Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores de Rita Lee: relembre 14 clássicos da rainha do rock

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

9 de Maio de 2023, às 12:00

Rita Lee foi dona de um repertório com músicas que marcaram para sempre a cultura do nosso país.

Um dos maiores destaques do movimento tropicalista, ela fez parte da banda Os Mutantes, que se tornou uma das maiores influências da época e revolucionou o rock brasileiro.

Rita Lee
Créditos: Divulgação

Com sua postura irreverente e provocadora, Rita foi uma das primeiras artistas brasileiras a adotar uma postura feminista e a se posicionar publicamente sobre questões sociais e políticas, além de questionar os padrões da época.

Hoje, relembraremos as melhores músicas de Rita Lee, em homenagem ao seu legado que ficará, para sempre, em nossos corações.

As melhores músicas de Rita Lee

Ao longo de sua carreira, Rita Lee continuou a explorar diferentes estilos musicais e a se reinventar como artista, mas sua ligação com o tropicalismo sempre foi uma marca registrada de sua música.

Reza

Reza é a canção mais tocada da carreira solo de Rita Lee. Com uma letra irônica, mas, ao mesmo tempo, super alto astral, a música é uma mistura de elementos religiosos com um ritmo único:

Deus me proteja da sua inveja

Deus me defenda da sua macumba

Deus me salve da sua praga

Deus me ajude da sua raiva

Amor e Sexo

Você sabia que Amor e Sexo foi a mais ouvida nos primeiros meses de 2005, ano do seu lançamento? Essa parceria da cantora com Arnaldo Jabor é realmente icônica e muito poética.

A letra nos faz refletir sobre os relacionamentos amorosos e os encontros casuais, que acabam marcando as nossas vidas: 

Erva Venenosa

Extremamente divertida e irreverente, Erva Venenosa é outro sucesso de Rita Lee. Mas o que muita gente não sabe é que ela é uma versão em português de Poison Ivy, do grupo californiano The Coasters. 

Lança Perfume

O álbum de Lança Perfume, que tem o mesmo nome, foi lançado em 1980 e se tornou um marco na carreira de Rita Lee. Ele chegou a vender 800 mil cópias no Brasil e no exterior!

Ovelha Negra

Com letras e atitudes de vanguarda para sua época, Rita Lee serviu de inspiração para a luta pelo feminismo no Brasil, e Ovelha Negra é um ótimo símbolo:

Foi quando meu pai me disse

Filha, você é a ovelha negra da família

Agora é hora de você assumir e sumir

Mania de Você

Composta em parceria com o seu marido, Roberto de Carvalho, Mania de Você esbanja romantismo e sensualidade.

Agora Só Falta Você

Parceria dos tempos da banda Tutti Frutti, Agora Só Falta Você é um hit das antigas, mais precisamente de 1975, mas continua super atual, tanto pelos arranjos ousados do guitarrista Luís Sérgio Carlini, quanto pela mensagem de liberdade e empoderamento.

Saúde

Este é um clássico do repertório de Rita Lee, que voltou a ser popular durante a pandemia, depois que a cantora publicou um vídeo cantando Saúde em seu Instagram. 

Desculpe o Auê

Desculpe o Auê é uma espécie de pedido de perdão por atitudes de ciúmes e que podem minar um relacionamento.

Vale a pena refletir com a letra composta pela rainha do rock:

Pagu

Escritora, jornalista, cartunista, diretora e militante, Pagu foi uma figura extremamente importante para o feminismo em nosso país.

Nesta música, Rita Lee, em parceria com Zélia Duncan, faz uma homenagem a essa artista que, muitas vezes, é esquecida pela história brasileira.

Ela é também uma exaltação a todos os tipos de mulheres, que constantemente não têm suas vozes ouvidas. Conheça:

Todas As Mulheres do Mundo

E, por falar em feminismo, temos também Todas As Mulheres do Mundo, outro grande sucesso da cantora. Nele, ela fala sobre o quanto uma mulher quer ser amada e feliz, muito embora esse não seja o seu destino.

Socialites, plebéias, rainhas decadentes, manecas alcéias, enfermeiras doentes… todas elas estão juntas aqui:

Coisas da Vida

Extremamente reflexiva, Coisas da Vida é sobre a arte de viver. Os acertos e os erros, as alegrias e as tristezas, as certezas e as incertezas estão todas presentes nesta letra. 

Baila Comigo

Quando estava grávida de um de seus filhos, Juca, Rita sonhou que tocava uma balada tranquila. Era uma música que ela nunca tinha ouvido e, depois de muito pensar, não conseguiu identificar que melodia era aquela.

Foi então que pegou o violão e, em cinco minutos, Baila Comigo estava pronta: 

Esse Tal de Roque Enrow

Esta é uma canção metalinguística, que fala sobre o próprio rock. Esse Tal de Roque Enrow é como se fosse um manual sobre o estilo musical, sob o ponto de vista de uma cantora brasileira, que teve de quebrar muitos paradigmas para chegar onde chegou.

Assim como ela, Pitty também passou por poucas e boas para conquistar os seus sonhos. E as duas fizeram uma parceria super emocionante, um verdadeiro encontro de gerações de cantoras do rock nacional. Olha só:

Relembre as melhores frases de Rita Lee

Com músicas empoderadas e cheias de significado, Rita Lee marcou para sempre o rock brasileiro. Relembre suas melhores frases.

Frases Rita Lee

Saiba mais sobre cantores brasileiros: