Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Relicário, de Nando Reis

Analisando letras · Por Lorena Camilo

11 de Novembro de 2019, às 20:00

Lançada em 2000, Relicário é uma das músicas do Nando Reis que as pessoas mais amam ouvir na voz de sua amiga e melhor intérprete, Cássia Eller.

Cássia Eller e Nando Reis
Créditos: Divulgação

Nando já disse se recordar do dia exato em que escreveu Relicário: 17 de agosto, dia do aniversário de sua mãe, Cecília.

O motivo do título da música envolve uma questão bastante sentimental: é um agrado à sua mãe que gostava de um bolero com o título Relicar

Carinhosamente, Nando diz que as lembranças que tem de sua mãe são muito preciosas para ele, e isso também tem relação com o nome da música: relicário é um local onde guardamos relíquias 💛

Mas essa letras tem muitas outras referências e significados, e é isso que vamos explicar hoje:

História e significado da música Relicário

Nando já explicou sobre o contexto de Relicário: duas pessoas apaixonadas se encontram num fim de tarde, na hora do crepúsculo, e sabem que ficarão juntas apenas naquela noite. 

Então, a escolha de palavras de Nando para a letra faz uma relação entre o ambiente, os sentimentos, as cores, as emoções e o tempo, que é finito.

Dá play nessa versão de Relicário para ouvir essa preciosidade:

Análise verso a verso de Relicário

Agora que você já imaginou o contexto por trás da letra, fica bem mais interessante analisar os versos, né? Então vem com a gente pra entender tudo sobre Relicário:

É uma índia com colar
A tarde linda que não quer se pôr
Dançam as ilhas sobre o mar

A história se passa em uma linda tarde na hora do pôr do sol. A palavra ilha dá entender que o ambiente se localiza em um lugar reservado, longe de tudo e de todos.

Sua cartilha tem o A de que cor?

Nando conta que cartilha é um caderno com letras do abecedário que o faz lembrar de sua infância. Ele até lembra as cores da cartilha dele! A cor da letra A era vermelha, o que faz total sentido nessa música. 

Abecedário
Créditos: Divulgação

O compositor diz que a letra A e a cor combinam com uma palavra que ele gosta bastante: amor. Então, o questionamento sobre a cor da letra A é para saber se o possível futuro casal tem coisas em comum. Ou seja, se vai dar match.

O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?

Nando diz adorar esse verso porque a ideia de um mundo ao contrário abre portas para diversas interpretações. O que significa que nenhuma está errada, elas só são diferentes. 

Eu estava em paz quando você chegou

Aqui, na nossa leitura, interpretamos que o mundo do casal apaixonado está de pernas pro ar. É um mix de sentimentos, sensações e pensamentos, justamente quando eles menos esperavam. 

E são dois cílios em pleno ar
Atrás do filho vem o pai e o avô

Nessa frase, Nando demonstra a relação da passagem dos anos, dos dias. Ele usa a linhagem de uma família como metáfora para mostrar o passar do tempo.

Como um gatilho sem disparar
Você invade mais um lugar
Onde eu não vou

Uma arma tem um gatilho que, ao atirar, dá um estouro. A primeira frase como um gatilho sem disparar passa a ideia de algo conflituoso. Essa ideia contraditória do gatilho fica mais evidente quando a amada percorre lugares em que ele não vai.

O que você está fazendo?
Milhões de vasos sem nenhuma flor
O que você está fazendo?
Um relicário imenso deste amor

Nesse verso, o rapaz deixa evidente que está confuso, sem entender o que está acontecendo com as memórias e as relíquias desse amor.

Relicário
Relicário / Créditos: Divulgação

Corre a Lua porque longe vai?
Sobe o dia tão vertical

Lembra que essa história toda começou na hora do crepúsculo e vai terminar quando amanhecer? O trecho está demarcando a temporalidade do que foi vivido.

O horizonte anuncia com o seu vitral
Que eu trocaria a eternidade por esta noite

Vitral
Créditos: Divulgação

Para entender direitinho esse verso, é preciso saber o que significa a palavra vitral. Com certeza você já viu aquelas imagens históricas e sacras esculpidas em vidros coloridos nas igrejas, certo? 

Esse verso quer dizer que, ao amanhecer, com o despertar do Sol, o horizonte desenha em um vitral o desejo dele de que aquela noite não terminasse.   

Por que está amanhecendo?
Peço o contrario, ver o Sol se pôr
Por que está amanhecendo?
Se não vou beijar seus lábios quando você se for

Nesse verso fica ainda mais evidente a questão da temporalidade. Ele até deseja que o tempo volte para a hora do crepúsculo para que possa reviver a noite.

A pergunta funciona como uma confissão do homem apaixonado pela beleza daquele momento que está se esvaindo contra a sua vontade.

Quem nesse mundo faz o que há durar
Pura semente dura: o futuro amor

De novo, nas duas primeiras frases deste verso, há a demarcação da temporalidade. Só que agora ele fala do tempo futuro. 

A pura semente que irá durar é o resultado da paixão vivida naquela noite, algo que ficará pra sempre na memória do casal: os belos momentos que viveram juntos ❤

Eu sou a chuva pra você secar
Pelo zunido das suas asas, você me falou

Nando diz que essa frase, por conta da palavra zunido, é uma referência à música Acabou Chorare, da banda Os Novos Baianos.

O que você está dizendo?
Milhões de frases sem nenhuma cor, ôôôô
O que você está dizendo?
Um relicário imenso deste amor

O que você está dizendo?
O que você está fazendo?
Por que que está fazendo assim?

Aqui rola um questionamento. Ele está confuso com tudo que está acontecendo e joga uma direta: afinal, qual é a sua? 

Mesmo que aquele romance dure apenas uma noite, a semente daquela paixão irá prosperar, pois a paixão que o casal sentiu foi muito marcante e não será facilmente esquecida.

Num misto de alegria e desespero, eles se despedem reconhecendo a beleza daquele encontro. Lindo, né? 😍

Uma versão atualizada da música Relicário

A gente decidiu trazer também esse vídeo do Luau MTV para mostrar uma versão diferente da letra. Nesta apresentação ao vivo, a música tem quatro estrofes diferentes da versão original. 

Essas são três dessas estrofes:

Desde que você chegou
O meu coração se abriu
Hoje eu sinto mais calor
E não sinto nem mais frio

E o que os olhos não veem
O coração pressente
Mesmo na saudade
Você não está ausente

E em cada beijo seu
E em cada estrela do céu
E em cada flor no campo
E em cada letra no papel

Lindo demais esses versos, né? Em seu canal do YouTube, Nando diz querer escrever uma música com esses três versos acima. Só resta a gente esperar, porque sabemos que vai ser um hit super romântico! 💕

A quarta e última estrofe a seguir é uma homenagem do paizão Nando para o seu filho Esmael, o fruto do amor.

Que cor terão seus olhos
E a luz dos seu cabelo
Só sei que vou chamá-lo
De Esmael, Esmael

Só o Nando mesmo para conseguir costurar uma história, versos de uma possível futura composição e uma homenagem para a mãe e para um de seus filhos, né? 😍

Mais sobre Nando Reis

Ai, o Nando escreve de uma forma tão encantadora que a gente não cansa de ouvir e procurar entender o que há por trás de suas letras. Cê curte ele também? Então que tal conferir algumas frases românticas dele?

Vem também entender o  significado da música Espatódea e descobrir que Esmael não é o único filho que já foi homenageado em músicas 😉

Significado de Espatódea