Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Artistas trans: 19 nomes para conhecer e fortalecer sua playlist

Conheça 19 artistas trans dos mais diversos estilos que vão arrasar na sua playlist!

Listas musicais · Por Rannyson Mykael

31 de Março de 2024, às 12:00

Se a música era dominada por um grupo específico, isso tem mudado cada vez mais com o passar dos anos. Artistas trans, por exemplo, têm desafiado as regras e ocupado mais espaço com músicas divertidas e denúncias sérias.

Apesar de não ser um processo fácil, a presença de pessoas trans, assim como de demais artistas LGBTQIAP+, é essencial para que o público entenda a diversidade que existe em nosso país e no mundo inteiro.

Quando apenas as mesmas pessoas fazem a música que chega até a casa das pessoas, a mensagem nunca muda e o consumo fica apenas nas mãos de grupos dominantes. Aos poucos, essa perspectiva tem sido alterada.

Com uma resistência política e musical, essas pessoas mostram a importância da diversidade em todas as áreas da vida. Vale a pena conhecê-las!

Artistas trans para adicionar em sua playlist

Ouvir artistas trans é uma forma de tornar a música mais aberta à diversidade de gênero e entender uma causa tão importante para a sociedade. Isso tudo com muito talento, porque vozes incríveis e composições impecáveis não faltam!

Liniker

Em 2022, Liniker venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o álbum Indigo Borboleta Anil. Baby 95 tornou-se um dos maiores hits de sua carreira e é ótimo para conhecê-la.

Urias

A carreira de Urias na música começou aos poucos, como participações especiais e covers, mas ela logo mostrou todo o seu potencial. Em Fúria, seu álbum de estreia, ela já emplacou diversos hits, como é o caso de Foi Mal.

Apesar de ser uma música sobre término e culpa, Foi Mal também viralizou como um meme e já foi reproduzido até mesmo pela própria Urias em seus shows.

Kim Petras

Com uma discografia repleta de sucessos, Kim Petras tem sido uma presença revolucionária na música. Ela venceu o Grammy de Melhor Performance de Duo/Grupo Pop por Unholy, ao lado de Sam Smith, e tem reivindicado mais espaço para pessoas trans nas premiações.

Bixarte

Poetisa, rapper e atriz, Bixarte entrega performances que nos fazem sentir o que ela está falando. Além de abordar questões sobre a comunidade trans, ela também fala sobre a experiência de ser uma pessoa negra no Brasil.

Pepita

Para além dos hits, Pepita tornou-se um ícone da comunidade trans. Ela compartilha suas experiências com sabedoria e cuidado, sem deixar de lado o bom humor, mostrando que a felicidade é um direito de todos.

Wendy Carlos

As músicas de Wendy Carlos fazem parte de grandes filmes, como Laranja Mecânica e O Iluminado. Seu trabalho abriu portas para que mais artistas trans pudessem ganhar espaço, incluindo premiações como o Grammy, no qual ela ganhou três gramofones.

Danny Bond

Artista trans e nordestina, Danny Bond é conhecida por seu flow rápido e sempre perspicaz. Ela ganhou ainda mais reconhecimento com uma paródia de Say So, hit de Doja Cat, mas também arrasa com músicas autorais.

Linn da Quebrada

Ao participar do Big Brother Brasil em 2022, Linn da Quebrada provou, publicamente, a dificuldade enfrentada por pessoas trans. Em suas músicas, a artista une denúncia e ancestralidade por meio de composições altamente poéticas.

Michaela Jaé

Alternando entre o mundo da música e da TV, Michaela Jaé, também conhecida como MJ Rodriguez, ganhou destaque ao protagonizar a série Pose, produção de alta relevância para a comunidade trans.

Atualmente, a artista tem investido na sua carreira musical com ótimos singles.

Majur

As músicas de Majur costumam ser voltadas para relações afetivas, sem abordar, unicamente, a questão de gênero. A artista já falou que não gostaria de limitar as suas composições e a sua existência, por si só, já é política e representativa.

Caetana

Multiartista nordestina, Caetana destaca-se no cenário musical ao trabalhar com ritmos como o forró e o frevo devido a influência do Recife, onde cresceu. Ela também participa de projetos audiovisuais, atuando como diretora e produtora.

ANOHNI

Conhecida no cenário indie por se entregar em cada uma de suas performances, ANOHNI, que canta junto aos The Johnsons, inscreve suas próprias vivências no repertório do grupo, além de homenagear também as pessoas que vieram antes dela.

Enme

Enme alterna com facilidade entre diferentes gêneros musicais, indo do funk ao rap e ao afrobeat com tranquilidade. Ela ganhou a boca do povo ao participar do Carnaval do Recife, apresentando-se para mais de dois milhões de pessoas e animando todo o público.

Boombeat

Você deve lembrar de Boombeat devido a sua participação no Quebrada Queer, grupo LGBTQIAP+ de rap. Após iniciar sua carreira solo, Boombeat declarou ser uma pessoa trans, algo que já sabia há muito tempo, mas que silenciou por questões sociais.

Jayne County

Em suas composições e performances, Jayne County mostra que, após mais de seis décadas na indústria musical, ela não tem mais paciência para as convenções sociais. 

Com sucesso, ela externaliza sentimentos que são compartilhados por muitas pessoas LGBTQIAP+, incluindo artistas trans.

Filipe Catto

Filipe Catto possui parcerias com Elza Soares, Maria Bethânia e outros ícones da música brasileira. Belezas São Coisas Acesas Por Dentro, álbum com releituras das faixas de Gal Costa, rendeu ainda mais reconhecimento a Catto.

Candy Mel

Mel é uma das integrantes da Banda Uó. Junto com os amigos, revolucionou o cenário musical com produções divertidas e dançantes. Além disso, chegou a ser apresentadora do programa Estação Plural, na TV Brasil.

Assucena

Ex-membro da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, o trabalho de Assucena já foi reconhecido por grandes nomes da música, incluindo o Grammy Latino, com duas indicações. Vale a pena conhecê-la!

Laura Jane Grace

Laura Jane Grace revolucionou o cenário punk rock ao se declarar uma mulher trans. Sua presença é altamente representativa ao diversificar um gênero musical ainda tão masculino, mostrando que esse cenário pode ser alterado.

Ouça música com orgulho

Escolher ouvir artistas que contribuem para a diversidade na música é um ato revolucionário. Artistas LGBTQIAP+ dominam diversos ritmos, abrangendo todos os gostos, basta querer chegar até eles!

Artistas LGBT