Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Veja o significado de O Segundo Sol, sucesso de Cássia Eller

Analisando letras · Por Renata Arruda

15 de Maio de 2020, às 19:00

Uma das principais vozes do rock nacional, Cássia Eller marcou os anos 90 com a sua irreverência e quebra de padrões.

Intérprete de canções de grandes compositores, a parceria com Nando Reis sem dúvida foi uma das mais bem-sucedidas de sua carreira!

Nando Reis e Cássia Eller
Nando Reis e Cássia Eller / Créditos: Divulgação

Com o álbum Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo, lançado em 1999, a cantora explodiu no Brasil inteiro e muito disso se deve ao sucesso de O Segundo Sol, composta por Nando Reis, e um dos maiores hits de sua carreira.

Com uma letra intrigante, muita gente quebrou a cabeça para tentar entender a música. Hoje a gente vai explicar pra você de uma vez por todas o significado de O Segundo Sol. Vem ver!

O significado de O Segundo Sol 

Escrita por Nando Reis por volta de 1997, O Segundo Sol é uma música que basicamente fala sobre não existir uma verdade absoluta: a nossa fé é subjetiva e tudo é uma questão de ponto de vista.

Segundo o músico, a letra surgiu após uma conversa com uma amiga que o apresentou a teoria do Segundo Sol. Para os adeptos dessa hipótese, o Sol seria ligado a uma estrela anã chamada Nêmesis, que estaria se aproximando da Terra e atraindo cometas que causariam destruições em massa.

Sol e Nêmesis
Esquema que mostra a relação entre o Sol e a possível estrela Nêmesis / Créditos: Divulgação

Depois de reagir à teoria com hostilidade e desdém, Nando Reis refletiu sobre sua postura: “Eu fiz a música, não como um pedido de desculpas, mas uma revisão da forma como eu queria ter ouvido e reagido à história”, disse ele.

Eu passei a tratar o segundo sol como se fosse um outro ponto de vista. É sobre a diferença entre as pessoas”, completou.

Análise de O Segundo Sol

Vem entender melhor o significado de O Segundo Sol com nossa análise da letra! Pra não ter erro, usamos como base os comentários feitos por Nando Reis. 😉

Quando o segundo Sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando, com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Nesta estrofe, o compositor está apresentando a sua ideia sobre qual seria o efeito da aparição de um segundo Sol: o provável desequilíbrio entre as órbitas dos planetas. Para ele, um segundo astro seria um elemento causador de desordem.

Assim, a chegada de um segundo Sol causaria ainda um tremendo assombro, principalmente nos astrônomos, uma vez que desmentiria as regras científicas até então estabelecidas. O que a ciência entenderia como um cometa passando próximo à Terra, na verdade, seria a estrela anã.

O letrista reconhece que não há uma verdade absoluta nem mesmo na ciência. Como exemplo, Nando Reis lembrou de quando Plutão foi removido de seu status de planeta.

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza

Aqui o compositor revisita a sua reação à teoria do Segundo Sol, agora de forma mais amigável: ele admite estar surpreso com a descoberta e reconhece que a pessoa foi capaz de ver algo que ele ainda não tinha visto.

Quando diz E eu não pude acreditar, ele está confessando duas coisas: não só a sua incapacidade em acreditar na aparição de um segundo Sol, como também de não conseguir acreditar que sua amiga tinha aquela crença.

De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Embora esse trecho pareça um pouco enigmático, a explicação é simples: agora, ele vê a crença de sua amiga de forma diferente. A sua conversão diz respeito a passar a aceitar a teoria do Segundo Sol como uma perspectiva válida.

Como a amiga não faz parte do convívio de Nando Reis, ele deixa claro aqui que, assim que o segundo sol aparecesse no céu, ele telefonaria para ela onde estivesse.

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Aqui ele reforça a ideia presente na estrofe anterior: uma vez que o segundo astro apareça no céu, ele vai procurar por sua amiga para admitir que ela tinha razão. Mesmo que, a princípio, não haja uma explicação lógica para esse fenômeno.

Explicação, não tem explicação
Não tem

Aqui a gente recorre à fala de Nando Reis para finalizar a questão: “A música é sobre o que tem de misterioso nas nossas fés, nas respectivas crenças pessoais. Ninguém detém a verdade e você não pode desqualificar a crença de uma pessoa, por mais que ela esteja baseada em crenças que você não divida. Fé é uma palavra que não se impõe a ninguém”.

O Segundo Sol segundo Nando Reis

Em 2018, quase 20 anos após o lançamento da música, Nando Reis utilizou o seu canal no YouTube para finalmente esclarecer o significado de O Segundo Sol.

O motivo para a longa hesitação é que ele gosta que o público tenha uma relação particular com a música e não quer influenciar o sentido que cada um traz em sua própria cabeça. Sobre as teorias a respeito da canção, afirmou:

“Cada um tem a sua teoria e me perguntam se é isso ou aquilo. Eu não sei. Eu que escrevi vejo a vida de um jeito. Minha amiga vê de outro. Cada um vê de um jeito e assim vamos indo, com paz, harmonia e com amor”.

Cantor e compositor Nando Reis
Créditos: Divulgação

Constrangido com sua reação, o músico depois refletiu sobre a situação e concluiu que se tratava de um embate entre duas correntes de fé: a fé na ciência e a fé no misticismo, “que não se encontram, mas não se anulam”.

Assim, ele passou a encarar o segundo Sol de uma forma diferente: “Quem sabe o segundo Sol, ao invés de ser uma estrela que fato invadisse e desorganizasse tudo, fosse uma menção a um emblema de uma nova era?”, questionou.

Vem assistir ao vídeo completo com a explicação de Nando Reis:

Para ouvir mais Cássia Eller

Sem dúvida, O Segundo Sol foi um marco na carreira de Cássia Eller e até hoje segue encantando o público.

Agora que você viu o significado da canção, que tal aproveitar o embalo e conferir as melhores músicas da Cássia Eller? É só clicar e curtir!

Cássia Eller as melhores

Se você gostou desta análise, também vai gostar dessas: