe, em que ele diz para não procurar saber onde está. Se o jeito dele é surpreendente ao olhar do outro, ele prefere cortar os laços.

Mas, ao mesmo tempo em que ele parece decidido, há um arrependimento relacionado ao passado. 

É notável que existe um sofrimento quando ele diz que se seu corpo e mente virassem sol, ele encontraria um pouco de paz e tranquilidade, mas só chove. Ou seja, o personagem está vivendo dias de tempestades. 

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
Meu corpo viraria Sol
Minha mente viraria Sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Neste verso, se clareia ainda mais a ideia de querer retroceder para, quem sabe, eliminar os primeiros erros. O título da música responde essa angústia do personagem. Lá atrás ele errou, tem consciência disso, porém não pode voltar para consertar as coisas.

É por isso que os versos cantam que se um dia ele pudesse ver o passado, quem sabe fizesse as coisas de outra forma.

Assim, hoje seu corpo e mente não estariam submersos em tanta tristeza, solidão, angústia… Ele está bem desiludido, não vê uma saída e parece enxergar só a tempestade o tempo todo, sem trégua.    

Percepção romântica da canção

A letra de Primeiros Erros também dá margem para uma interpretação um pouco mais romântica, principalmente na primeira estrofe. O personagem parece estar falando com alguém que ele se relacionou amorosamente.

A estrofe dá a entender que a relação foi conflituosa por conta da outra pessoa ser muito controladora. Por isso, ele comenta que o destino dele não é de ninguém, pertence a ele mesmo. Por isso, o outro não deveria procurar saber onde ele está. 

É uma espécie de desabafo do personagem que constatou que a outra pessoa é incapaz de compreender o seu jeito, que ela não o percebe e, logo, não entende que ele é uma figura que não cumpre as regras sociais estabelecidas. 

Conta pra gente, qual dessas interpretações de Primeiros Erros você acha mais coerente? 

As melhores frases do Capital Inicial

O Capital Inicial é uma das bandas de rock dos anos 80 que mais conseguiu firmar o seu sucesso, mesmo na atualidade.

Entre tantas letras bacanas, fizemos uma seleção com algumas das melhores frases do Capital Inicial que marcaram a história no rock nacional. Vem conferir!

frases capital inicial

Que tal conferir mais análises de músicas?


Leia também